POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO EM PEDREIRAS, PERITORÓ, LAGO DA PEDRA, SANTA INÊS E CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU
![]() |
| Operação da Polícia Civil. |
Marcadores: OPERAÇÃO/GATOS EM RESIDENCIA
Aqui serão divulgados todas as postagem do Blog da mucambo e o leitor poderá comentar e dar sua opinião, desde que, não agrida a integridade e a moral do Titular do Blog.
![]() |
| Operação da Polícia Civil. |
Marcadores: OPERAÇÃO/GATOS EM RESIDENCIA
![]() |
| Operação da PF. |
Marcadores: COMBATE/PEDOFELIA
![]() |
| Assassinos confessos. |
Marcadores: JULGAMENTO/E SENTENÇA
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) instaurou um procedimento administrativo para investigar a legalidade e a conveniência dos recentes acordos, incluindo um aditivo que aumentou em quase R$ 15 milhões um contrato já existente.
A gestão de Luciana Trinta enfrenta uma transição iminente após sofrer uma derrota nas urnas para Neto Carvalho, que assumirá o Executivo Municipal em janeiro de 2025. O promotor de Justiça John Derrick Barbosa Brauna alerta que a aplicação de recursos significativos nesse período, sem uma justificativa de urgência, pode prejudicar a continuidade das ações administrativas e comprometer o planejamento do próximo governo.
O MPMA enviou uma recomendação à prefeita sobre a conveniência, antiguidade e urgência dos contratos celebrados e/ou modificados. Além disso, foi determinada a pesquisa no Diário dos Atos Municipais da FAMEM, com prazo de 48 horas, referente aos últimos seis meses, reunindo todos os contratos administrativos celebrados pela Prefeitura de Araioses.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/MARANHÃO VERDADE
Marcadores: INVESTIGAÇÕES
![]() |
| Entrevista na Mirante. |
Marcadores: ENTERVISTA/CARLOS BRANDÃO
Marcadores: INCIDENTE/TRABALHO
A segurança do Palácio do Planalto trabalha agora pela manhã para conter uma mulher que tenta entrar no palácio sem roupas. A mulher, completamente despida e apenas usando sandálias, afirmou que queria entrar para falar com o presidente Lula e o vice, Geraldo Alckmin.
Ela foi contida pelos seguranças do Planalto e levada para um banheiro, onde se vestiu novamente.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE: O GLOBO
Marcadores: CASO INUSITADO
Marcadores: VEREADOR ELEITO/AGRADEÇE
Marcadores: POLICIA CIVIL EM AÇÃO
Marcadores: FUTURO PROMISSOR AO SENADO
O médico José Nilson Torres morreu, na manhã desta segunda-feira (28), em um grave acidente registrado na BR-135, na área do Campo de Peris, no município de Bacabeira, na região metropolitana de São Luís.
De acordo com informações preliminares, o acidente ocorreu em um trecho de curva acentuada, por volta das 10h30.
O médico, que seguia no sentido Bacabeira, perdeu o controle da direção, saiu da pista e chegou a ser ejetado do veículo.
Testemunhas relataram que, ao colidir com os trilhos da linha férrea que corre paralelamente à rodovia, faíscas podem ter provocado o incêndio, que rapidamente consumiu o automóvel.
Equipes de resgate foram acionadas, mas, ao chegarem ao local, o médico estava sem vida.
José Torres não tinha especialidade registrada no Conselho Regional de Medicina (CRM), porém foi formado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e estaria atuando como cirurgião geral em hospitais no interior do estado.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
Marcadores: ACIDENTE/VITIMA FATAL
Marcadores: ELEIÇÃO 2024/BASE POLÍTICA
Marcadores: INCIDENTE/BR135
Com 95% das urnas apuras, Rildo Amaral(PP) foi eleito neste domingo (27) prefeito de Imperatriz. Ele obteve 55,17% dos votos válidos contra 44,83% da bolsonarista Mariana Carvalho(Republicanos).
Rildo Amaral e Mariana Carvalho disputaram, neste domingo, o segundo turno das eleições em Imperatriz.
Esta é a primeira vez que a cidade leva a disputa eleitoral para o segundo turno. No primeiro turno, Rildo Amaral (PP) teve 35,57% dos votos, e Mariana Carvalho (Republicanos), teve 26,56%.
Rildo Amaral é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão. Filho de Imperatriz, desde 2004, é concursado no município para o cargo de professor de educação física, onde participou ativamente dos jogos escolares a nível municipal, estadual e nacional. Iniciou sua carreira na educação como professor em 1998, na Escola Rui Barbosa, passando pelas escolas Dorgival Pinheiro de Sousa, Santos Dumont e, atualmente, leciona na Escola São Jorge, localizada no bairro Vilinha.
Iniciou sua carreira política no ano de 2009 como vereador de Imperatriz, conquistando a reeleição por duas vezes consecutivas, sendo considerado o mais bem votado da história da cidade. Durante seu mandato, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Imperatriz. Já esteve no Partido Verde, passou pelo PDT, Solidariedade e hoje é filiado ao Progressistas, esta no seu segundo mandato de deputado estadual.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
Marcadores: RESULTADO ELEIÇÕES 2024
Marcadores: IMPLANTAÇÃO/PMMA
Marcadores: PRISÃO PREVENTIVA/HOMICIDA
O deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual do republicano no Maranhão, anunciou seu rompimento com a campanha de Mariana Carvalho à prefeitura de Imperatriz. Aluísio afirmou que não poderia apoiar a aliança de Mariana com o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), a quem classificou como líder de uma “organização criminosa”.
Josimar de Maranhãozinho carrega uma ficha controversa, marcada por investigações e acusações envolvendo corrupção e desvio de verbas públicas, que culminaram em processos na esfera federal. Sua reputação tem sido alvo de operações da Polícia Federal, incluindo suspeitas de fraudes em licitações e desvios de recursos, o que levou a sanções e reforçou sua imagem controversa na política estadual.
“Tem alguns valores que prezo muito por eles: gratidão, lealdade e caráter. Parece ser valores que faltam a nossa candidata. Ela tomou uma opção política de estar hoje abraçada com um grupo político que considero uma organização criminosa, e que combato há 14 anos no Maranhão. Eu não posso fazer mais parte desse projeto”, explicou o presidente do republicano.
A ruptura representa um duro golpe para Mariana Carvalho, já que Aluísio Mendes era sua principal referência e apoio político. Ele não apenas abdicou de sua cadeira na Câmara dos Deputados para que ela assumisse, mas também guiava sua trajetória política. A decisão de Aluísio evidencia uma crise interna na campanha de Mariana, que agora precisa lidar com a ausência de seu mentor político e com o impacto dessa aliança sobre sua base de apoio.
VEJA
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
Marcadores: POLÍTICA/SILÊNCIO QUEBRADO
Marcadores: PRISÃO/TRAFICANTE
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), vai retornar ao PT com objetivo de ser candidata ao Governo do Maranhão em 2026, com o forte apoio do governador Carlos Brandão, que vai ficar até o final do seu mandato para fazer seu sucessor.
Filha de militantes de esquerda, Iracema tem relação histórica com o partido do presidente Lula desde os anos 90, quando atuou na primeira eleição de Helena Heluy na disputa à Câmara de São Luís-MA.
Iracema Vale representou o PT nos dois mandatos de prefeita que exerceu em Urbano Santos-MA e só deixou a legenda porque outros petistas forçaram sua saída com medo de perder a vaga para ela nas eleições de 2022.
A entrada da presidente da Assembleia no PT engessa os planos do vice-governador Felipe Camarão (PT), que sonha em assumir o governo com o apoio de Lula
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE: LUÍS PABLO
Marcadores: EXPECTATIVAS/POLÍTICA
Marcadores: MANDANTES DE HOMICÍDIO/PRESA

Plenário da Assembleia Legislativa, que aprovou a Medida Provisória 461/2024, de autoria do Poder Executivo
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (23), a Medida Provisória 461/2024, de autoria do Poder Executivo, que reinstitui o programa ‘Maranhão Juros Zero’. A MP foi encaminhada à promulgação.
O programa ‘Maranhão Juros Zero’ tem como objetivo incentivar o empreendedorismo, a economia solidária, alavancar o investimento produtivo e promover a geração de emprego e renda no estado. Antes de seguir para votação em plenário, a MP teve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tendo como relator o deputado Neto Evangelista (União Brasil).
“Na prática, o que nós aprovamos com esta Medida Provisória é que empréstimos até R$ 10 mil, que são voltados para Microempreendedores Individuais (MEIs) e para empresas de pequeno porte, tenham os juros desse financiamento pagos pelo governo do Estado”, explicou o deputado Neto Evangelista.
O parlamentar ressaltou, ainda, que o programa é um grande incentivo para MEIs e empresas de pequeno porte, preferencialmente, as coordenadas por mulheres. “Então, é um grande salto que a gente dá no empreendedorismo aqui do estado do Maranhão”, finalizou Neto Evangelista.
JORNALISTA/JOSINALDO SOARESR
EGISTRO:0001662/MA
FONTE: AGÊNCIA ASSEMBLEIA/ FOTO: MIGUEL VIEGAS
Marcadores: PROGAMA/JUROS ZERO

O guarda municipal de São Luís, suspeito de ter matado Killiam Patrick Nascimento Costa, de 29 anos, durante um surto psicótico, nessa segunda-feira (21), foi afastado das funções. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania.
Killiam Patrick, que era paciente psiquiátrico, foi baleado pelo guarda municipal, de identidade não divulgada, na tarde de segunda-feira (21), na casa onde morava com a mãe, na rua Alcides Pereira, no bairro Caratatiua, na região da Alemanha, em São Luís. De acordo com a Semusc, a conduta da Guarda Municipal durante a abordagem ao paciente está sendo investigada.
“Nós vamos apurar agora se a conduta foi correta ou não, então é isso que nós estamos apurando. Mas foram dar apoio a uma clínica psiquiátrica, que procurou aqui a Secretaria, a Guarda Municipal, e eles foram lá para dar atendimento e proteção aos médicos que estavam presentes, que era um psiquiatra e um psicólogo”, informou o secretário da Semusc, Marcos Afonso.
Protesto por justiça
Na noite dessa terça-feira (22), a família da vítima e amigos fizeram um protesto na porta da Semusc, no bairro da Alemanha, em São Luís, para pedir respostas pela morte de Killiam. Durante o protesto, a família cobrou esclarecimentos e a responsabilização dos culpados pela morte da vítima.
“Nós viemos direto do cemitério para cá. Nós queremos justiça pela vida do meu irmão. É uma manifestação pacífica, nós não queremos nada demais, só justiça”, afirmou Patrícia Nascimento Costa, irmã da vítima.
De acordo com a advogada da família de Killiam, órgãos como Defensoria Pública do Maranhão e o Ministério Público já foram acionados para acompanhar o caso. “Nós estamos cuidando para que todas as providências sejam tomadas, sim, inclusive por parte do Ministério Público. Nós queremos a atuação firme deles, porque somente aí saberemos como será feita essa investigação acerca do caso”, destacou a advogada Karine Cruz Marinho.
Karina Costa, irmã de Killiam, afirmou que, um dia antes da morte da vítima, a família chamou o Samu para controlar o homem, que estava em surto, porém nenhuma equipe atendeu ao chamado.
“Minha mãe ligou um dia antes para o Samu e para o bombeiro, a gente tem o número de protocolo que foi ligado, não vieram, nem a Samu nem o bombeiro veio. Aí minha mãe saiu de casa e disse que ia ligar pro resgate da própria clínica. Ligou pra clínica, a clínica foi, acho que ela chamou a Guarda Municipal, que eu não entendi porque que a Guarda Municipal entrou nisso, porque sempre é Samu e bombeiro. Veio ele e a Guarda Municipal, tinha uns lá que estavam até a paisana”, afirmou Karina Costa, irmã de Killiam.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que não há qualquer registro de chamada para o atendimento ao paciente, na central do Samu, no dia informado pela família de Killiam.
A Semusc afirmou que, chegando ao local, os guardas municipais, com os profissionais da clínica, iniciaram um diálogo com o homem e, durante a negociação, o paciente psiquiátrico, portando uma faca, partiu para cima da guarnição, que desferiu disparos de borracha para contê-lo.
Mesmo com os tiros de borracha, o homem continuou tentando investir contra a vida dos guardas municipais que, diante da iminente agressão, precisaram utilizar arma de fogo.
Ainda de acordo com a Semusc, após Killiam Patrick ser baleado, os guardas municipais acionaram imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte.
De acordo com a família de Killiam Patrick, ele sofria de esquizofrenia desde os 14 anos de idade e, por isso, ficou internado por oito meses na clínica particular Estância Bela Vista, em São José de Ribamar, na Grande São Luís. O paciente saiu da clínica no domingo da semana passada, pois a família não tinha mais condições de pagar pela internação. Porém, quando o homem entrou em crise, os familiares solicitaram, novamente, o atendimento da unidade de saúde.
Segundo a família do paciente, foi a clínica quem acionou a Guarda Municipal para ajudar a conter Killiam.
Família desmente versão da Guarda Municipal
A família de Killiam desmentiu a versão da Guarda Municipal, afirmando que a vítima segurava uma tesoura de cortar unha em uma das mãos, no momento em que foi baleada, e não uma faca, como afirmou a Semusc.
“Killiam veio lá de dentro com uma pedra e uma tesoura pequena, que ele tava, uma tesoura bem pequenininha, que quase não dava pra ver na mão dele, mas ele tava com essa tesoura desde domingo. E aí, quando eu já vi, já foi o guarda municipal, que tava fardado, já carregando a escopeta que tava com a munição de borracha e aí… Quando eu já vi o terceiro tiro, o terceiro tiro já foi aqui no meio (na região do tórax), e quando eu vi já era sangue”, relatou Adriana Milena Nascimento, tia da vítima.
O que diz a Semusc
Nessa terça-feira (22), a Semusc emitiu outra nota reforçando que os guardas municipais foram ameaçados pelo homem com objeto perfurante, sendo aplicado primeiramente o uso de arma não letal. Mas, diante da continuidade das ameaças e iminente risco à vida dos guardas na operação e demais pessoas no local, foi necessário o uso de força maior para contenção do homem.
A Semusc disse, ainda, que os guardas municipais recebem o porte de arma de fogo após treinamento no curso de armamento e tiro e com autorização da polícia federal. Além disso, os guardas passam, anualmente, por uma avaliação de armamento e tiro.
O que diz a Clínica Estância Bela Vista
Em nota, a Clínica Estância Bela Vista diz que seguiu todos os protocolos técnicos disponíveis e que nenhuma conduta ocorreu fora dos mais elevados padrões de qualidade e assistência.
Leia a nota na íntegra
A Clínica Estância Bela Vista vem por meio de nota, esclarecer o ocorrido na manhã do dia 21 de outubro, no Bairro Caratatiua - São Luís – MA, envolvendo o Sr. Kilian Patric Nascimento Costa, de 29 anos.
Após solicitação de apoio feita por familiares, a equipe técnica da Estância Bela Vista se dirigiu ao local do fato, com o objetivo de oferecer o suporte necessário ao Sr.Kilian, diante do complexo quadro clínico apresentado e da gravidade do comportamento observado no momento.
Nesse contexto, foi requerida a presença imediata do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal, com o único intuito de garantir a segurança de todos os envolvidos, já que o paciente se encontrava em surto e portava objetos que representavam risco iminente para si e para terceiros.
Infelizmente, o desfecho culminou com a morte do Sr. Kilian, após a intervenção da Guarda Municipal, em circunstâncias que ainda estão em processo de apuração pela Polícia Civil.
A Clínica Estância Bela Vista lamenta profundamente o ocorrido e manifesta seus sentimentos à família enlutada, reafirmando nosso compromisso em prestar todo o apoio necessário aos familiares neste momento tão difícil.
Por fim, registramos que a Clínica Estância Bela Vista seguiu todos os protocolos técnicos disponíveis, não tendo qualquer conduta fora dos mais elevados padrões de qualidade e assistência.
O que diz o governo do Maranhão
Por meio de nota, a governo do estado informou que o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) foi acionado por um enfermeiro da clínica Estância Bela Vista, relatando o quadro de um paciente em surto psicótico e muito agressivo.
O governo afirmou que, em situações envolvendo pacientes psiquiátricos, o protocolo institucional vigente estabelece que o atendimento do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar a esses casos se dará somente após o acionamento feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, a quem compete o atendimento inicial. E que essa regra garante uma abordagem segura, uma vez que o Samu possui profissionais treinados para situações médicas e psiquiátricas.
Ainda segundo o governo, a atuação dos bombeiros e da PM se dará como apoio, após a solicitação direta do Samu, que avalia e coordena o atendimento de acordo com o quadro clínico do paciente.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/G1 MA
Marcadores: AFASTADO/GUARDA
Segundo os manifestantes, todas as tentativas de buscar solução junto aos órgãos competentes foram infrutíferas. “Já protocolaram documentos no Ministério Público e na Polícia Civil, mas até agora nada foi feito. Estamos fazendo pelas próprias mãos este ato para ver se alguém se sensibiliza com a nosso trite situação”, disse um morador.
Outra moradora lembrou que, durante a última campanha eleitoral, o prefeito prometeu água e com tarifa social, mas as promessas não foram cumpridas. “Quando ele entrou em janeiro, nem falar com ele conseguimos mais”, desabafou.
Eu repórter questiono a falta de ação do prefeito: “Você vive sem água, prefeito? Você está no ar condicionado, né? O povo está clamando por água aqui. É um movimento pacífico, mas a população não aguenta mais ficar sem água.”
Resta saber se o próximo prefeito eleito recentemente procurará solucionar esse problema crônico que a anos vem assolando vargem grande.
Diante a manifestação com o acompanhamento da polícia militar uma equipe da caema se compareceu para resolver a situação de imediato, acordos foram feitos para os manifestantes fazer a desobstrução da MA-020 o blogdamucambo vai continuar acompanhando o desdobramento dessa situação la em vargem grande…
Marcadores: MANIFESTAÇÃO/MORADORES