Ultimas


08/05/2025

JUÍZ DA COMARCA DE VARGEM GRANDE PODE MARCA JULGAMENTO QUE PODERA CASSAR 3 VEREADORES DE PRESIDENTE VARGAS A QUALQUER MOMENTO.

Uma decisão do juiz Paulo de Assis Ribeiro, da 050 Zona Eleitoral de Vargem Grande, deve manter o avanço da ação que pode cassar os mandatos de dois vereadores do UNIÃO eleitos em 2024: Manezao, e Francinha do recanto e outro parlamentar que seu nome ainda não pode ser revelado até o momento. O magistrado pode rejeitar os embargos apresentados pela defesa e marcar nova audiência de instrução e julgamento ainda em maio.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), movida pelo PL, acusa o partido de lançar candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir a cota mínima de 30% exigida por lei. Entre os principais indícios estão prestação de contas padronizada, campanhas sem registro de atividade, votação inexpressiva e depoimentos que reforçam a tese de candidaturas “laranjas”.

Segundo fontes, uma das candidatas chegou a afirmar que não fez campanha e foi pressionada a registrar sua candidatura apenas para ajudar o partido.

O juiz pode reafirmar a validade das provas apresentadas, descartar todas as preliminares levantadas pelos réus — como nulidades processuais e ilegitimidade do UNIÃO — e alerta para tentativa de “litigância de má-fé”.

Se a cassação de toda a chapa do União for concretizada, haverá uma retotalização dos votos para o cargo de vereador nas últimas eleições, bem como a entrada de novos vereadores e suplentes.

O terceiro vereador reeleito, cujo nome ainda não podemos revelar, pode ser cassado por decoro parlamentar. O seu caso está sendo investigado pela justiça eleitoral devido à denúncia já apresentada. Caso contrário, o julgamento poderá ser realizado em seguida aos dois acima mencionados. Aguardaremos a apuração dos fatos e a posição da justiça eleitoral em relação à denúncia e às provas apresentadas à justiça.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Postar um comentário

 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo