Ultimas


24/01/2025

TCU BLOQUEIA RECURSOS DO PROGRAMA PÉ-DE-MEIA: O QUE ISSO SIGNIFICA PARA O GOVERNO LULA E OS ESTUDANTES?


O Tribunal de Contas da União bloqueou recursos do programa Pé-de-Meia, uma das principais iniciativas do governo Lula, por irregularidades orçamentárias. A decisão visa garantir a credibilidade fiscal do país.

Nesta quarta-feira (22), o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou uma medida cautelar que bloqueia parte dos recursos do programa Pé-de-Meia, uma das principais iniciativas do terceiro mandato de Lula (PT).

Motivos do Bloqueio

O relator do caso, ministro Augusto Nardes, seguiu o entendimento da área técnica, que apontou que o programa está operando fora do orçamento da União e desrespeitando regras fiscais. Os auditores identificaram que os pagamentos aos estudantes, provenientes do Fipem, não estavam previstos na Lei Orçamentária Anual.

Impacto da Medida

Embora a medida cautelar não impeça o funcionamento imediato do programa, ela limita a utilização de certos recursos, afetando apenas valores de fundos privados (FGO e FGEDUC) utilizados para capitalizar o Fipem sem a devida aprovação.

PRÓXIMOS PASSOS

O ministro Nardes determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Caixa Econômica Federal se manifestem sobre as irregularidades em até 15 dias.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA


Postar um comentário

 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo