Ultimas


28/05/2022

DENÚNCIA!FAZENDEIRO INVADE COMUNIDADE QUILOMBOLA NO MARANHÃO


Desde o dia 19/05/2022, o território quilombola Boa Hora 3 e Mamora no município de Alto Alegre do Maranhão, foi invadido pelo fazendeiro Márcio Sousa Oliveira, identificado como proprietário das lojas de confecções Exatas com lojas nas cidades de Bacabal, Alto Alegre do Maranhão e São Mateus. Disse aos moradores que teria comprado parte do território do quilombo e que iria expulsar todos dali.

De forma truculenta e escoltado por homens fortemente armados com pistolas e revolveres, invadiu a comunidade com tratores, desferindo ameaças contra os moradores e destruindo suas benfeitorias.

 Durante todos esses dias os camponeses vivem um verdadeiro estado de terror, existem na comunidade muitas crianças, idosos e mulheres grávidas. Parte das cercas dos camponeses já foram destruídas e o invasor está levantando novas cercas, impedindo o livre trânsito dos moradores.

A Polícia Militar ainda esteve no local, presenciou os pistoleiros portando armas, mas, não fez nada. Segundo denúncia dos moradores, a suspeita que um dos capangas do fazendeiro seja funcionário público do município de São Mateus.

O quilombo Boa Hora 3 e Mamora é certificado pela Fundação Cultural Palmares. Existe ainda, em favor dos camponeses, uma decisão liminar de manutenção de posse, expedida pela Vara Agrária de São Luís.

Os camponeses dizem que apesar de existir processo de reconhecimento do seu território junto ao INCRA, esse processo ainda não foi concluído, o que tem encorajado fazendeiros a invadirem o território quilombola.

O Maranhão, segundo a CPT- Comissão Pastoral da Terra, é dos estados com maior número de mortes no campo, dos 26 casos de assassinatos registrados em conflitos no campo no ano de 2021 no Brasil, três deles tem como vítimas lideranças quilombolas. Todos registrados no estado do Maranhão.

Necessário que o governo de Carlos Brandão (PSB), possa agir na maior brevidade possível para que outras mortes não ocorram no Maranhão.
Terra para quem nela vive e trabalha!

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE:REDES E FÓRUNS DA CIDADANIA 

Postar um comentário

 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo