Ultimas


03/02/2025

EM PLENÁRIA POPULAR, CAMPONESES REAFIRMAM E INTENSIFICAM A LUTA NO MARANHÃO.

No dia 01 de fevereiro, no Povoado Bacabinha em Vargem Grande - MA, há 173 km de São Luís, dezenas de quilombolas e camponeses, em grande parte de jovens, e organizações políticas da sociedade civil, realizaram exitosa assembleia popular.  

Na ocasião, celebraram as vitórias da luta dos trabalhadores, principalmente a construção da estrada que interliga 14 povoados da região de Trincheiras a Bacabinha em Vargem Grande, direito há muito tempo negado que prejudicava as famílias, principalmente idosos, crianças e pessoas com deficiência, casos que se agravavam no período chuvoso onde as comunidades ficavam isoladas.

A construção da estrada foi fruto da luta das comunidades da região, principalmente das famílias do Povoado Bacabinha que cobraram das autoridades públicas, fizeram reuniões, passeatas e denunciaram aos órgãos de controle as violações dos direitos humanos pela ausência da via. 

Após o ato da inauguração popular da estrada, a assembleia se reuniu para deliberar sobre as principais lutas da região. Durante os relatos dos camponeses e das organizações políticas, houve a denúncia de casos graves de destruição ambiental, invasão dos territórios por parte de grileiros com milícias armadas, visto que a região está dentro da área do MATOPIBA, projeto de expansão do latifúndio/agronegócio. 

Situação que chocou a todos foi caso da comunidade quilombola Cancelas, no Município de São Benedito do Rio Preto, que já teve parte do seu território destruído por correntões e tem uma decisão liminar do judiciário impedindo de as famílias fazerem os roçados e coletar coco babaçu e outros alimentos.

Dentre os principais encaminhamentos, as comunidades decidiram por manter os trabalhos de mutirão como as roças coletivas, venda cooperada dos produtos, fortalecimento das associações de moradores e do movimento social unificado, como forma de enfrentar o agronegócio e o latifúndio e de retomarem suas áreas roubadas pela grilagem de terras.

As organizações presentes na plenária exaltaram a legítima e destemida luta camponesa no estado, bem como, manifestaram sua irrestrita solidariedade.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/FÓRUNS E REDE DA CIDADANIA 

Postar um comentário

 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo