25/10/2024
MULHER QUE DECLAROU SER GAROTA DE PROGRAMA É PRESA COM 200kg DE COCAÍNA PURA NO VINHAIS
24/10/2024
EXCLUSIVO: IRACEMA VAI RETORNAR AO PT PARA DISPUTAR O GOVERNO DO MARANHÃO
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), vai retornar ao PT com objetivo de ser candidata ao Governo do Maranhão em 2026, com o forte apoio do governador Carlos Brandão, que vai ficar até o final do seu mandato para fazer seu sucessor.
Filha de militantes de esquerda, Iracema tem relação histórica com o partido do presidente Lula desde os anos 90, quando atuou na primeira eleição de Helena Heluy na disputa à Câmara de São Luís-MA.
Iracema Vale representou o PT nos dois mandatos de prefeita que exerceu em Urbano Santos-MA e só deixou a legenda porque outros petistas forçaram sua saída com medo de perder a vaga para ela nas eleições de 2022.
A entrada da presidente da Assembleia no PT engessa os planos do vice-governador Felipe Camarão (PT), que sonha em assumir o governo com o apoio de Lula
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE: LUÍS PABLO
MANDANTES DO ASSASSINATO DE MULHER COM LIGAÇÕES FAMILIARES EM VARGEM GRANDE SÃO PRESAS EM ARARI
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA APROVA MP QUE REINSTITUI O PROGRAMA ‘ MARANHÃO JUROS ZERO ’
Medida Provisória estabelece que empréstimos de até R$ 10 mil, que são voltados para MEIs e para empresas de pequeno porte, tenham os juros desse financiamento pagos pelo governo do Estado

Plenário da Assembleia Legislativa, que aprovou a Medida Provisória 461/2024, de autoria do Poder Executivo
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (23), a Medida Provisória 461/2024, de autoria do Poder Executivo, que reinstitui o programa ‘Maranhão Juros Zero’. A MP foi encaminhada à promulgação.
O programa ‘Maranhão Juros Zero’ tem como objetivo incentivar o empreendedorismo, a economia solidária, alavancar o investimento produtivo e promover a geração de emprego e renda no estado. Antes de seguir para votação em plenário, a MP teve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tendo como relator o deputado Neto Evangelista (União Brasil).
“Na prática, o que nós aprovamos com esta Medida Provisória é que empréstimos até R$ 10 mil, que são voltados para Microempreendedores Individuais (MEIs) e para empresas de pequeno porte, tenham os juros desse financiamento pagos pelo governo do Estado”, explicou o deputado Neto Evangelista.
O parlamentar ressaltou, ainda, que o programa é um grande incentivo para MEIs e empresas de pequeno porte, preferencialmente, as coordenadas por mulheres. “Então, é um grande salto que a gente dá no empreendedorismo aqui do estado do Maranhão”, finalizou Neto Evangelista.
JORNALISTA/JOSINALDO SOARESR
EGISTRO:0001662/MA
FONTE: AGÊNCIA ASSEMBLEIA/ FOTO: MIGUEL VIEGAS
23/10/2024
GUARDA MUNICIPAL QUE MATOU JOVEM EM SURTO PSICÓTICO É AFASTADO DAS FUNÇÕES

O guarda municipal de São Luís, suspeito de ter matado Killiam Patrick Nascimento Costa, de 29 anos, durante um surto psicótico, nessa segunda-feira (21), foi afastado das funções. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania.
Killiam Patrick, que era paciente psiquiátrico, foi baleado pelo guarda municipal, de identidade não divulgada, na tarde de segunda-feira (21), na casa onde morava com a mãe, na rua Alcides Pereira, no bairro Caratatiua, na região da Alemanha, em São Luís. De acordo com a Semusc, a conduta da Guarda Municipal durante a abordagem ao paciente está sendo investigada.
“Nós vamos apurar agora se a conduta foi correta ou não, então é isso que nós estamos apurando. Mas foram dar apoio a uma clínica psiquiátrica, que procurou aqui a Secretaria, a Guarda Municipal, e eles foram lá para dar atendimento e proteção aos médicos que estavam presentes, que era um psiquiatra e um psicólogo”, informou o secretário da Semusc, Marcos Afonso.
Protesto por justiça
Na noite dessa terça-feira (22), a família da vítima e amigos fizeram um protesto na porta da Semusc, no bairro da Alemanha, em São Luís, para pedir respostas pela morte de Killiam. Durante o protesto, a família cobrou esclarecimentos e a responsabilização dos culpados pela morte da vítima.
“Nós viemos direto do cemitério para cá. Nós queremos justiça pela vida do meu irmão. É uma manifestação pacífica, nós não queremos nada demais, só justiça”, afirmou Patrícia Nascimento Costa, irmã da vítima.
De acordo com a advogada da família de Killiam, órgãos como Defensoria Pública do Maranhão e o Ministério Público já foram acionados para acompanhar o caso. “Nós estamos cuidando para que todas as providências sejam tomadas, sim, inclusive por parte do Ministério Público. Nós queremos a atuação firme deles, porque somente aí saberemos como será feita essa investigação acerca do caso”, destacou a advogada Karine Cruz Marinho.
Karina Costa, irmã de Killiam, afirmou que, um dia antes da morte da vítima, a família chamou o Samu para controlar o homem, que estava em surto, porém nenhuma equipe atendeu ao chamado.
“Minha mãe ligou um dia antes para o Samu e para o bombeiro, a gente tem o número de protocolo que foi ligado, não vieram, nem a Samu nem o bombeiro veio. Aí minha mãe saiu de casa e disse que ia ligar pro resgate da própria clínica. Ligou pra clínica, a clínica foi, acho que ela chamou a Guarda Municipal, que eu não entendi porque que a Guarda Municipal entrou nisso, porque sempre é Samu e bombeiro. Veio ele e a Guarda Municipal, tinha uns lá que estavam até a paisana”, afirmou Karina Costa, irmã de Killiam.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que não há qualquer registro de chamada para o atendimento ao paciente, na central do Samu, no dia informado pela família de Killiam.
A Semusc afirmou que, chegando ao local, os guardas municipais, com os profissionais da clínica, iniciaram um diálogo com o homem e, durante a negociação, o paciente psiquiátrico, portando uma faca, partiu para cima da guarnição, que desferiu disparos de borracha para contê-lo.
Mesmo com os tiros de borracha, o homem continuou tentando investir contra a vida dos guardas municipais que, diante da iminente agressão, precisaram utilizar arma de fogo.
Ainda de acordo com a Semusc, após Killiam Patrick ser baleado, os guardas municipais acionaram imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte.
De acordo com a família de Killiam Patrick, ele sofria de esquizofrenia desde os 14 anos de idade e, por isso, ficou internado por oito meses na clínica particular Estância Bela Vista, em São José de Ribamar, na Grande São Luís. O paciente saiu da clínica no domingo da semana passada, pois a família não tinha mais condições de pagar pela internação. Porém, quando o homem entrou em crise, os familiares solicitaram, novamente, o atendimento da unidade de saúde.
Segundo a família do paciente, foi a clínica quem acionou a Guarda Municipal para ajudar a conter Killiam.
Família desmente versão da Guarda Municipal
A família de Killiam desmentiu a versão da Guarda Municipal, afirmando que a vítima segurava uma tesoura de cortar unha em uma das mãos, no momento em que foi baleada, e não uma faca, como afirmou a Semusc.
“Killiam veio lá de dentro com uma pedra e uma tesoura pequena, que ele tava, uma tesoura bem pequenininha, que quase não dava pra ver na mão dele, mas ele tava com essa tesoura desde domingo. E aí, quando eu já vi, já foi o guarda municipal, que tava fardado, já carregando a escopeta que tava com a munição de borracha e aí… Quando eu já vi o terceiro tiro, o terceiro tiro já foi aqui no meio (na região do tórax), e quando eu vi já era sangue”, relatou Adriana Milena Nascimento, tia da vítima.
O que diz a Semusc
Nessa terça-feira (22), a Semusc emitiu outra nota reforçando que os guardas municipais foram ameaçados pelo homem com objeto perfurante, sendo aplicado primeiramente o uso de arma não letal. Mas, diante da continuidade das ameaças e iminente risco à vida dos guardas na operação e demais pessoas no local, foi necessário o uso de força maior para contenção do homem.
A Semusc disse, ainda, que os guardas municipais recebem o porte de arma de fogo após treinamento no curso de armamento e tiro e com autorização da polícia federal. Além disso, os guardas passam, anualmente, por uma avaliação de armamento e tiro.
O que diz a Clínica Estância Bela Vista
Em nota, a Clínica Estância Bela Vista diz que seguiu todos os protocolos técnicos disponíveis e que nenhuma conduta ocorreu fora dos mais elevados padrões de qualidade e assistência.
Leia a nota na íntegra
A Clínica Estância Bela Vista vem por meio de nota, esclarecer o ocorrido na manhã do dia 21 de outubro, no Bairro Caratatiua - São Luís – MA, envolvendo o Sr. Kilian Patric Nascimento Costa, de 29 anos.
Após solicitação de apoio feita por familiares, a equipe técnica da Estância Bela Vista se dirigiu ao local do fato, com o objetivo de oferecer o suporte necessário ao Sr.Kilian, diante do complexo quadro clínico apresentado e da gravidade do comportamento observado no momento.
Nesse contexto, foi requerida a presença imediata do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal, com o único intuito de garantir a segurança de todos os envolvidos, já que o paciente se encontrava em surto e portava objetos que representavam risco iminente para si e para terceiros.
Infelizmente, o desfecho culminou com a morte do Sr. Kilian, após a intervenção da Guarda Municipal, em circunstâncias que ainda estão em processo de apuração pela Polícia Civil.
A Clínica Estância Bela Vista lamenta profundamente o ocorrido e manifesta seus sentimentos à família enlutada, reafirmando nosso compromisso em prestar todo o apoio necessário aos familiares neste momento tão difícil.
Por fim, registramos que a Clínica Estância Bela Vista seguiu todos os protocolos técnicos disponíveis, não tendo qualquer conduta fora dos mais elevados padrões de qualidade e assistência.
O que diz o governo do Maranhão
Por meio de nota, a governo do estado informou que o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) foi acionado por um enfermeiro da clínica Estância Bela Vista, relatando o quadro de um paciente em surto psicótico e muito agressivo.
O governo afirmou que, em situações envolvendo pacientes psiquiátricos, o protocolo institucional vigente estabelece que o atendimento do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar a esses casos se dará somente após o acionamento feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, a quem compete o atendimento inicial. E que essa regra garante uma abordagem segura, uma vez que o Samu possui profissionais treinados para situações médicas e psiquiátricas.
Ainda segundo o governo, a atuação dos bombeiros e da PM se dará como apoio, após a solicitação direta do Samu, que avalia e coordena o atendimento de acordo com o quadro clínico do paciente.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/G1 MA
MORADORES INTERDITAM A MA-020, ENTRE VARGEM GRANDE E NINA RODRIGUES
O motivo da manifestação é a falta de água, que, de acordo com relatos dos moradores, segue sem solução há 90 dias. O blogdamucambo.com esteve no local e cobriu a manifestação. “Prefeito, saia da sua cadeira! Tem crianças pedindo água. É um direito básico, o direito mínimo”, bradou o entrevistador. Um morador destacou haver pessoas com a saúde mais delicada, como portadores de CA e cadeirantes, que enfrentam grandes dificuldades sem água.
Segundo os manifestantes, todas as tentativas de buscar solução junto aos órgãos competentes foram infrutíferas. “Já protocolaram documentos no Ministério Público e na Polícia Civil, mas até agora nada foi feito. Estamos fazendo pelas próprias mãos este ato para ver se alguém se sensibiliza com a nosso trite situação”, disse um morador.
Outra moradora lembrou que, durante a última campanha eleitoral, o prefeito prometeu água e com tarifa social, mas as promessas não foram cumpridas. “Quando ele entrou em janeiro, nem falar com ele conseguimos mais”, desabafou.
Eu repórter questiono a falta de ação do prefeito: “Você vive sem água, prefeito? Você está no ar condicionado, né? O povo está clamando por água aqui. É um movimento pacífico, mas a população não aguenta mais ficar sem água.”
Resta saber se o próximo prefeito eleito recentemente procurará solucionar esse problema crônico que a anos vem assolando vargem grande.
Diante a manifestação com o acompanhamento da polícia militar uma equipe da caema se compareceu para resolver a situação de imediato, acordos foram feitos para os manifestantes fazer a desobstrução da MA-020 o blogdamucambo vai continuar acompanhando o desdobramento dessa situação la em vargem grande…
22/10/2024
JOVEM EM SURTO PSICÓTICO É ASSASSINADO POR GUARDAS MUNICIPAIS EM ABORDAGEM NO CARATATIUA; VEJA vídeo
![]() |
| Jovem estava em surto. |
21/10/2024
REPÓRTAGEM DO FANTÁSTICO DENÚNCIA COMPRA DE VOTOS EM CIDADE MARANHENSE QUE PREFEITO VENCEU POR APENAS 2 VOTOS
![]() |
| Ary Menezes. |
20/10/2024
DENUNCIA/EM PRESIDENTE VARGAS, ‘FALSO MÉDICO’ É FLAGRADO ATUANDO EM HOSPITAL DA CIDADE COM O CARIMBO DE OUTRO MÉDICO.
Conforme apuração do blogdamucambo, o rapaz que se passa por médico é nada mais que um farmacêutico do hospital regional Adélia Matos Fonseca.
Para economizar recursos, a gestão que se titula o futuro começa agora contrata, o então suposto médico, possivelmente chamado para cobrir um plantão ou outro em decorrência de vaga 0 e necessidades do hospital.
Evandro, mesmo não sendo um médico realmente habilitado, o rapaz não cometeu erros até agora e não chegou a realizar atendimentos complexos. Observado por mim desde ontem na unidade hospitalar do município, pelo contrário, que os pacientes gostaram muito do atendimento do mesmo, mais infelizmente está afligindo a lei que rege o nosso país.
Evandro, que se passa por médico, está utilizando o documento Conselho estadual de Medicina (CRM) de outra pessoa, ou seja, do Médico Dr.Marcelo Trancoso, CRM-MA14343.
As autoridades competentes já foram comunicadas, policia civil e ministério publico, a qualquer momento o mesmo pode ser preso.
A descoberta do uso do CRM falso aconteceu na noite de ontem e hoje agora pouco por mim aonde o mesmo fez um atendimento sendo questionado pela filha de uma paciente você e medico e ele respondeu que sim, assim confirmamos a suspeita que o mesmo e um falsante se passando por médico.
E diante da denúncia feita ao ministério público hoje domingo(20) a delegacia regional policia civil de Itapecuru na pessoa do delegado de plantão encaminhou uma equipe até a unidade hospitalar aonde foi contatado a vericidade da denúncia e conduzido até a delegacia para presta esclarecimento dos fatos diante da autoridade policial.
Evandro precisa responder pelos crimes de exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica.
DIREITO DE RESPOSTA/NOTA DA DIREÇÃO DO HOSPITAL QUE JÁ SE MANIFESTOU DIANTE DA DENÚNCIA. CONFIRA:
O HOSPITAL CARLOS VIDAL vem a público explicar que o Dr. MARCELO DOS SANTOS TRANCOSO É MÉDICO, devidamente registrado sob o CRM n. 14.343-MA. Ele estava na unidade hospitalar, acompanhado de um 'estagiário', o que gerou denúncias sobre atuação. Os fatos já estão sendo esclarecidos na esfera apropriada. A Direção ratifica que o profissional é médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina — CRM, o mesmo junto à Direção está à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
O que nos deixa apreensivos é o motivo pelo qual Evandro se identificou como medico para uma filha de uma paciente do povoado, caldeirões, zona rural do município, que lhe perguntou você e medico? E respondeu que sim, o entregou um receituário a uma senhora idosa para ser medicada e eu estava presente na recepção, não foi coisa que contaram, não presenciei o fato narrado nessa denuncia sendo que o mesmo ao se apresentar como Evandro utilizou o carimbo de outro médico que se encontrava de plantão na unidade hospitalar.
Me saliento a dizer que essa nota e uma forma de desdobrar a justiça, mas estaremos aqui atentos caso cometam mais um deslize desses.....(o futuro começa agora tendo sido eleita para continuar com tantos descasos tipo esse de ontem para piorar),,,,,.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
COROBA ENTRA PARA HISTÓRIA E TERMINARÁ MANDATO COM PRÉDIO DA PREFEITURA ABANDONADO DURANTE SEU GOVERNO

A gestão do prefeito Benedito Coroba (PSB) terminará no próximo dia 31 de dezembro de 2024, já que não conseguiu se reeleger no pleito deste ano ocorrido no último dia 6 de outubro.
Coroba é promotor público aposentado, ex-deputado estadual e tinha o sonho de ocupar o executivo municipal. Em 2020 apresentou-se como um itapecuruense preocupado com sua terra, alguém que por ter cobrado tantas gestões municipais a fazerem a coisa certa poderia por em prática tudo aquilo que havia de errado em administrações públicas municipais até ali.
Nos palanques daquele ano apresentava soluções para as mais diversas áreas. No bairro da Torre mostrou que já tinha o diagnóstico e o caminho para resolver o problema de abastecimento de água naquela comunidade, que é crônico, e afirmou que o problema da água no município é um problema do prefeito.

No bairro Roseana Sarney junto ao seu candidato a vice, Maurício Nascimento (PROS), prometeram iniciar um mutirão para construir casas populares e se preciso fosse chamariam os empresários da cidade para resolver os problemas.
Nas comunidades rurais levaram a solução para os problemas de infraestrutura, trocariam as pontes de madeira por estruturas de concreto e as estradas vicinais seriam recuperadas em suas totalidade.
Quatro anos se passaram e a população reprovou nas urnas a administração Coroba. A falta de fornecimento da água continua na Torre e demais bairros da sede do município, as pontes de madeira continuam desabando com veículos por não terem recebido manutenção nem sido substituídas por concreto, recentemente uma moradora desabou de uma delas e teve que ser transferida para um hospital na capital São Luís com problemas na coluna cervical por conta da queda.
As estradas vicinais continuam cheias de buracos, algumas intrafegáveis até, no inverno por causa da lama e no verão por causa da poeira e as tão conhecidas "costelas de vaca".
Lugar na história
A maioria absoluta da população itapecuruense acreditava que com a eleição de Benedito Coroba em 2020 para prefeito ele entraria para a história como um dos grandes prefeitos deste município.
Esta era a expectativa de quem votou e quem não votou nele naquela ocasião.
Passados quatro anos de mandato Coroba entrará para a história como o primeiro e único (até aqui) governante a abandonar o palácio municipal, sede do poder executivo. Em nenhum momento isto havia acontecido anteriormente.

O prédio da prefeitura de Itapecuru Mirim está abandonado desde o ano de 2022, foi esvaziado para uma reforma. Os órgãos que lá funcionavam como setor de Tributos e a Comissão Permanente de Licitação (CPL) foram transferidos para prédios particulares alugados para a prefeitura. O próprio gabinete do prefeito que também funcionava no palácio municipal segue em prédios terceirizados.
Dificilmente a prefeitura será entregue reformada e pronta para desempenhar suas funções ao novo prefeito em 1° de janeiro de 2025. "Desta feita", embora Coroba tenha construído o Espaço da Criança, o Espaço do Idoso, reformado escolas, como tem orgulho de citar em seus discursos, seu legado será marcado pelo abandono do prédio da prefeitura.
O mais irônico é que a logomarca de sua gestão é exatamente a fachada do palácio municipal que ele abandonou no exército da própria administração.
Mas Será o Benedito!?
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/ITAPECURU NOTÍCIA













