Destaques

ÚLTIMOS POSTS

28/06/2026

EM BALSAS, ORLEANS BRANDÃO ASSUME COMPROMISSOS COM PACOTE DE INVESTIMENTOS PARA PARA IMPULSIONAR A REGIÃO SUL DE UMA MULTIDÃO



Vamos fazer a região Sul ser não apenas uma grande força do Maranhão, mas uma das maiores potências econômicas do Brasil”, afirmou o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), durante seu pronunciamento no grande encontro do movimento ‘Por Todo o Maranhão’, realizado neste sábado (27), em Balsas, diante de uma multidão e expressiva participação de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças políticas, empresariais e representantes de diversos municípios da região Sul.

No ato, que contou também com a presença do governador Carlos Brandão, Orleans destacou o atual momento de desenvolvimento do estado e assumiu compromissos com novos investimentos estratégicos para a região Sul. “Balsas é centro estratégico do Maranhão. Produz e puxa a economia, além de ser uma das grandes fronteiras agrícolas do Brasil. Mas essa riqueza precisa virar indústria, emprego e renda”, declarou”.

Nesse sentido, ele assumiu compromissos de implementar um conjunto de novos investimentos para a região Sul do Maranhão, com foco na infraestrutura, logística, educação, saúde e geração de oportunidades. “Vamos trabalhar para trazer a maternidade da Região Sul, construir um hospital de média e alta complexidade, concluir o Anel da Soja e atrair mais agroindústrias. Vamos fazer a riqueza circular aqui”, assegurou.

Avanços

Orleans Brandão também citou os investimentos já realizados em Balsas e região, destacando a instalação da indústria Inpasa, a modernização do aeroporto regional, o novo campus da Uema, a futura Policlínica de Balsas, a pavimentação da Estrada do Maravilha, obras nas rodovias MA-006, MA-140 e MA-141, o Viva/Procon, Restaurante Popular, Areninhas e outros serviços públicos.

Ainda em seu discurso, o emedebista informou que participou diretamente das principais entregas realizadas pelo Governo do Estado enquanto esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, defendendo uma gestão baseada na presença junto aos municípios. “Eu tive a honra de participar dessa construção fazendo, realizando, construindo e entregando. Foi ouvindo o povo que construímos uma gestão com presença e resultados”, afirmou.

Ele agradeceu a grande mobilização registrada em Balsas, destacando o papel das lideranças e da população na construção do projeto que ele defende para o estado. E em clima de entusiasmo, concluiu convocando a população a seguir participando da construção do projeto político para o estado. “Balsas está pronta para seguir em frente e ajudar o Maranhão a avançar ainda mais”, concluiu Orleans, sob aplausos da multidão que lotou o evento.

Em mais um momento de grande participação de lideranças políticas, dezenas de prefeitos da Região Sul do estado marcaram presença ao encontro, entre eles Rubens Sussumu (Alto Parnaíba), Kelson Carvalho (Tasso Fragoso), Dr. Alexandre (São João dos Patos), Daniel Franco (Nova Iorque), Accioly Cardoso (São Raimundo das Mangabeiras), Heider Martins (São Félix de Balsas), Paula Coelho (Riachão), Fátima Dantas (Sambaíba), Dra. Mariana (Nova Colinas), Enoque Mota (Pastos Bons), Dra. Fernanda Lima (Fortaleza dos Nogueiras) e Rodrigo Pimentel (Benedito Leite).

No ato, o governador Carlos Brandão destacou os resultado do trabalho realizado nos últimos anos e reforçou a confiança na continuidade desse projeto ao lado de Orleans Brandão.

“Muito feliz de ver essa multidão aqui hoje, porque mostra a confiança dessas pessoas em nossos projetos. Isso é o resultado de muito trabalho, o que só foi possível porque o Orleans esteve ao meu lado, ajudando a planejar e a construir esse novo momento para o Maranhão. O nosso estado não pode retroceder. Basta refletir sobre quem realmente trabalhou pelo Maranhão”, afirmou Carlos Brandão.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Balsas, Alan da Marissol, agradeceu pelos investimentos realizados na cidade e afirmou que os avanços são resultado do trabalho conjunto do grupo. “Vivemos um novo momento. Balsas avançou muito porque temos um grupo comprometido e que trabalha de verdade pela nossa gente. Tudo o que conquistamos até aqui só foi possível graças ao empenho de todos e às parcerias que construímos”, afirmou o prefeito.

27/06/2026

TRADIÇÃO, CULTURA E ALEGRIA MARCAM O ARRAIÁ LUÁ PRESVARGUENSE 2026 EM PRESIDENTE VARGAS.

A cidade de Presidente Vargas viveu três noites de muita emoção, cores e valorização da cultura popular com a realização do Arraiá Luá Presvarguense 2026. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, o evento reuniu centenas de moradores e visitantes em uma grande celebração das tradições juninas.

Durante a programação, o público prestigiou apresentações culturais, danças típicas, quadrilhas juninas e diversas manifestações que mantêm viva a identidade cultural do povo maranhense. O arraiá proporcionou momentos de confraternização entre as famílias e reforçou o compromisso do município com a preservação das tradições populares.

A prefeita Fabiana Mendes destacou que investir na cultura é fortalecer a história e as raízes da população. Ela agradeceu a participação da comunidade, dos artistas, das equipes envolvidas na organização e de todos que contribuíram para o sucesso da festa.

"A cultura é um patrimônio do nosso povo. Ver nossa praça cheia, nossas tradições sendo celebradas e as famílias reunidas é motivo de muita alegria e orgulho", ressaltou a gestora.

A Prefeitura de Presidente Vargas também agradeceu o empenho da Secretaria Municipal de Cultura, dos organizadores, colaboradores e artistas que fizeram do Arraiá Luá Presvarguense 2026 um dos maiores eventos culturais do município.

Mais do que uma festa, o São João de Presidente Vargas reafirmou a força da cultura popular, valorizando os costumes, incentivando os grupos culturais e fortalecendo o sentimento de pertencimento da população. O sucesso da edição de 2026 consolida o Arraiá Luá Presvarguense como um dos principais eventos do calendário cultural da cidade.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 

REGISTRO:0001662/MA

POPULAÇÃO DE NOVA CAROLINAS DEMOSTRA CONFIANÇA EM ORLEANS BRANDÃO



 Em um grande encontro político liderado pela prefeita Mariana Ribeiro, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, recebeu manifestações de apoio de lideranças em Nova Colinas, nesta sexta-feira (26). No evento, foram destacadas as ações do Governo do Estado no município e defendida a continuidade desse trabalho com Orleans Brandão.

“Nova Colinas tem recebido muito do Governo do Estado e tudo que veio para o município teve a parceria desse jovem quando secretário de Assuntos Municipalistas, e ele será o próximo governador do Maranhão. Com ele Nova Colinas vai crescer e avançar ainda mais”, afirmou o vereador Hamilton da Vargem.

A prefeita de Feira Nova do Maranhão, Luiza Coutinho, também reforçou apoio ao pré-candidato e destacou a continuidade das ações que a região tem recebido do governo estadual. “Esse jovem assumiu uma grande responsabilidade e está preparado. O trabalho que vem sendo feito no Maranhão não pode ser interrompido. Deus já consagrou essa vitória em nossas vidas”, declarou.

Também participaram do evento o vice-prefeito Gilberto Rocha, o pré-candidato a deputado estadual Paulo Casé, além dos vereadores Jesus Leite, Orlando, João Cota, Neto Átila, Edvaldo. O encontro reuniu ainda ex-vereadores e lideranças de Feira Nova, Riachão e povoados da região, Zé Negume, Chico Altina, Reginaldo Coelho e Elton Coelho, fortalecendo a aliança política em torno da pré-candidatura de Orleans.

Um dos momentos mais marcantes do encontro foi o pronunciamento da prefeita Mariana Ribeiro, que destacou a parceria construída graças ao diálogo permanente mantido com o então secretário. “Sou Orleans pela gratidão que tenho a ele. Em muitos momentos nos escutou, recebeu nossas demandas e encaminhou as soluções. Sou grata pelo Restaurante Popular, o mais bonito do Maranhão, que tanto beneficia as famílias de Nova Colinas. Sou grata pela Escola Militar, pela areninha, pelo poço que vai melhorar o abastecimento de água, pela praça que será nosso cartão-postal, pelo mercado público e pelo asfalto. Muitas dessas obras já foram promessas no passado. Nós temos o que falar e o que mostrar”, enfatizou.

Durante seu discurso, Orleans Brandão destacou a experiência adquirida ao percorrer os 217 municípios maranhenses e afirmou que o municipalismo continuará sendo uma das principais marcas de seu projeto político. “Recebi a missão de conversar com prefeitos, vereadores e lideranças, não parei um dia sequer. Estou andando o estado, vendo sonhos sendo realizados e obras sendo entregues, para melhorar a vida das pessoas”, afirmou. Ele ainda anunciou novos investimentos para Nova Colinas, entre eles a implantação de uma ciclovia e novos trechos de pavimentação asfáltica.

Entre os participantes do encontro, a aposentada Raimunda Bandeira da Silva afirmou confiar no projeto político apresentado pelo pré-candidato. “Eu achei muito bom o evento. Nunca tinha visto ele pessoalmente, mas já conhecia as propostas dele. Ele ajuda muito a nossa cidade e eu confio nele para ser nosso próximo governador”, declarou.

O morador Francisco Maia também destacou o trabalho desenvolvido por Orleans durante o período em que atuou no Governo do Estado. “Conheço Orleans há cerca de um ano. Ele vem desenvolvendo um trabalho muito bom e o Maranhão está de parabéns em confiar em um homem como ele”, afirmou.

EDIVALDO JR. AMPLIA FORÇA DE ORLEANS BRANDÃO COM PRESENÇA CONSOLIDA NA GRANDE ILHA

 A possível composição da chapa liderada por Orleans Brandão com o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, como candidato a vice-governador ganha relevância pelo peso eleitoral e pelo reforço político ao projeto governista no Maranhão.

Se confirmada oficialmente, a aliança combina a estratégia de expansão e fortalecimento regional de Orleans com a trajetória consolidada de Edivaldo na capital e sua capacidade de articulação institucional.

Entre os aspectos mais associados ao ex-prefeito está sua capacidade de construir pontes políticas. Durante seus dois mandatos à frente da Prefeitura de São Luís, Edivaldo manteve diálogo com diferentes setores da classe política, incluindo lideranças de campos diversos, característica que contribuiu para formar uma imagem de gestor com perfil conciliador.



Na relação com a imprensa, aliados destacam outro ponto considerado diferencial: mesmo em períodos de desgaste administrativo e enfrentando críticas públicas sobre temas da gestão, Edivaldo adotou uma postura de convivência institucional com os veículos de comunicação e profissionais do setor, preservando canais de diálogo e respeitando democraticamente a importância da imprensa.

Esse estilo é frequentemente colocado em contraste com o perfil do ex-prefeito Eduardo Braide, marcado por relação mais tensa com o ambiente de comunicação política e distanciamento da imprensa. Nesse contexto, Edivaldo acrescenta à chapa de Orleans Brandão um perfil de mediação, construção de consensos e ampliação de interlocução.

Do ponto de vista eleitoral, sua presença também pode representar ganho estratégico para Orleans na Grande São Luís – maior colégio eleitoral do Maranhão e tradicionalmente uma das regiões mais disputadas em eleições estaduais.

Além da experiência administrativa acumulada em oito anos de gestão municipal, Edivaldo traz trajetória no Legislativo municipal e federal, ampliando o repertório institucional da chapa.

Para aliados do grupo governista, a eventual composição busca justamente combinar renovação política com experiência administrativa e capacidade de diálogo, fortalecendo a presença eleitoral de Orleans na capital sem abrir mão da estratégia de interiorização construída nos últimos anos.

ORLEANS RANDÃO VISITA INSTIUIÇÃO FILANTRÓPICA EM FORTALEZA DOS NOGUEIRAS E DEFENDE FORTALECIMENTO TERCEIROS SETOR



Durante agenda no município de Fortaleza dos Nogueiras, nesta sexta-feira (26), o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, visitou o Projeto Vida Nova, instituição filantrópica mantida pela Igreja Católica, que desenvolve um importante trabalho socioeducativo voltado a cerca de 500 crianças do município.

Acompanhado da prefeita Dra. Fernanda, Orleans foi recebido pela irmã Claudete, diretora da instituição, e conheceu de perto as instalações e as ações desenvolvidas pela Casa.

Durante a visita, Orleans destacou a importância de um governo presente e aberto ao diálogo com todos os segmentos da sociedade. Segundo ele, além da parceria com os municípios, é fundamental ouvir também as instituições do terceiro setor para construir soluções que atendam às necessidades da população.

“A gente anda por esse Maranhão todo conhecendo histórias, e aqui em Fortaleza dos Nogueiras tive a oportunidade de conhecer esse lindo projeto dirigido pela irmã Claudete. O poder público precisa estar atento e olhar com mais carinho para iniciativas como essa. Quero dizer que vocês não estão sozinhos. Nós vamos sempre apoiar pessoas e instituições que dedicam a vida a fazer o bem”, afirmou.

A diretora da instituição, irmã Claudete, agradeceu a visita e ressaltou a importância da aproximação entre o poder público e as organizações sociais.

“É uma grande alegria recebê-lo em nossa instituição. Quando o terceiro setor tem o poder público como parceiro, conseguimos transformar boas intenções em ações concretas. Essa visita gera proximidade, empatia e fortalece o compromisso com a colaboração na prática”, disse.

A prefeita Dra. Fernanda também destacou o trabalho desenvolvido pelo Projeto Vida Nova e ressaltou a importância da instituição para Fortaleza dos Nogueiras.

“O Projeto Vida Nova presta um serviço de enorme relevância à nossa população há mais de 30 anos. É uma iniciativa que acolhe quem mais precisa e da qual o Minicípio tem muito orgulho de ser parceiro”, afirmou a prefeita. 

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 

REGISTRO:0001662/MA

PAÇO DO LUMIAR VIVE MARCO HISTÓRICO NA POLÍTICA MARANHENSE COM ARTICULAÇÃO DE FRED CAMPOS E POSSE SIMULTÂNEA DE DEZ SUPLENTES.

A política maranhense presenciou nesta sexta-feira (26) um acontecimento que entra para a história de Paço do Lumiar e do estado do Maranhão. Em um movimento inédito, dez vereadores titulares se licenciaram simultaneamente para permitir a posse de seus suplentes, consolidando uma das maiores articulações políticas já registradas em um Legislativo municipal brasileiro.

A solenidade, realizada no Palácio Vereador Miércio Martins, reuniu o prefeito Fred Campos, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Feitosa, os vereadores da Casa e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, reforçando a união entre os Poderes e evidenciando a força política construída pela atual gestão municipal.

A movimentação ocorreu com o licenciamento dos vereadores Leandro Orlete, Bianca Mendes, Carmem Aroso, Rafael Neves, Kamilla Belfort, Paulo Henrique, Mauro Multibancos, Joel Churrasco, Miau Oliveira e Éder Alencar. Com isso, assumiram as cadeiras Fernando Muniz, Ribamar Neto, Arnoldo, Miguel Ângelo, Lilian de Charuto, Drielle da Pindoba, Vagner Sousa, França, Alex do Iguaíba e Edileuza Mendes.

O episódio representa um marco histórico para Paço do Lumiar e para a política do Maranhão, demonstrando a capacidade de diálogo e articulação construída pelo prefeito Fred Campos, que conseguiu reunir diferentes forças políticas em torno de um entendimento institucional considerado inédito.

Durante a cerimônia, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, destacou que o momento simboliza o fortalecimento da democracia e da política construída com diálogo. Segundo ela, a iniciativa demonstra maturidade política e respeito às instituições, ao mesmo tempo em que amplia a participação daqueles que receberam a confiança das urnas.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Feitosa, afirmou que a solenidade ficará registrada na história do Legislativo luminense por representar um gesto de fortalecimento institucional e de valorização da representatividade popular.

Já o prefeito Fred Campos ressaltou que a política deve ser construída por meio do diálogo e da união. Segundo ele, o objetivo da iniciativa é ampliar a participação política e fortalecer a parceria entre Executivo e Legislativo em benefício da população de Paço do Lumiar.

Mais do que uma simples troca temporária de parlamentares, o ato se consolida como um acontecimento histórico para o município e para o Maranhão, reforçando o protagonismo de Paço do Lumiar no cenário político estadual e evidenciando uma articulação institucional rara na política brasileira.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 

REGISTRO:0001662/MA

26/06/2026

AO INTERCEDER POR EVANGÉLICOS, DEPUTADA MICAL FICA PRESA NA SMTT

                   Mical Damasceno.

A deputada Mical Damasceno (Republicanos) foi vítima de ação arbitrária por parte da gestão e de funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no fim da tarde desta sexta-feira (26). Ela foi impedida de deixar o órgão e teve seu carro retido por funcionários, que também teriam cometido excesso ao impedir a parlamentar de deixar o local. Mical explicou que buscou a SMTT para interceder por irmãos evangélicos que procuraram ela para denunciar que estavam sendo impedidos de pregar a palavra de Deus dentro dos Terminais de Integração.

Por meio de vídeos feitos em um Terminal de Integração, ela foi até a SMTT para comprovar que os grupos de oração não causavam qualquer problema. Chegando à secretaria, ela se identificou como deputada e tentou dialogar sobre as denúncias, mas acabou ficando presa e os funcionários do órgão disseram que poderiam tomar seu celular. A situação só foi contornada e a deputada liberada depois das 20h, após a chegada de autoridades da Polícia Militar.
 
Copyright © 2026 Blog da Mucambo