Ultimas


06/03/2022

INJUSTIÇA:CASO BERTIM HOJE FAZ 15 ANOS SEM RESPOSTA DA JUSTIÇA AOS FAMILIARES E A POPULAÇÃO PRESVARGUENSES

A pergunta que não quer calar cade os verdadeiros culpados aonde estão.

Hoje 6 de Março completa 15 anos se passaram do assassinato do então Prefeito de Presidente Vargas e depois de 10 anos houve sim o julgamento dos assassinos que foram condenados a mais de 34 anos de cadeia em regime fechado mas pra surpresa dos familiares e de todos foi concedido um habeas corpus em menos de 100 dias.

Estranho é que nem a imprensa divulgou….a não ser o nosso blog pois foi um crime na época de muita repercussão. 

Fica aqui uma pergunta será que a imprensa não tiveram acesso a essa noticia?

Outra coisa que nos intriga e uma condenação de 34 anos quatro meses é quinze dias  por homicídio haver recurso sem no mínimo ter cumprido um terço da pena pra tá em liberdade então isso que dizer que não serviu de nada o julgamento dos acusados a verdade quem tá preso mesmo e o falecido que não volta mais.

VEJAS OS FATOS COMO OCORRERAM 

Foi concluído nesta quarta-feira, 12 de dezembro, o julgamento dos policiais militares José Evangelista Duarte Santos, Benedito Manoel Martins Serrão e Raimundo Nonato Gomes Salgado, acusados pelo assassinato, em 2007, de Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar, o “Bertin”, na época prefeito do município de Presidente Vargas, e de tentativa de homicídio contra Pedro Pereira de Albuquerque, conhecido como “Pedro Pote”. Os réus foram condenados a 34 anos, quatro meses e quinze dias de reclusão, em regime inicialmente fechado.

Atuaram no júri, iniciado na terça-feira, 11, os promotores de justiça Carla Mendes Pereira, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Itapecuru-Mirim; Carlos Augusto Soares, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Codó; e Pedro Lino Silva Curvelo, titular da 32ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís.
Ao final do julgamento, os condenados foram levados para iniciar o cumprimento da pena no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em São Luís. Por já estarem aposentados, o júri não aplicou a pena de perda dos cargos públicos aos réus.

Foram condenados a 34 anos, 4 meses e 15 dias de prisão em regime fechado os ex-militares envolvidos no assassinato do então prefeito Raimundo Bartolomeu dos Santos, ‘Bertin’, de Presidente Vargas do Maranhão. O caso aconteceu em março de 2007 e só nesta semana teve desfecho.

O julgamento começou na segunda-feira, 10, e terminou na quarta, 12, na 2ª Vara Criminal da Comarca em Itapecuru Mirim. Benedito Manoel Martins Ferrão, José Evangelista Duarte Santos e Raimundo Nonato Gomes Salgado, policiais aposentados envolvidos no crime, saíram presos da sessão. Segundo o promotor de justiça Pedro Lino, foi um crime de encomenda – a mando de outra pessoa.

Além do homicídio de Bertin, houve também a tentativa de homicídio do então secretário de esporte da cidade, Pedro Pereira de Albuquerque – Pedro Pote’ – que conseguiu escapar.


RELEMBRE O CASO

Bertin e Pedro Albuquerque foram surpreendidos na altura do Km 193 da BR-222, em Itapecuru-Mirim, por volta das 22h45 do dia 6 de março de 2007, quando se dislocavam de São Luís para Presidente Vargas.

A caminhonete conduzida por Bertin foi interceptada por outro veículo em que estavam os policiais militares José Evangelista, Benedito Serrão e Raimundo Nonato Salgado os mesmo policiais que compõem o destacamento na época no municipio.

Na ocasião, José Evangelista disparou duas vezes contra Bertin. Pedro Albuquerque foi imobilizado por Benedito Serrão e Raimundo Salgado e atingido por um tiro, mas sobreviveu.
Após os crimes, os acusados fugiram ao notar a chegada de um terceiro veículo trafegando pela BR. Os três foram reconhecidos pelo sobrevivente. 

Me assaliento dizer O comportamento do judiciário é pra prescrever... Há influência, de  dinheiro, poder politico envolvido com o julgamento  desse crime. Eatá tudo investigado,  apurado, ... Mas o comportamento é passar tempo pra prescrever pra que nunca se saiba quem encomendou a morte de Bertin?. 
Digo isso baseado em outro casos no estado todos elucidado em menos de 90 dias só o de presidente vargas que não vaí tem um Q que nos deixa curioso diante do descaso da justiça maranhense.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA


Postar um comentário


 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo