Destaques

15/11/2024

SÃO BENEDITO DO RIO PRETO RECEBE TROFÉU E CERTIFICADO DO SELO UNICEF

 O prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, recebeu nesta quinta-feira (14) o troféu e um certificação do Selo UNICEF, edição 2021-2024, em uma cerimônia no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. Essa certificação reconhece os municípios que mais se destacam em ações de desenvolvimento voltadas para crianças e adolescentes em áreas como saúde, educação e assistência social. Pela primeira vez, o município conquista o Selo UNICEF, um marco histórico para São Benedito do Rio Preto e um avanço para o Maranhão, que teve um total de 129 cidades contempladas.


Para o prefeito Wallas Rocha, o título é uma prova do empenho da administração em melhorar a vida das crianças e adolescentes. “Esse Selo é o reconhecimento de que estamos no caminho certo. O resultado veio nessa gestão, na qual tem priorizado ações de qualidade em várias áreas” afirmou.

A secretária adjunta de Educação, Celina Albuquerque, também comemorou a conquista, destacando a educação como ponto central para esse resultado. “A prefeitura tem investido continuamente na qualidade da educação em nosso município, e o Selo UNICEF só confirma que estamos avançando. Esse reconhecimento nos incentiva a continuar com esse trabalho,” declarou.

Marta Rocha, mobilizadora da Saúde em São Benedito do Rio Preto, ressaltou que a certificação trará ainda mais benefícios para o município. “O Selo é uma vitória não só da gestão, mas de toda a comunidade. Ele abre portas para novas oportunidades, ações e recursos para nossas crianças e adolescentes,” explicou.

A primeira-dama Brenda Nunes também reforçou o compromisso da prefeitura com a continuidade das ações. “Esse reconhecimento nos motiva a seguir em frente com cada projeto. Queremos que São Benedito do Rio Preto continue sendo referência no cuidado com as novas gerações,” disse.

O evento contou com a presença de outras lideranças importantes, como Regiane Costa, articuladora do Selo UNICEF e Bernardo Lima, mobilizador de jovens, que têm contribuído ativamente para as ações que garantiram ao município o Selo UNICEF.

PRESIDENTE IRACEMA VALE REAFIRMA COMPROMISSO PELO MARANHÃO APÓS REELEIÇÃO HISTÓRICA NA ASSEMBLEIA.

Em seu discurso, presidente destacou sua trajetória política e atribuiu a vitória ao compromisso com o povo maranhense e ao apoio dos colegas parlamentares

Presidente Iracema Vale reafirma compromisso pelo Maranhão após reeleição histórica na Assembleia

Iracema Vale declarou que seguirá trabalhando com humildade e dedicação, mantendo sua essência

Na sessão plenária desta quinta-feira (14), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), subiu à tribuna para expressar sua gratidão pela reeleição ocorrida ontem (13), em uma das disputas mais intensas e históricas já vividas no Legislativo maranhense. Em seu discurso, ela destacou sua trajetória política e atribuiu a vitória ao compromisso com o povo maranhense e ao apoio dos colegas parlamentares.

“Agradeço, em primeiro lugar, a Deus, a quem eu sirvo. É a Ele, o Deus vivo, que segura minha mão e me acompanha desde as primeiras lutas, como vereadora, prefeita e, agora, deputada estadual”, afirmou.

A presidente relembrou os desafios enfrentados ao longo da carreira, ressaltando que sua caminhada até a presidência não contou com grandes influências políticas, mas foi construída com dedicação e trabalho. Ela também agradeceu aos 20 colegas que depositaram confiança em sua gestão, reconduzindo-a ao comando do Parlamento Estadual.

“Esse voto é fruto do trabalho que desenvolvo na Casa há dois anos. Agradeço aos que reconheceram minha condução à frente do Legislativo. E, aos que não votaram em mim, meu agradecimento também, pois essa experiência me trouxe ensinamentos e evidenciou a riqueza do processo democrático”, destacou.

Iracema Vale foi firme ao descartar rumores sobre qualquer interferência de forças externas ou pressões internas no processo eleitoral, enfatizando que a eleição foi livre e soberana, e os parlamentares exerceram seu direito de voto com total autonomia.

"Os adversários já reconheceram que os votos foram para a deputada Iracema. Não houve interferência de ninguém no resultado, nem foi necessário. Todos aqui são adultos e responsáveis por seus atos", declarou.

Sobre o governador Carlos Brandão, Iracema esclareceu que ele não teve qualquer influência na eleição. 

“Eu que pedi os votos, apresentei meu trabalho, sem necessidade de propostas indecorosas. Aqui nesta Casa, o compromisso é com a ética e o respeito aos pares”, reforçou.

Compromisso

Iracema Vale reiterou seu compromisso com o povo do Maranhão e declarou que seguirá trabalhando com humildade e dedicação, mantendo sua essência. 

“Eu sou a mesma Iracema que saiu do interior e chegou até aqui. A presidência não me envaidece; continuo sendo a deputada que cuida do meu povo da zona rural. Minha humildade é a mesma”, afirmou.

A chefe do Legislativo encerrou sua fala com uma mensagem de união, pedindo discernimento e serenidade para a continuidade dos trabalhos na Assembleia Legislativa pelos próximos dois anos. “Eu continuarei presidente dos 42 deputados. O jogo zerou, e esta Casa pode contar com o trabalho da nova Mesa Diretora”, concluiu.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

14/11/2024

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO E DESARTICULA PONTO DE VENDA DE DROGAS NA CIDADE DE VARGEM GRANDE

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Vargem Grande, com apoio da Delegacia Regional de Itapecuru Mirim, cumpriu, no dia 14 de novembro de 2024, por volta das 12h00min, um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na Rua Raimundo Antonio Cardoso, bairro São Miguel, em Vargem Grande. O local era identificado como ponto de comercialização de drogas, com intensa movimentação de usuários, o que motivou a operação policial, autorizada judicialmente após parecer favorável do Ministério Público.

Durante a ação, foram apreendidos diversos itens relacionados ao tráfico, incluindo 7 porções de cocaína, 75 porções de maconha (entre elas, maconha tipo SKUNK), 4 balanças de precisão, R$ 3.083,65 em dinheiro, 10 celulares, 13 gaiolas com pássaros silvestres, uma agenda contendo registros detalhados sobre as transações de drogas, uma maquineta de cartão utilizada no comércio de entorpecentes, um automóvel Honda Civic, 11 rolos de papel laminado para embalar drogas e duas motocicletas, entre outros itens.

Sete pessoas foram conduzidas à Delegacia de Vargem Grande, onde suas condutas estão sendo individualizadas e elas estão sendo autuadas por diversos CRIMES, como TRÁFICO DE DROGAS, ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO e MAUS-TRATOS A ANIMAIS (CRIME AMBIENTAL).

Entre os detidos, está M.C., que já respondia em liberdade por LATROCÍNIO contra o entregador de lanches **FRANCISCO DE ASSIS SILVA DA ROCHA**, ocorrido em 23 de abril de 2023, nas imediações do residencial Canaã, em Vargem Grande.

A Polícia Civil solicita à população que faça denúncias anônimas, que têm sido fundamentais para a elucidação de crimes e para a segurança da comunidade. O telefone para denúncias é (98) 9 9216-9797.

Polícia Civil do Maranhão, em defesa do cidadão!

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/DPCVG 

IRACEMA VALE AGRADECE REELEIÇÃO E REAFIRMA COMPROMISSO COM GESTÃO COMPARTILHADA

é um espaço plural que reflete a sociedade e que conseguiu conquistar a confiança dos seus pares com seu trabalho centrado. “Estou muito feliz, tranquila e agradecida pelos 21 parlamentares terem aprovado minha gestão. Sou vencedora e grata por minha recondução à Presidência do Parlamento Estadual por mais dois anos”, concluiu a presidente da Assembleia.

Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2025/2026:

Presidente – Deputada Iracema Vale (PSB)

Primeiro Vice-presidente – Deputado Antônio Pereira (PSB)

Segundo Vice-presidente – Deputada Fabiana Vilar (PL)

Terceiro Vice-presidente – Deputado Hemetério Weba (PP)

Quarto Vice-presidente – Deputada Andrea Rezende (PSB)

Primeiro secretário – Deputado Davi Brandão (PSB)

Segundo secretário – Deputado Glalbert Cutrim (PDT)

Terceiro secretário – Deputado Osmar Filho (PDT)

Quarto Secretário – Deputado Guilherme Paz (PRD)

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

13/11/2024

MARANHENSE DE 16 ANOS MORRE APÓS TOMAR AÇAÍ ENVENENADO NO PARÁ; MÃE E AVÓ ESTÃO INTERNADAS.

Vítimas do envenenamento.
Uma adolescente morreu após tomar açaí com veneno de rato em Belém, capital do estado do Pará, no último domingo (10). Ela foi identificada como Verônica Sabrine dos Santos, de 16 anos. A mãe e avó da garota também consumiram o açaí envenenado. As três são de Governador Nunes Freire, no Maranhão. Segundo a polícia, o pai da adolescente é o principal suspeito do crime. 

O caso foi registrado na casa de Erineuda dos Santos Mendes, de 45 anos, mãe de Verônica. As duas estavam na companhia de Maria Neide dos Santos, de 62 anos, mãe de Erineuda, que havia ido à casa da filha para prestar apoio durante o processo de separação com o pai de Verônica.

Segundo a irmã de Erineuda, o homem teria mandado a filha servir o açaí, mas não ingeriu. Depois de tomar o açaí envenenado, as três - avó, mãe e filha - começaram a passar mal. Verônica morreu em poucos instantes após ingerir o alimento.

Maria Neide e Erineuda foram socorridas e depois transferidas para um hospital, onde permanecem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. Ele foi ouvido na segunda-feira (11), mas foi liberado. A polícia segue investigando o caso para saber como foi colocado veneno no alimento e se foi proposital.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/IMIRANTE.

IRACEMA VALE É REELEITA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO PARA O BIÊNIO 2025/2026.

A deputada estadual Iracema Vale (PSB) foi reeleita presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) durante sessão realizada na tarde desta quarta-feira, 13 de novembro, no Plenário Deputado Nagib Haickel. A eleição foi decidida em segundo turno.

No primeiro turno, Iracema empatou com o deputado Othelino Neto (Solidariedade), seu antecessor na presidência, ambos com 21 votos. No segundo turno, o empate se repetiu, mas, pelo critério de idade, Iracema foi declarada vencedora.

A condução dos trabalhos ficou a cargo do deputado Arnaldo Melo (PP).

A chapa encabeçada por Iracema, intitulada “União e Continuidade”, foi eleita para o biênio 2025/2026 e conta com a seguinte composição:

1º vice-presidente: deputado;

1º vice-presidente: deputado Antônio Pereira (PSB);

2º vice-presidente: deputada Fabiana Vilar (PL);

3º vice-presidente: deputado Hemetério Weba (PP);

4ª vice-presidente: deputada Andréia Rezende;

1º secretário: deputado Davi Brandão (PSB);

2º secretário: deputado Glalbert Cutrim (PDT);

3º secretário: deputado Osmar Filho (PDT);

4º secretário: deputado Guilherme Paz (PRD);

A posse oficial da nova Mesa Diretora da Alema está marcada para fevereiro de 2025.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

 FONTE: JIB 

12/11/2024

ASSEMBLEIA: CONFIRA OS NOMES DA CHAPA QUE SERÁ ELEITA AMANHÃ (13), PARA A MESA DIRETORA, ENCABEÇADA POR IRACEMA VALE.

 

A deputada Iracema Vale (PSB), oficializou os nomes que comandará a Mesa Diretora no biênio 2025/2026. A eleição, marcada para amanhã (13), as 11h30 no Plenário Deputado Nagib Haickel, deve confirmar Vale no comando da casa por mais dois anos.

Além de Iracema Vale na presidência, a nova Mesa Diretora será composta por Antônio Pereira (PSB) na 1ª vice-presidência, Fabiana Vilar (PL) na 2ª vice-presidência e Hemetério Weba (PP) na 3ª vice-presidência. Na 1ª secretaria, David Brandão (PSB) foi indicado, seguido por Glauberth Cutrim (PDT) na 2ª, Osmar Filho (PDT) na 3ª e Guilherme Paz (PRD) na 4ª secretaria.

A oficialização por Iracema Vale reforça sua liderança e compromisso em conduzir a Assembleia no próximo biênio com uma base de apoio diversificada e alinhada.

Até o fechamento desta matéria, não havia confirmação de outra chapa concorrendo, mas o deputado Othelino Neto (SD) já declarou que irá contra o consenso e disputará a eleição sozinho, com seu único voto, “caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”, como diz a famosa música de Caetano Veloso.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

IRACEMA VALE AFIRMA QUE PREFEITOS PODEM CONTAR COM A ASSEMBLEIA EM ENCONTRO PROMOVIDO PELA FAMEM.

Evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e também contou com presença dos deputados Roberto Costa, Arnaldo Melo, Ariston e Fabiana Vilar.


Agência Assembleia/ Foto: J. Cardozo

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta segunda-feira (11), no auditório Fernando Falcão, da abertura do IV Encontro para os Novos Gestores Municipais, realizado pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores de dezenas de municípios de todas as regiões do Maranhão.

Iracema vale parabenizou a Famem pela iniciativa e disse que a Assembleia Legislativa está de portas abertas para receber e apoiar os gestores municipais na missão desafiadora de governar.

“Ser prefeito e prefeita é uma missão desafiadora. Tentar resolver o maior número possível de problemas de nossos municípios e atender as expectativas da população, que não são poucas, é realmente muito desafiador. Mas, é muito bom quando a gente assume a responsabilidade de caminhar junto com a população e em parceria com todos que podem ajudar no desenvolvimento de nossos municípios. Podem contar com a Famem, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa para ajudá-los. Carlos Brandão é um governador municipalista que gosta de ajudar os municípios”, frisou a chefe do Parlamento Estadual.

Também prestigiaram o evento os deputados Roberto Costa (MDB), Arnaldo Melo (PP), Ariston (PSB) e Fabiana Vilar (PL).

Fortalecer o municipalismo

O presidente da Famem ressaltou o objetivo do encontro, de oferecer uma plataforma de troca de conhecimentos e experiências, visando aprimorar a administração pública e fortalecer as gestões municipais em todo o Maranhão.

“Este é um momento muito importante para a troca de conhecimentos e experiências e, sobretudo, de participação no processo de desenvolvimento das boas políticas públicas e principalmente do fortalecimento do municipalismo”, ressaltou.

Agradecimento

O prefeito eleito de Colinas, Renato Santos (MDB), agradeceu à Famem pela oportunidade de troca de experiências e de conhecimentos. “Um momento muito importante e produtivo. Os novos gestores, realmente, necessitam ser orientados sobre como governar de acordo com os ditames legais e com o planejamento de suas ações”, salientou.

Simplesmente Maria, prefeita eleita de Arari (MDB), também elogiou a realização do encontro. “É uma iniciativa de suma importância para nos alertarmos e termos um direcionamento de nossas ações. Temos noções, mas a gestão exige um conhecimento muito mais amplo, que é o que estamos recebendo aqui nesse evento”, acentuou.

Durante o evento, por meio de exposições e painéis de debate, foram abordados temas como “Pilares para uma Gestão de Sucesso”, “Prefeitura da Porta para Fora e da Porta para Dentro”, “Os Governos Estadual e Federal como Suportes aos Anseios dos Municípios” e o “Poder Legislativo Estadual e Federal como Suportes ao Desenvolvimento dos Municípios”.

Entre outras autoridades, o evento contou com a presença do presidente da Famem, prefeito Bigu Oliveira, de Santo Antônio dos Lopes; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador José Gonçalo Filho; e do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), Marcelo Tavares; e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão (CDE-MA), Celso Gonçalo de Souza.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA VAI REALIZAR NOVA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA NA QUARTA-FEIRA (13)

 

A  presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), convocou sessão para a eleição da nova Mesa Diretora da Alema para o biênio 2025/2026 que ocorrerá na próxima quarta-feira (13), às 11h30.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, no uso de suas atribuições legais (…) convoca uma sessão preparatória, a realizar-se no dia 13 de novembro de 2024, às 11h30, no Plenário Deputado Nagib Haickel, para eleição da Mesa Diretora do 2º biênio da 20ª Legislatura, que tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2025″, diz o Ato.

A atual presidente Iracema Vale é favorita para ser reconduzida à Presidência da Casa. Ela deve ter como concorrente em uma candidatura avulsa o deputado Othelino Neto, que já foi presidente da Alema.

A disputa está quanto aos outros oito cargos da Mesa Diretora, que tomará posse em 1º de fevereiro de 2025.  Para 1ª vice-presidente da Casa os nomes mais cotados são os dos deputados Antônio Pereira e Andreia Rezende.

Resolução Legislativa 

Em sessão extraordinária na terça-feira (5), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão – tendo em vista o Projeto de Resolução Legislativa nº 109/2024, que foi aprovado nos seus turnos regimentais na quarta-feira (30) -, promulgou a Resolução Legislativa nº 1.300/2024, que trata da eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo Estadual.

Na prática, o texto da Resolução Legislativa nº 1.300/2024 altera os artigos 7º e 8 º da Resolução Legislativa nº 449, datada de 24 de junho de 2004, Regimento Interno da Alema, e dá outras providências.

O artigo 7º da nova norma aprovada estabelece que, a partir do dia 1º de novembro do segundo ano da Legislatura, pode ser realizada Sessão Preparatória para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, mediante voto secreto. O texto também reforça que os membros eleitos tomarão posse no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da Legislatura, em data e horário definidos por Ato da Presidência, com antecedência de 48 horas da realização do pleito.

Já o artigo 8º dispõe que a eleição dos membros da Mesa ocorrerá em votação por escrutínio secreto, exigida a maioria absoluta de votos em primeiro turno e maioria simples em segundo turno, presentes a maioria absoluta dos deputados, observadas as formalidades e exigências dispostas no referido artigo.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO LANÇARÁ PROGRAMA PARA COMBATER O QUE RESTA DE POBREZA EXTREMA NO MARANHÃO.

O governo do Maranhão investe em ações que visam a erradicação da pobreza extrema no estado. O programa “Criança sem fome”, que consta de projeto a ser encaminhado à Assembleia Legislativa, é uma delas. 

A meta da iniciativa é retirar 197 mil famílias da pobreza extrema no estado. Na ação, cada família beneficiada receberá um cartão no valor de R$ 200,00 mensais, destinados exclusivamente à aquisição de alimentos em rede comercial credenciada. Para evitar problemas, o projeto prevê fiscalização rigorosa da utilização do cartão e, em caso de uso indevido, haverá suspensão.

O investimento no “Criança sem fome” será da ordem de R$ 200 milhões por mês, com recursos provenientes de reajuste de 1% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que incide sobre produtos não essenciais. Esse percentual também está previsto na proposição que deve ser encaminhada à Assembleia nos próximos dias, para que seja aprovado ainda neste ano e possa ser implantado no início do ano que vem.

Em uma visão macro, o “Criança sem fome” será o eixo central da política de segurança alimentar do Governo do Maranhão, especialmente a voltada para crianças. O objetivo, com o programa implementado, é que nenhuma família do Maranhão apareça mais na faixa de pobreza extrema até 2026, último ano do governo Brandão. 

Também dentro desse esforço, diversas iniciativas já são realizadas pelo governo. É o caso dos Restaurantes Populares, com uma rede de 180 unidades que servem café da manhã, almoço e jantar, ao preço de R$ 1,00; e do programa Mais Renda, que garante inclusão financeira a milhares de empreendedores.
VT

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE: AGÊNCIA ASSEMBLEIA 
 
Copyright © 2026 Blog da Mucambo