A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de São Benedito do Rio Preto, iniciou as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), sob coordenação da nutricionista Fabiana Maciel. A primeira ação foi realizada na Escola Rosa Costa, bairro humaitá e marcou o início das mobilizações alusivas ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

O evento contou com a participação da psicóloga da rede municipal, Rayanne Garréto, que destacou a relevância de discutir saúde mental dentro do ambiente escolar e em diferentes setores da comunidade.
As atividades do Setembro Amarelo estão sendo desenvolvidas em múltiplos espaços do município, como Unidades Básicas de Saúde, CAPS, Centro de Especialidades, CRAS, CREAS e escolas, em articulação com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

De acordo com a psicóloga, os sinais de alerta relacionados ao sofrimento emocional incluem mudanças no comportamento, isolamento social, redução da comunicação, permanência excessiva em solidão e falas como “minha vida não tem mais sentido” ou “eu gostaria de dormir para sempre”. Mesmo quando não são declarações diretas, esses indícios devem ser observados com atenção.
No município, os cidadãos podem procurar atendimento no CAPS, no Centro de Especialidades, no CRAS e nas Unidades Básicas de Saúde, onde há oferta de acompanhamento psicológico.
As ações reforçam que a saúde mental deve receber o mesmo cuidado dado à saúde física. A recomendação é que, ao identificar sinais de necessidade em si ou em pessoas próximas, a população busque apoio imediatamente especializado.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
Postar um comentário