Ultimas


18/03/2024

CAMPONESES CELEBRAM A LUTA, A RESISTÊNCIA E SUAS CONQUISTAS

Dezenas de famílias do Projeto de Assentamento – PA, FAVEIRA DIAMANTINA, em Alto Alegre do Maranhão, celebraram em 16 de março, 13 anos de memória do dia em que as camponesas e camponeses, enfrentaram a polícia e os jagunços para permanecerem na terra onde viviam e trabalhavam.

Naquele dia, lembrado pelas mulheres sob forte emoção, as camponesas colocaram seus corpos sobre as árvores que serviam de barricadas quando a polícia ameaçou cortá-las com motosserra.

Essa data se tornou um símbolo para toda a comunidade, forma de fazer memória para que as novas gerações saibam e valorizem as conquistas, principalmente o direito à terra.

Durante a manhã da celebração, houve uma mesa de falas onde lideranças comunitárias e organizações de luta se fizeram presentes, dentre as organizações que saudaram a assembleia camponesa estavam o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Alegre, o Centro de Defesa dos Direitos do Povo – Pe. Claudio Bergamaschi, o Movimento Popular Fóruns e Redes de Cidadania e a vice prefeita de Alto Alegre.

As famílias lembraram os resultados da luta, ressaltaram que quanto mais união, mais conquistas. A principal delas foi a conquista da terra, depois o acesso aos créditos do Governo Federal, as casas populares, a construção da escola pública, a criação de animais e produção de alimentos saudáveis.

No encerramento da manhã, a comunidade fez também um grande almoço e churrasco comunitário.

Povo unido e organizado, luta e vence!

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0002662/MA
FONTE: FÓRUNS E REDES DE CIDADANIA 

Postar um comentário

 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo