Buriti, MA – A Polícia Civil do Maranhão deu um golpe certeiro no crime organizado em Buriti, região do Baixo Parnaíba, na última sexta-feira (14). Em uma operação que movimentou toda a cidade, sete suspeitos de envolvimento em crimes como homicídios, tráfico de drogas e roubo foram presos. A ação foi um marco na luta contra o avanço de facções criminosas na região, com apreensão de armas de grosso calibre, drogas e uma significativa quantia de dinheiro.
A operação, coordenada pela Delegacia de Buriti, teve como alvo a desarticulação de uma organização criminosa ligada ao tráfico de entorpecentes e homicídios. Três dos presos foram capturados por meio de mandados de prisão preventiva, já outros quatro foram detidos em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de armas e posse de material bélico de uso restrito. No total, foram retiradas de circulação sete pessoas envolvidas com atividades ilícitas.
APREENSÕES IMPACTANTES
A operação foi além das prisões. Durante as buscas, a polícia apreendeu uma pistola 9mm, uma escopeta calibre 12, munições de ambos os calibres e drogas como maconha, cocaína e crack. Também foram encontrados R$ 7 mil em dinheiro, balança de precisão e outros instrumentos usados para o fracionamento de entorpecentes, além de celulares e um rádio comunicador. Esses itens passarão por análises técnicas para ajudar a desvendar mais detalhes das atividades criminosas.
INVESTIGAÇÕES E COLABORAÇÃO REGIONAL
O trabalho investigativo da Polícia Civil começou com o Inquérito nº 27208/2025, instaurado para apurar o homicídio qualificado de um jovem de 19 anos, ocorrido em outubro. Com base em evidências, os investigadores identificaram os envolvidos no crime e mapeamento dos pontos de apoio utilizados pela organização criminosa. Segundo o delegado Josemar Rocha, a operação foi fundamental para desarticular esse grupo de alta periculosidade.
A operação contou com o apoio de diversas unidades policiais de Buriti, Chapadinha, Caxias, além da Guarda Municipal, Ministério Público e do Poder Judiciário local. A prefeitura de Buriti também contribuiu para o sucesso da ação.
CONTINUIDADE NAS INVESTIGAÇÕES
De acordo com o delegado, as investigações não param por aqui. A polícia continuará trabalhando para identificar outros membros da organização criminosa e impedir que novas facções tomem o controle da região. "O cumprimento das ordens judiciais foi um passo importante, mas nossa missão é seguir firmes no combate a esses criminosos, para garantir a segurança da população de Buriti", afirmou o delegado Josemar Rocha.
A operação foi um grande avanço na luta contra o tráfico de drogas e a violência em Buriti, mas os desafios continuam. A polícia civil permanece vigilante e determinada a proteger a cidade e suas comunidades dos impactos do crime organizado.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA

Postar um comentário