Ultimas


11/01/2024

TV ASSEMBLEIA: PSIQUIATRA RUY PALHANO FALA SOBRE JANEIRO BRANCO E SAÚDE MENTAL

Ruy Palhano no Café com Notícias.

O programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (10), na TV Assembleia, recebeu o médico psiquiatra Ruy Palhano, que falou sobre o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental e emocional. Neste ano, o tema da campanha é “Saúde mental enquanto é tempo!”.

Segundo o médico, o Brasil é o primeiro no ranking de casos de transtornos de ansiedade e o segundo em casos de transtornos depressivos. Ruy Palhano explicou que a pandemia de covid-19 foi o principal fator para o aumento dos casos de doenças mentais, mas ressaltou que há outros fatores que influenciam no desencadear desses transtornos, como problemas econômicos, conflitos sociais, uso de drogas, entre outros. “Hoje, os estudos de genética em relação a doenças psiquiátricas são factuais. A gente sabe que pessoas que vem de famílias com portadores de doenças psiquiátricas estão mais propensos ao desenvolvimento de um transtorno do que aquela pessoa que não tem casos na sua genética”, afirmou.

O psiquiatra falou, ainda, que alguns transtornos psiquiátricos são evitáveis e preveníeis a partir de ações como ter cautela com as expectativas; estabelecer metas tangíveis, com prazos mais curtos ou divididas em etapas; fazer atividades que tragam satisfação; melhorar os padrões de sono; dar atenção ao momento presente, entre outros. Um fator crucial que atrapalha o diagnóstico precoce e um tratamento eficaz dessas doenças é o preconceito, que, segundo Ruy Palhano, ainda é muito latente. “Se tirássemos os preconceitos em torno das doenças mentais, nós estaríamos em um campo livre, aberto para avançarmos nos tratamentos. O preconceito atinge o doente mental, a família do doente e, até mesmo, o psiquiatra”, explicou o médico.

Sobre os avanços no tratamento dos transtornos mentais, Ruy Palhano destacou o crescimento do conhecimento científico acerca das doenças psiquiátricas e a forma como elas se organizam na cabeça; o surgimento dos psicofármacos modernos, permitindo que praticamente todas as doenças psiquiátricas sejam tratáveis com o uso de medicamentos, e as psicoterapias. O 'Café com Notícias' tem apresentação da jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).


JORNALISTA JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
FONTE:TV ASSEMBLEIA 

Postar um comentário

 
Copyright © 2023 Blog da Mucambo