
A política maranhense presenciou nesta sexta-feira (26) um acontecimento que entra para a história de Paço do Lumiar e do estado do Maranhão. Em um movimento inédito, dez vereadores titulares se licenciaram simultaneamente para permitir a posse de seus suplentes, consolidando uma das maiores articulações políticas já registradas em um Legislativo municipal brasileiro.
A solenidade, realizada no Palácio Vereador Miércio Martins, reuniu o prefeito Fred Campos, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Feitosa, os vereadores da Casa e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, reforçando a união entre os Poderes e evidenciando a força política construída pela atual gestão municipal.
A movimentação ocorreu com o licenciamento dos vereadores Leandro Orlete, Bianca Mendes, Carmem Aroso, Rafael Neves, Kamilla Belfort, Paulo Henrique, Mauro Multibancos, Joel Churrasco, Miau Oliveira e Éder Alencar. Com isso, assumiram as cadeiras Fernando Muniz, Ribamar Neto, Arnoldo, Miguel Ângelo, Lilian de Charuto, Drielle da Pindoba, Vagner Sousa, França, Alex do Iguaíba e Edileuza Mendes.
O episódio representa um marco histórico para Paço do Lumiar e para a política do Maranhão, demonstrando a capacidade de diálogo e articulação construída pelo prefeito Fred Campos, que conseguiu reunir diferentes forças políticas em torno de um entendimento institucional considerado inédito.
Durante a cerimônia, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, destacou que o momento simboliza o fortalecimento da democracia e da política construída com diálogo. Segundo ela, a iniciativa demonstra maturidade política e respeito às instituições, ao mesmo tempo em que amplia a participação daqueles que receberam a confiança das urnas.
O presidente da Câmara Municipal, Fernando Feitosa, afirmou que a solenidade ficará registrada na história do Legislativo luminense por representar um gesto de fortalecimento institucional e de valorização da representatividade popular.
Já o prefeito Fred Campos ressaltou que a política deve ser construída por meio do diálogo e da união. Segundo ele, o objetivo da iniciativa é ampliar a participação política e fortalecer a parceria entre Executivo e Legislativo em benefício da população de Paço do Lumiar.
Mais do que uma simples troca temporária de parlamentares, o ato se consolida como um acontecimento histórico para o município e para o Maranhão, reforçando o protagonismo de Paço do Lumiar no cenário político estadual e evidenciando uma articulação institucional rara na política brasileira.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA








.jpeg)

