Ultimas


08/04/2022

VEJA O QUE É CÂNCER DE BEXIGA E CONFIRA OS SINTOMAS, CAUSAS E DIAGNÓSTICO DO TRATAMENTO

O câncer de bexiga é um tipo de tumor caracterizado pelo crescimento de células malignas na parede da bexiga, o que pode acontecer devido ao tabagismo ou à exposição constante a produtos químicos como corantes, pesticidas ou arsênico, por exemplo, pois essas substâncias são eliminadas através da urina, que é concentrada na bexiga antes de ser eliminada, podendo provocar alterações.

Os sinais e sintomas de câncer na bexiga são progressivos e podem ser confundidos com outras doenças do sistema urinário, como aumento da vontade para urinar, dor na região inferior da barriga, cansaço excessivo e perda de peso sem razão aparente. É importante que o diagnóstico seja feito assim que sejam identificados os primeiros sintomas, pois dessa forma é possível iniciar o tratamento mais adequado, evitar complicações e aumentar a chance de cura.

Sintomas de câncer de bexiga

Os sintomas de câncer de bexiga surgem à medida que as células malignas proliferam e interferem na atividade desse órgão. Assim, os principais sinais e sintomas desse tipo de câncer são:

  • Sangue na urina, que muitas vezes só é identificado durante a análise da urina em laboratório;
  • Sensação de dor ou queimação ao urinar;
  • Dor na região inferior da barriga;
  • Aumento da necessidade de urinar;
  • Vontade repentina para urinar;
  • Incontinência urinária;
  • Fadiga;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso não-intencional.

Os sinais e sintomas de câncer de bexiga são comuns a outras doenças das vias urinárias, como câncer de próstata, infecção urinária, pedras nos rins ou incontinência urinária, e, por isso, é importante que o clínico geral ou urologista indique a realização de exames para identificar a causa dos sintomas e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Principais causas

Pela bexiga passam muitas substâncias tóxicas que são eliminadas da circulação sanguínea através da urina, com as quais entramos em contato no dia-a-dia pelo consumo de alimentos, respiração e contato com a pele.

Estas substâncias, presentes no cigarro, pesticidas, corantes e medicamentos, como ciclofosfamida e arsênico, por exemplo, entram em contato com a parede da bexiga, e em exposição prolongada podem desencadear a formação de células cancerígenas.

Como é feito o diagnóstico

Na presença de sinais e sintomas que indiquem um câncer de bexiga, é importante que o urologista seja consultado, para que sejam feitas as avaliações clínicas, exame físico e exames laboratoriais, como exame de urina, ultrassom das vias urinárias, ressonância ou tomografia computadorizada, e a cistoscopia, que consiste na introdução de um tubo fino pela uretra para observar o interior da bexiga. Entenda como é feita a cistoscopia.

Além disso, caso haja suspeita de câncer, o médico indica a realização de uma biópsia, em que é retirada uma pequena amostra da região alterada da bexiga para que seja avaliada microscopicamente com objetivo de verificar se aquela alteração é benigna ou maligna.

Em seguida, os próximos passos para definir a gravidade e o tratamento do câncer na bexiga dependem do estágio de desenvolvimento do câncer:

  • Estágio 0 - sem evidência de tumor ou tumores localizados somente no revestimento da bexiga;
  • Estágio 1 - tumor atravessa que o revestimento da bexiga, mas não atinge a camada muscular;
  • Estágio 2 - tumor que atinge a camada muscular da bexiga;
  • Estágio 3 - tumor que ultrapassa a camada muscular da bexiga atingindo os tecidos ao seu redor;
  • Estágio 4 - o tumor se espalha para os gânglios linfáticos e órgãos vizinhos, ou para locais distantes.

O estágio que o câncer se encontra depende do tempo que a pessoa o desenvolveu, portanto, é muito importante que o diagnóstico e o início do tratamento sejam feitos o mais rápido possível.

Como tratar

O tratamento do câncer de bexiga depende do estadiamento e do grau de comprometimento do órgão, e pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, conforme indicação do médico. Quando o câncer de bexiga é identificado logo nos primeiros estágios, há grande chance de cura e, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.

Assim, de acordo com o estágio da doença, sintomas apresentados pela pessoa e estado geral de saúde, as principais opções de tratamento são:

1. Cirurgia

A cirurgia é o tratamento mais usado para curar este tipo de câncer, porém, só tem bons resultados quando o tumor está nos estágios iniciais e se encontra localizado. Alguns procedimentos cirúrgicos que podem ser usados são:

  • Resseção transuretral: consiste na raspagem, retirada ou queimação do tumor quando possui um pequeno tamanho e está localizado na superfície da bexiga;
  • Cistectomia segmentar: consiste na retirada da parte da bexiga afetada pelo tumor;
  • Cistectomia radical: realizada nas fases avançadas da doença e consiste na remoção total da bexiga.
Na remoção total da bexiga podem ser retirados também os gânglios linfáticos, ou outros órgãos próximos da bexiga que possam ter células cancerígenas. No caso dos homens, os órgãos retirados são a próstata, a vesícula seminal e parte dos canais deferentes. Nas mulheres, são removidos o útero, os ovários, as trompas de Falópio e parte da vagina.

2. Imunoterapia com BCG

A imunoterapia utiliza remédios que estimulam o sistema imune para atacar as células do câncer e é mais usada nos casos de câncer superficial da bexiga ou para prevenir novo crescimento do câncer, após a cirurgia, por exemplo.

O remédio usado na imunoterapia é o BCG, uma solução que contém bactérias vivas e enfraquecidas, que são introduzidas na bexiga através de um cateter, que vão estimular o sistema imunitário a matar as células cancerígenas. O paciente deverá manter a solução BCG na bexiga durante cerca de 2 horas e o tratamento realiza-se uma vez por semana, durante 6 semanas.

3.Radioterapia

Este tipo de tratamento utiliza radiações para eliminar as células cancerígenas e pode ser realizada antes da cirurgia, para reduzir o tamanho do tumor, ou depois da cirurgia, para eliminar as células de cancerígenas que ainda possam estar presentes.

A radioterapia pode ser feita de forma externa, através de um aparelho que incide radiação sobre a região da bexiga, ou por radiação interna, em que é colocado um dispositivo na bexiga que liberta a substância radioativa. O tratamento é realizado algumas vezes por semana, durante várias semanas, a depender do estágio do tumor.

4. Quimioterapia

A quimioterapia para câncer de bexiga usa remédios para eliminar as células cancerígenas, podendo ser utilizado apenas um medicamento ou combinação de dois.

Em doentes com câncer de bexiga superficial, o médico pode utilizar a quimioterapia intravesical, em que o remédio é introduzido diretamente na bexiga através de um cateter, ficando a atuar durante várias horas. Este tratamento realiza-se um vez por semana, por várias semanas.

JORNALISTA:josinaldo Soares REGISTRO:0001662/MA

Postar um comentário

 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo