NOVEMBRO AZUL ALERTA SOBRE A NECESSIDADE DO HOMEM PREVENIR E TRATAR DOENÇAS

novembro 07, 2022 0
Com objetivo de informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino, a campanha deseja frear também o preconceito em relação ao autocuidado e aos exames importantes que diagnosticam precocemente as doenças.

Anualmente, a campanha Novembro Azul chama a atenção para a saúde do homem. Em Urbano Santos, alerta para a importância de hábitos de vida saudável e para necessidade de acompanhamento com a equipe de saúde para prevenir e tratar doenças. Ao longo do mês, serão realizadas ações na rede de atenção básica.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais frequente na população masculina.

“Os dados mostram que 75% dos cânceres de próstata ocorrem em pessoas acima de 65 anos, sendo que a maioria cresce de forma lenta. Em sua fase inicial, é assintomático. A detecção precoce é fundamental, principalmente quando há algum fator de risco, como idade acima de 50 anos (no caso de afrodescendentes, 45 anos), pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, obesidade e exposição a produtos tóxicos”, orienta a diretora do Departamento de Regulação da Saúde.


É importante que os homens se conscientizem da importância de cuidar da saúde como um todo
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) colhem o exame PSA, após avaliação por profissional de saúde.

“Além de se atentar para essa doença, é importante que os homens se conscientizem sobre sua saúde como um todo, inclusive na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares que ainda são as principais causas de mortalidade masculina no Brasil”, acrescenta a secretária de saúde daquele município em entrevista ao blog.

Programação
As UBSs, as Novas UBSs e as Clínicas da Família também realizam, neste mês, diversas ações para lembrar o que está disponível em cada equipamento e marcar o Novembro Azul. “Basta procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação e também sobre os serviços disponíveis de maneira gratuita, como os grupos de atividades complementares que promovem hábitos saudáveis”, observa a coordenadora do departamento de Atenção Básica à Saúde.

já o prefeito municipal de urbano santos Clemilton Barros na qualidade de homem e gestor do município faz um alertar aos homens do seu município a participarem da campanha novembro azul veja no vídeo



JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA

0 Comentarios "NOVEMBRO AZUL ALERTA SOBRE A NECESSIDADE DO HOMEM PREVENIR E TRATAR DOENÇAS "