Ultimas


08/01/2022

MAIS UMA VITIMA DE PISTOLAGEM EM ARARI-MA,QUE ESTA A SOLTA E NADA E FEITA PELAS AUTORIDADES COMPETENTES


Os Fóruns e Redes de Cidadania, ao tempo que se solidariza com a comunidade quilombola de Cedro, informa a todos os movimentos e entidades da sociedade civil, lutadores e lutadoras da causa do povo, o falecimento do Sr. José Francisco Lopes Rodrigues, 58 anos, lavrador e liderança do movimento camponês que atua pelos direitos dos lavradores da Baixada Maranhense. 

Sr. Francisco, conhecido como Quiqui, foi atingido por um tiro de espingarda dentro de sua casa, no povoado Cedro no último dia 03/01 por volta das 21h, o mesmo foi socorrido e levado ao hospital municipal da cidade de Arari. De lá, foi transferido, ainda na madrugada, para o hospital Socorrão 2 em São Luís, onde foi submetido a uma cirurgia de urgência, ficando internado até o dia de hoje, quando faleceu às 9h da manhã.
A forma do crime e o contexto ao qual a comunidade está vivendo no momento indicam que a motivação seja a repressão de grileiros contra os lavradores que há anos vem resistindo contra aqueles que invadem e cercam seus territórios.  

Seu corpo será levado para a comunidade de Cedro onde será velado na terra onde ele tanto lutou para garantir a permanência das famílias que habitam a região há mais de um século. 

Nos últimos anos, os conflitos agrários têm se intensificado no Município de Arari, principalmente pela falta de vontade política do Governo do Estado do Maranhão em não regularizar as posses das comunidades que vivem há séculos nessa região, comunidades constantemente fustigadas pelo latifúndio que grilam, cercam as terras públicas para criação de búfalos em larga escala, para a piscicultura em açudes cavados dentro dos campos e a monocultura do arroz transgênico.

Em menos de 2 anos, 4 camponeses foram brutalmente assassinados pela pistolagem em Arari. Celino e Wanderson, pai e filho, na comunidade Cedro no dia 05/01/2020, Antônio Gonçalo Diniz, comunidade Flexeiras no dia 02/07/2021 e João de Deus Moreira, comunidade Santo Antônio no dia 29/10/2021, todos militantes dos Fóruns e Redes de Cidadania. Crimes que seguem impunes!

Ao não resolver os conflitos agrários na Baixada Maranhense, de maneira particular no município de Arari, o Governo de Flávio Dino rasga a Constituição Estadual, torna-se cúmplice da grilagem, do latifúndio e seus crimes. Tendo as mãos machadas de sangue camponês.

JORNALISTA:josinaldo Soares 
REGISTRO:0001662/MA
FONTE:Rede e Fóruns da Cidadania 

Postar um comentário

 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo