Ultimas


29/04/2022

'EDUCAÇÃO É ELO DA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE', DIZ EX-PREFEITA IRACEMA VALE DE URBANO SANTOS


Ex-prefeita de Urbano Santos Iracema Vale diz ao Blogueiro e jornalista Josinaldo Soares , que é preciso desenvolver projetos que valorizam a educação desde a infância.



"A educação é o elo fundamental da transformação de toda a sociedade", declarou.

Durante a sua gestão, foi consolidado o que ficou conhecido como Modelo do Baixo parnaiba. 

Com ela na administração, o município deixou de ter um dos piores índice educacional e virou referência de planejamento social, educação e cultura cívica.

Ontem (28), dia que comemoramos o dia da educação uma data é bastante relevante para refletir de como a educação na cidade Urbano Santos foi valorizada na gestão da ex-prefeita Iracema Vale. 

Com o principal objetivo de incentivar e conscientizar a população acerca da importância da educação, a ex-prefeita encarou com determinação e conseguiu exterminar escolas que funcionavam em estado de precariedade e transformou-as em escolas dignas para alunos e educadores. 

Escolas que funcionavam em barracões de pau a pique eram cerca de 25 com pouco recurso financeiros com muito trabalho aos poucos foram sendo eliminados e o senario foi mudando, hoje 58 escolas deixada por Ircema Vale que foi a grande responsável pela construção de valores sociais, éticos e morais, totalmente voltado para é educação.

Iracema Vale falou sobre como as políticas públicas podem minimizar crises e salvar vidas nas cidades. Segundo ela, a educação é uma forma de provocar mudanças na sociedade, "A educação é a maneira como as sociedades podem se tornar muito mais competitivas, se educarem verdadeiramente o seu povo", explicou.

Para Iracema, o principal desafio a ser enfrentado pelos municípios é o da integração social. "Todas as nossas cidades, ao longo do estado, vão gerando segmentação, segregação. Muitas crianças e jovens crescem à margem da sociedade e, por causa de um erro social, acabam sendo estigmatizados por causa da delinquência e da criminalidade. A sociedade precisa atraí-los e integrá-los, sobretudo, com mecanismos de educação e de cultura", disse.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 

Postar um comentário

 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo