POLÍCIA FEDERAL APREENDE 672 KG E ERRADICAR 132 MIL PÉS DE MACONHA NO INTERIOR DO MA

novembro 19, 2022 0

A Polícia Federal deflagrou, no período de 11 a 18 de novembro de 2022, na região Oeste do estado do Maranhão, a quinta fase da Operação PHASEOLI, que consiste em uma série de ações policiais que visam erradicar plantações de Cannabis Sativa, erva popularmente conhecida como Maconha. Neste ano, tais ações já ocorreram em território Paraguaio, no estado de Pará e ainda serão executadas nos estados de Pernambuco e Bahia.

No Maranhão, a Polícia Federal, destruiu 62.750 m2 de área plantada, erradicou 132.648 pés de maconha, bem como apreendeu 672 kg (seiscentos e setenta e dois quilogramas) de maconha prontas para o tráfico, que se encontravam nas terras indígenas de Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União, nas proximidades dos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo.

Todas as substâncias entorpecentes encontradas e destruídas perfazem o equivalente a 44 (quarenta e quatro) toneladas de maconha prontas para venda.

A operação teve como escopo reduzir a produção e oferta de maconha no estado do Maranhão, desarticular a comercialização de drogas na região, identificar os envolvidos, individualizar as condutas ilegais e descapitalizar o grupo criminoso responsável pela produção de maconha no Estado.

Ademais, objetiva-se firmar a presença do Estado na região, diminuindo, por conseguinte, os índices de violência urbana e aumentando a sensação de segurança da população.

Para deflagração da Operação a Policia Federal empregou cerca de 50 servidores (entre delegados, agentes, escrivães e agentes administrativos), um helicóptero da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal – CAOP/DIREX/PF, bem como contou com o apoio do Centro Tático Aéreo – CTA/MA, que disponibilizou mais uma aeronave com 09 operadores, e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão com emprego de 04 socorristas.

A operação foi denominada PHASEOLI em alusão a Caliothrips phaseoli: espécie polífaga, capaz de causar danos em diversas culturas de interesse agrícola, como feijão, soja e outras fabáceas.

JORNALISTA: JOSINALDO SOARES

REGISTRO:0001662/MA

0 Comentarios "POLÍCIA FEDERAL APREENDE 672 KG E ERRADICAR 132 MIL PÉS DE MACONHA NO INTERIOR DO MA"