SOLIDARIEDADE E COMPANHEIRISMO AO POVO DE LUTA DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO

junho 24, 2022 0

No dia 20 de junho, foi realizada na comunidade Boa Hora 3 e Marmorana, em Alto Alegre do Maranhão, importante manifestação popular de apoio à luta da comunidade que enfrenta um grileiro de nome Antônio Márcio que, segundo relato dos moradores, é proprietário de lojas varejos na região.

Participaram do evento dezenas de organizações da sociedade civil, como paróquia de Alto Alegre, Sindicato dos trabalhadores/as rurais de Alto Alegre, FETAEMA – Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Maranhão, CNDH - Conselho Nacional de Direitos Humanos, CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, FRC- Fóruns e Redes de Cidadania, associações camponesas de vários municípios, associação de mulheres e outras. Todas manifestaram total apoio às comunidades.

Uma quantidade grande de moradores também participou, com destaque para a participação dos jovens e crianças, que fizeram a animação do encontro com músicas populares.

Na ocasião, foi dito pelos moradores que em menos de 30 dia, o grileiro já expulsou famílias, ameaçou os moradores, derrubou as cercas da comunidade, levantou cercas novas e colocou gado. Tudo com a presença constante de muitos pistoleiros fortemente armados.

A comunidade é certificada pela Fundação Palmares, tem uma decisão da justiça em favor dos moradores, existe um processo administrativo junto ao INCRA e se espera a regularização do território de 768 hectares em nome dos moradores.

Terra para quem vive nela e trabalha!
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 
FONTE:REDES E FÓRUNS DA CIDADANIA 

0 Comentarios "SOLIDARIEDADE E COMPANHEIRISMO AO POVO DE LUTA DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO "