ONTEM(29) A VEREADORA PROFESSORA CLAUDIA RECEBEU EM SEU SITIO A VISITA DO SEU GRANDE AMIGO ROBERTO ROWNTREE, O MESMO É ATOR GLOBAL, PRODUTOR, ROTERISTAS, DIRETOR, CANTOR E COMPOSITOR. .
Marcadores: DESTAQUE/LAZER E CULTURA
Aqui serão divulgados todas as postagem do Blog da mucambo e o leitor poderá comentar e dar sua opinião, desde que, não agrida a integridade e a moral do Titular do Blog.
Marcadores: DESTAQUE/LAZER E CULTURA
Apaixonado pela cultura popular maranhense, não é de hoje que o governador Carlos Brandão (PSB) trabalha para incentivar as manifestações do setor no estado. Como deputado federal, é dele a Lei n° 12.103/2009, que instituiu o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, comemorado hoje, 30 de junho.
“Essa paixão me motivou a apresentar um projeto de lei para a instituição do Dia Nacional do Bumba Meu Boi, exatamente 30 de junho. À época, eu era deputado federal. A ideia foi aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República, sob a Lei n°12.103/2009, que significa o reconhecimento da importância dessa manifestação popular para a cultura brasileira, considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como ‘Patrimônio Cultural do Brasil’”, afirmou Brandão em artigo sobre o assunto.
A lei reforça nacionalmente a relevância da data, já marcada como Dia de São Marçal e do Encontro de Bumba Meu Boi de Matraca, que reúne uma multidão no bairro João Paulo, em São Luís.
“Quando propus a instituição da data comemorativa em alusão ao Bumba Meu Boi, que aliás é dia de São Marçal, não pensei apenas em homenagear a dança, o enredo. Pensei em valorizar as pessoas que fazem rodar essa grande máquina. Uma máquina de produzir beleza, alegria, satisfação e histórias que levaremos para tantas e tantas gerações. Uma homenagem àqueles que se dedicam em manter muito vivo esse elemento tão forte de nossa história, de nossa cultura”, assinalou o governador, que em 2025 também assegurou o ponto facultativo na data, para que todos pudessem celebrar o bumba-boi.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
FONTE:AGÊNCIA ASSEMBLEIA
Marcadores: DESTAQUE/CULTURA
![]() |
| Caso chocou moradores de Trizidela do Vale. |
Marcadores: DESTAQUE/POLÍCIA
A atriz pornô Kylie Page morreu aos 28 anos, em Los Angeles (EUA). Ela foi encontrada morta na última quarta-feira (25/6), mas a causa do óbito não foi divulgada oficialmente.
Conhecida como “rainha do oral”, a atriz pornô iniciou a carreira aos 18 anos, em 2016, e fez mais de 200 vídeos pornográficos com estúdios famosos, como Brazzers e Naughty America. Além disso, tinha mais de 300 milhões de visualizações e 250 mil inscritos no perfil oficial no PornHub.
Nas redes sociais, a produtora Brazzers homenageou a atriz. “Estamos profundamente tristes em saber da morte de Kylie Page. Kylie será lembrada por sua risada, sua bondade e por trazer luz onde quer que ela fosse”, disse um porta-voz.
Page também mantinha uma página no OnlyFans com mais de 219 mil curtidas e quase 2 mil publicações.
Leah Gotti, amiga e parceira de trabalho, falou sobre a perda. Elas trabalhavam juntas desde os 18 anos, antes mesmo da carreira pornô. “Ela amava sorrir, dar risada e realmente valorizava viver a vida ao máximo, estar o mais livre possível”, comentou.
O último post da atriz nas redes sociais também reuniu uma série de comentários de fãs. “Descanse no paraíso, docinho”, escreveu uma seguidora. “Me diga que não é verdade”, comentou a atriz pornô Nicolette Shea. “Minha melhor amiga, meu amor, meu coração. Queria poder te dar mais um abraço”, disse outro perfil.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/. A
Marcadores: DESTAQUE/POLÍCIA
Durante a cerimônia, Iracema Vale destacou a importância do projeto como ferramenta de transformação social e valorização das mulheres do campo
O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão; do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; do prefeito de Rosário, Jonas Magno; de deputados estaduais; além de representantes do Consórcio da Amazônia Legal, da ONU Brasil e da embaixada do Canadá.
Durante a cerimônia, Iracema Vale destacou a importância do projeto como ferramenta de transformação social e valorização das mulheres do campo.
“Entregar títulos às mulheres é um belíssimo trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e do Iterma. Um passo importante para garantir dignidade, segurança e empoderamento às trabalhadoras rurais”, afirmou a parlamentar.
O governador Carlos Brandão também celebrou o momento. “Realizar sonhos é algo que me inspira e faz bem para a alma. Ver a alegria do povo quilombola me deixa profundamente feliz, pois sabemos o quanto esse projeto transformará vidas”, disse.

O programa “Terra para Elas” prevê a emissão de 2.500 títulos de terra para mulheres maranhenses, além da capacitação de 5.000 trabalhadoras em manejo agrícola integrado à bioeconomia, empreendedorismo e gestão de recursos naturais. A iniciativa também visa fomentar o acesso ao crédito rural, apoiar a geração de renda, implantar sistemas de monitoramento fundiário, capacitar agentes comunitários e fortalecer a fiscalização ambiental com uso de tecnologia.
“O governador Carlos Brandão colocou a regularização fundiária como uma das prioridades do seu governo. Hoje, o Maranhão escreve um capítulo histórico, e esse capítulo tem o nome delas”, afirmou o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.
No município de Timon, pesquisa para o governo do Estado aponta o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), em primeiro lugar, com 35,23% das intenções de voto. O Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão) realizou o levantamento.
De acordo com os dados, em cenário estimulado, aparecem empatados na segunda colocação, com 20,45% cada, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo). Depois, vem o vice-governador Felipe Camarão (PT), que tem 13,64%. A pesquisa também aponta que 1,14% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados, e 9,09% não sabem ou não quiseram responder.
Para o Senado, também em cenário estimulado, o governador Carlos Brandão (PSB) soma 50% e tem a preferência dos timonenses. Na segunda colocação, está o senador Weverton Rocha (PDT), com 22,73%.
Em seguida, vem a senadora Eliziane Gama (PSD), que tem 6,82%; o ministro dos Esportes, André Fufuca, com 4,55%; o deputado federal Pedro Lucas (União) e o deputado estadual Dr. Yglésio (PRTB) empatados com o percentual de 1,14%. Ao todo, 6,82% disseram não votar em nenhum dos candidatos e, também, 6,82% não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento também avaliou a gestão do prefeito Rafael (PSB), que teve aprovação de 69,32%. O índice de desaprovação foi de 23,86%, com 6,82% não sabendo ou não querendo opinar.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA
Marcadores: Destaque/política
“Gosto de fazer política. É a vida que eu escolhi. Acredito que o melhor caminho para melhorar a vida das pessoas, de forma mais rápida, é através da política, da boa política. Eu gosto de construir. Enquanto uns gostam de fazer ação judicial, eu gosto de correr atrás do voto”. A afirmação é da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), ao falar sobre seu perfil em entrevista ao programa Ponto Continuando desta quinta-feira (26), na Rádio 92,3 FM.
A chefe do Legislativo reafirmou a força e unidade do grupo brandonista. “Eu tenho um líder político, e o nosso líder aqui no Maranhão chama-se Carlos Brandão”.
Na entrevista, Iracema Vale comentou sobre ter expressado sua preferência pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) para disputar o governo do Estado. A parlamentar reuniu seu grupo, incluindo prefeitos, vereadores e outras lideranças, em sua casa em Urbano Santos, para falar sobre o assunto.
“Mesmo dentro de nossa ala existem preferências políticas, e eu não sou uma pessoa que me omito de opinar. E pela minha preferência pessoal, e dentro do meu grupo político, o nome para o governo é Orleans Brandão. É jovem, é trabalhador, acompanha o governo desde o início”, afirmou.
Sobre a ação que impede a escolha do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado para a vaga deixada pelo conselheiro aposentado Washington Oliveira, Iracema observou que foi feito o mesmo processo já executado em outras eleições e que, quando foi questionada na Justiça, a Alema fez o dever de casa. Ela afirmou que o caso lhe causa tristeza.
“Vejo com absoluta tristeza. Não posso usar outra palavra, porque o Maranhão tem pressa. O povo do Maranhão precisa ter seu Tribunal com todos os membros, e hoje funciona com membros substitutos, sem necessidade. Já era para ter sido julgado há bastante tempo. O que a Assembleia quer hoje é uma resposta. Quer sair é desse molho, desse banho-maria em que está essa situação”, enfatizou. Ela fez um apelo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que dê celeridade às ações que envolvem a Assembleia.
Iracema Vale também destacou a vitória do deputado Catulé Júnior (PP) para a terceira Vice-Presidência da Casa e que o resultado foi uma demonstração da unidade da base governista. “A eleição aconteceu com absoluta tranquilidade. É uma prova que o 21×21, do dia 13 de novembro, foi totalmente superado. Já estamos tendo esse resultado em todas as votações da Casa. A base do governo está recomposta há bastante tempo”, afirmou, referindo-se à eleição para. presidência da Alema, que terminou empate, com ela sendo consagrada vencedora pelo critério de mais idade.
A chefe do Legislativo reconheceu, ainda, o trabalho e destacou as ações desenvolvidas pelo governo do Estado.
“O governador é trabalhador e o êxito desse trabalho está nos números. O governador tem obras em todos os cantos do Maranhão e é um governador que enfrenta os problemas, que avança. É um governo de ótimos resultados”, assinalou.
Primeira mulher a presidir a Assembleia em 190 anos de história da Casa, Iracema Vale ressaltou que tem apoiado o trabalho de todos os parlamentares, independentemente de bandeira partidária. “Essa essência do Poder Legislativo, que é atender demandas indo mesmo ao encontro da população, nós apoiamos integralmente, e não importa se é deputado de oposição ou de situação. Todo deputado tem direito igual na Casa e existe esse entendimento da minha parte de que a gente tem que apoiar o trabalho legislativo de todos, e isto tem sido feito”, assinalou.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA
Marcadores: Destaque/política
Chega de fake news! A verdade precisa ser esclarecida.
Nos últimos dias, imagens antigas do Hospital Municipal de Presidente Vargas começaram a circular nas redes sociais com o intuito de enganar a população e atacar injustamente a gestão atual a redacao do blog se deslocou ate a unidade hospitalar e procuramos a direcao da unidade que nos permitiu averigar os locais aonde foram feitas as imagens e constatamos que a denuncia foi com a intencao maldosa.
Essas fotos foram tiradas durante o período de reforma da unidade e estão sendo usadas fora de contexto. Na época, o hospital passava por melhorias estruturais — por isso aparecem vasos sanitários fora do lugar, colchões empilhados e outros elementos que não representam a situação atual do hospital.
Hoje, o hospital está limpo, organizado e com atendimentos funcionando normalmente.O Hospital Municipal garante à população que o serviço está apto a prestar assistência de qualidade e responsabilidade aos pacientes, com a equipe médica, e profissionais de enfermagem respeitando o dimensionamento de profissionais, de acordo com as resoluções dos órgãos fiscalizadores.
A estrutura foi totalmente reformada: banheiros novos, infiltrações resolvidas e um ambiente muito mais seguro e acolhedor para pacientes e profissionais da saúde.
Depoimentos de quem trabalha e é atendido na unidade reforçam a realidade: compromisso, respeito e cuidado com a vida.
!Divulgar fake news é crime. Não compartilhe informações falsas. Verifique os fatos e ajude a construir uma cidade melhor com verdade e responsabilidade.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
No município de Bacabal, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), soma 48,15% da preferência do eleitorado, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão).
Na segunda colocação, em cenário estimulado, aparece o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 27,78%. Logo após, empatados com 7,41%, aparecem o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o vice-governador Felipe Camarão (PT). O percentual dos que não votariam em nenhum dos pré-candidatos apresentados soma 7,41%. Além disso, 1,85% sabe ou não quis opinar.O levantamento para o Senado, em cenário estimulado, apontou que o governador Carlos Brandão (PSB) tem 51,85% das intenções de voto. Em seguida, vem o senador Weverton Rocha (PDT), com 11,11%; e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), com 9,26%.
A senadora Eliziane Gama (PSD) e o deputado estadual Dr. Yglésio (PRTB) aparecem empatados, com 7,41%; e o ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, tem 1,85%. De acordo com os dados da pesquisa para senador, 7,41% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados e 3,70% não responderam ou não quiseram opinar.
*Aprovação*
A pesquisa também fez uma avaliação da gestão do prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), com aprovação de 74,07%. Um total de 24,07% disse não aprovar e 1,85% não respondeu ou não opinou.
A gestão do governador Carlos Brandão também foi aprovada por 70,37%, em Bacabal, com 25,93% que desaprovam e 3,70% que não responderam ou não opinaram. O governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva recebeu aprovação de 68,52%, com 29,63% de desaprovação e 1,85% não respondendo ou não opinando.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
FONTE:AGÊNCIA ASSEMBLEIA
Marcadores: Destaque/política
![]() |
| Imagem ilustrativa. |
Marcadores: DESTAQUE/POLÍCIA
Após ser eleito e empossado Terceiro Vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, em sessão extraordinária nesta quinta-feira (26), o deputado Catulé Júnior (PP) fez um discurso contundente e revestido de reconhecimento à força e à unidade dos deputados da base aliada ao governador Carlos Brandão (PSB). Também enfatizou a liderança da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB).
“Esse resultado representa o reforço na unidade da base do governo aqui na Assembleia e, mais que isso, da liderança da presidente Iracema Vale. Eu acho que esse resultado demonstra que, cada vez, a Casa confia na sua liderança, na sua presidência”, declarou Catulé Júnior.
A chefe do Legislativo destacou que o resultado da votação coloca no passado o cenário que, em novembro do ano passado, levou ao empate por 21x21, na eleição para a presidência da Casa - quando ela foi consagrada vitoriosa pelo critério de mais idade.
“Totalmente superado, base do governo recomposta, demonstração de força, de unidade. A base do governo Carlos Brandão demonstra, hoje, para o povo do Maranhão a sua unidade, a sua força, colocando uma maioria ampla na votação para o deputado Catulé Júnior”, afirmou Iracema Vale.
Apoio
O parlamentar agradeceu o apoio recebido da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), assim como a confiança dos 31 colegas de Parlamento que votaram nele. De forma especial, enalteceu o apoio da bancada do partido Progressista e dos parlamentares de Caxias, sua base, que esqueceram as querelas regionais e se uniram pela vitória de seu nome.
“Quero também agradecer os deputados que representam a minha amada e querida Caxias. Nós, numa forma de maturidade, colocamos as divergências locais de lado e mostramos a unidade do campo governista aqui na Assembleia”, declarou, citando nominalmente os deputados Adelmo Soares (PSB), Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT).
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
FONTE:AGÊNCIA ASSEMBLEIA
Marcadores: Destaque/política
Zezito em Volta Por Cima, novela das 19h da TV Globo, Roberto Rowntree é só alegria. O ator celebra o retorno à teledramaturgia, após anos de teatro e cinema. O convite para o folhetim de Claudia Souto foi inusitado e o pegou tão de surpresa que acabou recusando participar da série Os Donos do Jogo, da Netflix.
A princípio, ele faria apenas uma participação especial por um capítulo, mas acabou ganhando espaço. E, seu personagem, capanga do contraventor Gerson Barros (Enrique Diaz), já está no ar há cinco meses: “O projeto com uma plataforma de streaming teve que ser adiado. Não podia recusar um convite desses”, destacou o artista.
Ator, produtor, diretor, roteirista, cantor e compositor, Roberto Rowntree tem uma trajetória artística repleta de bagagem. Ele, que coleciona inúmeras participações especiais na TV brasileira, se tornou um rosto conhecido, sobretudo por suas incursões no humor, como Jone Brabo, que foi um grande sucesso. Além disso, esteve presente por anos em humorísticos da TV Globo, como Zorra Total e As Aventuras do Didi.
O artista se aventurou nas novelas pela primeira vez em 2012, aos 46 anos, na reta final de Salve Jorge, onde interpretou Galego: “Eu fiz muito sucesso com esse personagem. A novela está passando em Portugal e está bombando. Isso é muito legal por estou no ar aqui (no Brasil) e lá”, comemorou.




O folhetim de Glória Perez marcava um período de dez anos do ator à frente das telinhas: “Foram dez anos ininterruptos, e depois eu fiquei 11 anos fora (da televisão). Foi aí que eu decidi viajar o Brasil inteiro. Fiz muita coisa”, recordou o ator, que ainda afirmou que, durante o tempo longe da televisão, se dedicou integralmente ao cinema, onde pôde ser visto, por exemplo, em Estação Rock (2020), Cemitério das Almas Perdidas (2021) e Circo Esperança (2021).
Em Volta Por Cima, o mundo da contravenção é um dos principais panos de fundo da história. Dessa forma, Rowntree acaba tendo um lugar de destaque: “O meu personagem tem crescido cada vez mais. E eu estou em um núcleo maravilhoso”, elogiou, antes de finalizar:
“Contraceno com o Enrique Diaz, com o José de Abreu e com o Guilherme Weber”, continuou ele, que está dividindo o set de gravação novamente com Rodrigo Fagundes, o Gigi da novela. Os dois já estiveram juntos no Zorra Total, onde Fagundes deu vida a Patrick e Rowntree encarnou o personagem Brutão.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
Marcadores: DESTAQUE/ENCONTRO VELHOS AMIGOS
Em sessão extraordinária convocada e comandada pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), nesta quinta-feira (26), foi eleito com 31 votos e empossado no cargo de Terceiro Vice-Presidente da Mesa Diretora da Alema o deputado Catulé Júnior (PP). Ele disputou o cargo com o deputado Fernando Braide (PSD), que obteve 9 votos. Foi registrada a ausência dos deputados Ariston (PSB) e Fabiana Vilar (PL).
A eleição decorreu da vacância do cargo em decorrência da perda do mandato de Hemetério Weba e em cumprimento aos requisitos previstos no artigo 8º do Regimento Interno da Assembleia.
Os deputados Neto Evangelista (União) e Ana do Gás foram designados escrutinadores do processo de eleição. Rodrigo Lago (PCdoB) e Dr. Yglésio (PRTB) foram indicados, respectivamente, fiscais dos candidatos Fernando Braide e Catulé Júnior.
Agradecimento
O deputado Catulé Júnior agradeceu os votos e disse que sua eleição para o cargo de Terceiro Vice-Presidente da Mesa Diretora da Assembleia aumenta seu senso de responsabilidade e representa o reforço na unidade da base do governo no Parlamento Estadual.
“De forma especial, agradeço à bancada do meu partido, o Progressista (PP), composta, também, pelos deputados Arnaldo Melo, Júnior França e Helena Duailibe, e aos deputados que representam Caxias nesta Casa: Adelmo Soares (PSB), Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT). Estou à disposição da Casa e de todo o povo do Maranhão”, complementou.
Biografia
Antonio José Bittencourt de Albuquerque Júnior, mais conhecido como Catulé Júnior, tomou posse no cargo de deputado estadual, em janeiro deste ano, em substituição ao deputado Rildo Amaral (PP), que se elegeu e foi empossado no cargo de prefeito de Imperatriz.
Catulé Júnior nasceu em Caxias (MA), em 6 de março de 1981. É filho do vereador caxiense Catulé e da servidora pública federal Maria do Rosário de Fátima Albuquerque (in memorian). É pai de três filhos.
Iniciou na pré-escola no Jardim São Luís, em Caxias/MA. Na mesma cidade, cursou o Ensino Fundamental no Colégio São José. E, em São Luís, cursou o Ensino Médio no Colégio Dom Bosco Renascença.
É formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), pós-graduado em Direito Municipal pela Escola Superior de Advocacia do Piauí e tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Advogado militante há mais de 18 anos, foi diretor regional da Escola Superior de Advocacia da OAB Maranhão, e Conselheiro Federal da OAB, representando o Maranhão.
Catulé Júnior exerceu o cargo de secretário municipal de Governo, Articulação Política e Segurança Pública de Caxias de 2016 a 2018, e esteve à frente da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão de fevereiro de 2019 a abril de 2022.
Nas eleições de 2022, candidato pelo PP (Partido Progressistas), recebeu 34.847 votos do povo maranhense. Tem a geração de emprego e renda, a segurança pública e a defesa do turismo como vetor de desenvolvimento como as suas principais bandeiras.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
FONTE:AGENCIA ASSEMBLEIA
Marcadores: Destaque/política
Uma tragédia familiar abalou o distrito de Comendador Venâncio, em Itaperuna (RJ), nesta quarta-feira (25). Os corpos de um casal e de um menino foram encontrados dentro de uma cisterna na residência da família. O filho mais velho, de 14 anos, é apontado como o autor do crime.
Segundo informações do 29º Batalhão da Polícia Militar, os três membros da família haviam sido vistos pela última vez no sábado (21). Desde então, vizinhos e familiares relatavam ausência de movimentação na casa.
Na terça-feira (24), o adolescente compareceu à delegacia de Itaperuna acompanhado da avó para registrar o desaparecimento da família. Porém, durante o início das diligências da polícia, o adolescente acabou confessando o crime a um tio.
Ele revelou ter matado a família enquanto eles dormiam, ainda na noite de sábado, e escondeu os corpos em uma cisterna localizada nos fundos da casa. A investigação inicial aponta que o adolescente teria dopado os pais e o irmão antes do crime.
Com base no depoimento, equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros foram ao local e confirmaram a presença dos corpos dentro da cisterna, que foi isolada para os trabalhos de perícia. O irmão mais novo, que faria 4 anos na dia 12 de julho, foi a terceira vítima do crime.
O adolescente encontra-se apreendido sob custódia das autoridades. A Polícia Civil está conduzindo a investigação e não descarta nenhuma hipótese, incluindo distúrbios psicológicos ou influência externa. O celular do adolescente foi apreendido e será periciado em busca de mensagens, pesquisas ou interações que possam indicar um estímulo ao crime.
O caso está sob responsabilidade da 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna. O delegado Carlos Augusto Guimarães deve prestar esclarecimentos à imprensa em coletiva marcada para o fim da tarde.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
Marcadores: DESTAQUE/POLÍCIA
Orendimento mensal real domiciliar per capita no Brasil chegou, no ano passado, ao maior valor da série histórica iniciada em 2012: R$ 2.020. A alta foi de 16,8% acima da inflação em relação a 2022, quando era de R$ 1.730 a preços de hoje. Todas as unidades da Federação tiveram incremento real no período 2022-2024, e em 19 delas houve recorde. As informações são do módulo anual PNAD Contínua: Rendimento de Todas as Fontes, divulgado no último dia 8 de maio pelo IBGE.
O Maranhão foi uma das UFs que alcançaram recorde histórico em 2024. No estado da região Nordeste, o rendimento mensal real domiciliar per capita chegou, no ano passado, a R$ 1.078, alta de 20,2% em relação a 2022, quando era de R$ 897 a preços de hoje.

REGIÕES — A Região Sul foi a que apresentou o maior rendimento mensal real domiciliar per capita em 2024 (R$ 2.499), seguida pela Sudeste (R$ 2.381), a Centro-Oeste (R$ 2.331), a Norte (R$ 1.389) e a Nordeste (R$ 1.319). Entre as unidades da Federação, o Distrito Federal (R$ 3.276) liderava, com São Paulo (R$ 2.588) e Santa Catarina (R$ 2.544) a seguir. O menor valor foi do Maranhão (R$ 1.078), seguido por Ceará (R$ 1.210) e Amazonas (R$ 1.231).
RECORDES — Outros indicadores alcançaram seus maiores valores reais desde 2012: o rendimento habitualmente recebido em todos os trabalhos (R$ 3.225) é o mais alto da série histórica, assim como o rendimento de programas sociais do governo (R$ 836). A desigualdade de renda, medida pelo Índice Gini (0,506), também atingiu o nível mais baixo da série histórica na renda real domiciliar per capita, em expressiva redução comparada com 2023 (0,518) e ainda mais com o período pré-pandemia, em 2019 (0,544).
Também recorde, a população no Brasil com algum tipo de rendimento em 2024 chegou a 143,4 milhões. Já a população que recebe benefícios provenientes de programas sociais do governo cresceu de 18,6 milhões em 2023 para 20,1 milhões em 2024.

MAIS SOBRE A PESQUISA — A PNAD Contínua: Rendimento de Todas as Fontes (2024) traz dados de rendimentos provenientes de trabalho e de outras fontes, como aposentadoria, pensão e programas sociais. Entre os indicadores de destaque, estão a massa de rendimento médio mensal real domiciliar per capita, o rendimento médio real de todas as fontes, o rendimento médio de outras fontes e o Índice de Gini do rendimento médio mensal real domiciliar per capita. Há dados para Brasil, grandes regiões e unidades da federação.
Com 45% das intenções de voto, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), é o primeiro colocado em pesquisa para o governo do Estado no município de Urbano Santos. O levantamento foi realizado pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão).
No cenário estimulado, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) é o segundo colocado, com 30%. Em seguida, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), e o vice-governador Felipe Camarão (PT) aparecem empatados, com 5% cada. Um total de 15% não soube ou não quis opinar.
O resultado confirma a influência positiva da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), grande aliada de Orleans na região. A parlamentar, inclusive, já reuniu amigos em sua casa, na cidade, para declarar sua preferência pelo nome do secretário de Assuntos Municipalistas.
Em Urbano Santos, a pesquisa para o Senado também apontou que o governador Carlos Brandão (PSB) é o preferido do eleitorado, somando 65% das intenções de voto.
Logo após, estão o senador Weverton Rocha (PDT), com 20%; o deputado federal Pedro Lucas, que aparece com 10%; e o deputado estadual Dr. Yglésio com 5%.
![]() |
| Juliana Martins. |
Marcadores: DESTAQUE/TRAGÉDIA

No município de Tuntum, pesquisa para o governo do Estado, realizada pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão), mostra liderança do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), com 50% das intenções de voto.

O segundo colocado, em um cenário estimulado, é o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), que aparece com 20%. Em seguida, empatados com 10% das intenções de voto, estão o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) e o vice-governador Felipe Camarão (PT). Um total de 10% não sabe ou não respondeu.
A pesquisa também traz uma avaliação do prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa. De acordo com os dados, 90% aprovam as medidas da gestão municipal e apenas 10% desaprovam.
Em cenário estimulado para o Senado, o levantamento da Inop Previsão mostra o governador Carlos Brandão em primeiro, com 65%. Na sequência, aparecem o senador Weverton Rocha (20%), o deputado estadual Dr. Yglésio (5%) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (5%). O total dos que não souberam ou não opinaram foi de 5%.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
FONTE AGÊNCIA ASSEMBLEIA
Marcadores: Destaque/política
![]() |
| Vítima do homicídio. |
Marcadores: DESTAQUE/POLÍCIA
| São João Arraial Raiz da Nossa Gente 2025. |
Marcadores: DESTAQUE/FESTA JUNINA
Marcadores: Destaque/política
![]() |
| Crime em Itapecuru. |
Marcadores: DESTAQUE/POLÍCIA
![]() |
| Vítima do feminicídio. |
Marcadores: DESTAQUE/POLICIA
![]() |
| Operação policial. |
Marcadores: DESTAQUE/POLÍCIA