Ultimas


16/09/2021

MUNICIPIO DE SÃO BENEDITO DO RIO PRETO PROMOVE EVENTO EM ALUSÃO AO MÊS DE SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é o mês internacional de prevenção ao suicídio; um grave problema de saúde pública global, o qual está entre as vinte principais causas de morte em todo o mundo. De acordo com o resultado de algumas pesquisas, há mais mortes causadas por suicídio do que por malária, câncer de mama, guerra e homicídio. A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo; atingindo cerca de 800 mil pessoas todos os anos.  Os números registrados no mundo só reforçam a importância da campanha do “Setembro Amarelo”, pois, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Segundo o Ministério da Saúde (MS), 32 pessoas comentem suicídio por dia no Brasil.

Conforme dados do Ministério da Saúde de Santa Catarina, em 2019 foram registradas até o dia 24 de agosto, 3.595 tentativas de suicídio, sendo 2.466 para sexo feminino e 1.129 para o sexo masculino. A faixa etária que mais registrou tentativas de suicídio neste ano foi a mesma do ano passado, entre 20 e 29 anos. Os óbitos por suicídio neste período, totalizaram 478, sendo 104 para o sexo feminino e 374 para o sexo masculino.

Diante destes índices, reforça-se a importância da prevenção e um olhar para a saúde mental, como é enfatizado todos os anos pelo setor da saúde do município de são Benedito do Rio Preto e , que neste ano ofereceu a população são-beneditense  a palestra; ‘Encontro com Você – Valorização da Vida’, com o palestrante psiquiatra Leandro Trovão  . O evento ocorreu na quarta-feira, dia ,15, de setembro, na Escola Caroline Mesquita de Araujo do bairro trizidela , e contou com a presença da , secretária municipal de saúde Dr.Mariana Mesquita , e demais secretários, vereadores municipais, servidores públicos do município, além da comunidade em geral; totalizando um público de mais de 350 pessoas. Uma tarde que com certeza foi marcada por momentos de muita emoção e descontração.

‘A saúde mental não deve receber a sua atenção apenas no mês de setembro, sempre tem alguém próximo a você precisando de sua atenção. As vezes o que a pessoa precisa é apenas alguém que lhe ouça sem julgar. Converse com seu familiar, amigo ou conhecido e se necessário, busquem ajuda especializada pois FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO E OUVIR É A MELHOR ATITUDE. Estamos felizes com o número de pessoas que se fizeram presentes neste evento, além de também podermos ter tido a presença de todos os profissionais da saúde do município, sendo que as profissionais médicas fizeram revezamento de horários durante a tarde, para que todos pudessem participar’. Explicou a secretária municipal de saúde Dr.Mariana Mesquita.

Planejar e organizar faz com que colhemos bons frutos!


JORNALISTA josinaldo soares

REGISTRO:0001662/MA 

 

Postar um comentário


 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo