Destaques

21/12/2024

STF DÁ XEQUE-MATE: IRACEMA VALE ESTÁ REELEITA E SEGUE NA PRESIDÊNCIA, OTHELINO FICA SEM AS "CARTAS NA MANGA"

Neste sábado (21), o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, rejeitou o pedido de medida cautelar apresentado pelo partido Solidariedade, que tentava barrar a posse da deputada Iracema Vale na presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. A decisão confirmou a eleição realizada em 13 de novembro e deixou o grupo político liderado pelo deputado estadual Othelino Neto “sem saída” no jogo político.

Na decisão, Barroso avaliou que o pedido não apresentava urgência ou risco irreparável que justificasse uma liminar em regime de plantão. A contestação do Solidariedade focava no critério de desempate por idade, previsto no Regimento Interno da Assembleia, que, segundo o partido, violaria princípios constitucionais como isonomia e simetria com a Câmara dos Deputados. Apesar da argumentação, o ministro considerou que o “trunfo” jurídico não era suficiente para reverter o resultado.

Com a decisão, Iracema Vale consolida sua liderança na Assembleia, frustrando os planos de Othelino e seus aliados, que viam na cautelar uma “última cartada”. O posicionamento do STF assegura a estabilidade institucional no legislativo maranhense e enterra as especulações sobre uma possível reviravolta no comando da Casa.

Barroso destacou que a análise do mérito ainda será realizada pela relatora do caso, o que significa que eventuais mudanças só poderiam ocorrer em decisão colegiada. Até lá, Iracema permanece “no tabuleiro”, reforçada pela vitória política e jurídica que desmontou a estratégia dos adversários.

Com essa decisão, o STF reafirma sua função de garantir o equilíbrio das instituições estaduais, enquanto o grupo de Othelino Neto reflete sobre a derrota, que encerra o ano com um gosto amargo para seus aliados.


JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/BLOG DO CLÁUDIO LIMA 

 

TRAGÉDIA! ACIDENTE ENVOLVENDO CARRETA, ÔNIBUS E AUTOMÓVEL DEIXA 38 MORTOS.

Local do acidente.
Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura do km 285 da BR-116, em Lajinha, município de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão ocorreu às 3h e envolveu um ônibus, uma carreta que transportava uma pedra de granito e um carro. Vídeos gravados por pessoas que passaram pela rodovia momentos após o acidente mostram os veículos em chamas.

Dinâmica do acidente

Inicialmente, segundo informações repassadas ao Corpo de Bombeiros, o pneu do ônibus havia estourado e o motorista perdeu o controle da direção, batendo contra uma carreta. Um carro que vinha atrás também colidiu com o ônibus. Com a colisão, o ônibus pegou fogo. O ônibus da empresa EMTRAM saiu de São Paulo na sexta-feira (20) por volta das 7h e tinha como destino Vitória da Conquista (BA), um trajeto de aproximadamente 1,5 mil km.

Já de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, informações preliminares e vestígios no local demonstram que possivelmente um grande bloco de granito de soltou da carroceria da carreta e atingiu o ônibus que seguia na rodovia, em sentido contrário. Logo após o impacto da pedra com o ônibus ocorreu um grande incêndio, no veículo que transportava 45 passageiros. As três pessoas que estavam no carro ficaram gravemente feridas. A polícia ainda investiga as circunstâncias do acidente.

O agente da Polícia Rodoviária Federal Fabiano Santana classificou o acidente como "uma tragédia sem precedentes para a região" e informou que a maior parte das mortes foi causada pelo incêndio do ônibus. "Foram vítimas resgatadas para o hospital, pessoas que se queimaram tentando resgatar vítimas, crianças pedindo para resgatar os pais", relatou Santana. Ainda segundo a PRF, a pista ficou totalmente interditada por aproximadamente 6 horas. O trânsito foi liberado no fim da manhã e segue em esquema de 'pare e siga'.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/G1 MG.

PRF INICIA OPERAÇÃO RODOVIDA NO MARANHÃO

Operação Rodovida.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início, nesta quinta-feira (19), à Operação Rodovida 2024/2025 no estado do Maranhão. A ação tem como objetivo principal reforçar a segurança no trânsito, reduzir acidentes e salvar vidas durante os períodos de maior movimentação, como as férias escolares e os feriados de Natal, Ano Novo e Carnaval.

Para marcar o início da Operação, a PRF realizou um evento na Unidade Operacional (UOP) em São Luís. O evento contou com a presença do superintendente regional, PRF Francinácio Medeiros, e de representantes de instituições parceiras, como a ANTT, DNIT, DETRAN/MA, PMMA, SOS VIDAS, SMTT, PCMA, Bombeiro Militar, ALUMAR, VALE, ABRAMED, entre outros. Após a cerimônia, foram realizadas fiscalizações com atividades educativas na frente da UOP, no km 14 da BR-135. As ações tiveram como objetivo transmitir informações e conscientizar a população sobre a importância da participação social na promoção da segurança no trânsito.

A operação visa fortalecer a integração entre os órgãos parceiros por meio de convênios ou acordos de cooperação técnica, priorizando a fiscalização de infrações graves como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, uso de álcool, transporte inadequado de crianças, descumprimento do tempo de direção por motoristas profissionais e utilização de celular ao volante. Também serão intensificadas as ações para coibir práticas perigosas de motociclistas, além de garantir a segurança de pedestres e ciclistas, em conformidade com a Lei nº 12.587/2012 e o CTB.

Após um período intenso de ações voltadas para a segurança no trânsito, a Operação será encerrada no dia 9 de março de 2025, logo após o Carnaval. Durante sua execução, a iniciativa busca reforçar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e salvar vidas.

JORNALISTA/JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA
FONTE: PRF.

20/12/2024

PRESIDÊNCIA DA CASA – IRACEMA ACREDITA QUE A JUSTIÇA PREVALECERÁ A SEU FAVOR E DA ASSEMBLEIA NO CASO DA ADI DO PARTIDO DE OTHELINO.

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), concedeu entrevista ao editor do Blog e ao radialista Rogério Silva, apresentadores do programa Ponto Continuando, da 92.3 FM, resenha política mais antiga do rádio FM maranhense, após o encerramento dos trabalhos da Casa no fim da manhã desta sexta-feira, 20.

Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa

Questionada sobre o trâmite da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), impetrada no Supremo Tribunal Federal pelo partido Solidariedade, que visa alterar o resultado do pleito interno para o comando do Parlamento, referente ao biênio 2025/26, do qual ela se sagrou vencedora pelo critério de possuir maior idade após empatar em dois turnos com o deputado Othelino Neto, do SDD, Iracema mostrou-se confiante na Justiça.

“Estou observando com muita tranquilidade e confiante que vai prevalecer o regimento interno da Casa, que existe há mais de 20 anos. Eu nunca vi regra de jogo, depois do jogo ser jogado, ser mudada, né. Só se será a primeira vez na história do Maranhão. Aí, se isso acontecer, nós vamos ter que realmente estudar as causas, os motivos, as razões para esse atropelo. Eu não acredito que acontecerá. Acredito que a ministra instituiu um rito; ela vai cumprir o rito dela; acredito que a AGU vai se manifestar; a PGR vai se manifestar, cada um a seu tempo, que é o tempo da Justiça, não é o meu e nem o de ninguém. E eu acredito que vai ser feita Justiça para comigo e para com a Assembleia Legislativa do Maranhão. Para com os deputados que aprovaram o regimento interno da Casa há mais de 20 anos. Que, inclusive, foi o mesmo regimento, com o mesmo critério de idade, que existiu nas eleições das quais o nosso concorrente participou e se elegeu presidente. Eu só quero que as mesmas regras que serviram para ele, sirvam para mim. Regras que serviram para outros que me antecederam, até que a Assembleia mesmo resolva promover modificação”, comentou.

Relatora da Ação no STF, a ministra Cármem Lúcia aguarda manifestação sobre o caso da Advocacia Geral da União (AGU).

Após isto, ela acionará a Procuradoria Geral da República (PGR) para que também apresente posicionamento.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/BLOG DO GLÁUCIO ERICEIRA)

PRF APREENDE MAIS DE 9 KG DE SKUNK ESCONDIDOS EM TANQUE DE COMBUSTÍVEL DE VEÍCULO

PRF apreende mais de 9 kg de skunk escondidos em tanque de combustível de veículo

Na manhã desta sexta-feira (20), por volta das 9 horas e 30 minutos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 9,6 kg de substância análoga a skunk, no município de Guaraí/TO.

Durante fiscalização no km 332 da BR-153, foi dada ordem de parada a um caminhão Volvo/FM 370 6X2T, transportando veículos. No decorrer da inspeção de um Chevrolet/Classic LS, os policiais identificaram, no interior do tanque de combustível, diversos invólucros embalados a vácuo e envolvidos em fita adesiva. Os pacotes estavam em sua maioria no formato de barras e, após a pesagem, totalizaram 9,6 kg de substância análoga a skunk.

O condutor - homem de 49 anos - relatou que recebeu o carro para embarque na cidade de Belém/PA, com destino em São Bernardo do Campo/SP. Ao realizar análises, a equipe encontrou documentos que indicavam que o veículo - que continha os ilícitos - era de propriedade do indivíduo identificado como remetente e destinatário do automóvel.

Diante das informações expostas, foi constatado, a princípio, o crime de tráfico de drogas. O motorista foi qualificado como testemunha. O veículo e as drogas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município para demais deliberações.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/PORTAL do ANCORADOR

ASSEMBLEIA APROVA ORÇAMENTO DE R$ 33 BILHÕES PARA 2025; CADA DEPUTADO TERÁ QUASE R$ 11 MILHÕES EM EMENDAS.

Plenário da Assembleia.
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta sexta-feira (20), em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) nº 420/2024, de autoria do poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Estado do Maranhão para o exercício financeiro de 2025. A matéria foi encaminhada, pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), à sanção do governador Carlos Brandão (PSB).

A lei aprovada estima a receita do Estado do Maranhão para o exercício financeiro de 2025, no montante de R$ 33.056.633,600 (trinta e três bilhões, cinquenta e seis milhões, seiscentos e trinta e três mil e seiscentos reais) e fixa a despesa em igual valor, envolvendo recursos de todas as fontes.

O PLO nº 420/2024 foi apreciado e aprovado em reunião realizada, na manhã desta sexta-feira (20), na Sala das Comissões, pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa. O relatório da matéria contemplou a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina o percentual de 2% da Receita Corrente Líquida (RCL) do exercício financeiro anterior para pagamento de emendas parlamentares, garantindo aproximadamente R$ 10,9 milhões por deputado. No total, o Executivo terá que desembolsar algo em torno de R$ 459 milhões.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

ADOLESCENTES PRATICAM ASSALTO EM PIRAPEMAS, MAS SE DÃO MAL QUANDO CHEGAM EM COROATÁ

Dupla amarrada.
POR BLOGDAMUCAMBO.COM

Dois adolescentes, que não tiveram seus nomes divulgados, foram agredidos por moradores do povoado Conceição, localizado na zona rural de Coroatá, na tarde desta quinta-feira (19). As informações são do Portal Coroatá Online.

Segundo apurado, eles e outros comparsas roubaram uma moto Honda Bros na zona rural de Pirapemas e, durante a fuga, acabaram capturados no povoado Conceição. Após as agressões, a dupla foi amarrada e entregue para polícia militar, que esteve na comunidade e realizou os procedimentos cabíveis. Os outros assaltantes conseguiram fugir.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

PREFEITO CLEMILTON BARROS É DIPLOMADO PARA NOVO MANDATO EM URBANO SANTOS.

Clemilton Barros

Nesta Quinta-feira (19), o prefeito Clemilton Barros foi oficialmente diplomado para mais um mandato de prefeito à frente da gestão de Urbano Santos. Em uma cerimônia marcada pela emoção e pelo reconhecimento da luta incansável em prol do progresso da cidade, Clemilton reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando por um município mais justo, desenvolvido e cheio de oportunidades para todos os cidadãos.

Com um histórico de conquistas significativas, Clemilton Barros tem se destacado como um dos líderes mais dedicados do Maranhão. Sob sua gestão, Urbano Santos alcançou resultados expressivos, como:

Reconhecimento estadual e nacional, incluindo o tricampeonato no Selo UNICEF e o título de Prefeito Empreendedor pelo SEBRAE.

Investimentos em infraestrutura, saúde, educação e agricultura que mudaram a realidade da população.

Implementação de projetos que colocam as pessoas no centro das decisões públicas será a base de seu novo mandato, consolidando a cidade como um modelo de gestão comprometida com o bem-estar social.

Durante o evento, o prefeito agradeceu à população pelo apoio e confiança:

"Este diploma não é apenas uma certificação; ele é a prova de que juntos estamos transformando Urbano Santos. Continuarei lutando, incansavelmente, para que nosso povo tenha orgulho desta terra e do futuro que estamos construindo para ela."

A cerimônia de diplomação reafirma não apenas o reconhecimento ao trabalho já realizado, mas também a esperança em uma nova fase de progresso, pautada por mais avanços em áreas essenciais e projetos inovadores que prometem fortalecer ainda mais Urbano Santos como um lugar de oportunidades para todos.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

19/12/2024

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA INDIVÍDUO FORAGIDO EM VARGEM GRANDE-MA

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio da Delegacia de Vargem Grande, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra o nacional G.S.R., conhecido como “Gabrielzinho” ou “Menor”, acusado do crime de TENTATIVA DE HOMICÍDIO QUALIFICADO.

O indivíduo é apontado como autor de uma tentativa de homicídio contra o nacional de iniciais B.S.B., crime ocorrido no dia 14 de maio de 2023, nas imediações do bairro Soldadinho, em Vargem Grande/MA.

“Gabrielzinho” é membro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e suspeito de envolvimento em pelo menos um dos homicídios recentes registrados na cidade, relacionados a disputas entre facções criminosas. Ele já havia sido preso pela Polícia Civil em 6 de julho de 2023, pelos crimes de HOMICÍDIO QUALIFICADO e PORTE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO COM NUMERAÇÃO RASPADA, sendo liberado recentemente do sistema prisional.

Durante a operação, em uma residência onde “Gabrielzinho” costumava se esconder, foi localizado G.A.S., oriundo da cidade de Rosário/MA. Este também é membro da facção PCC e fugitivo do sistema prisional do Maranhão. Sua recaptura foi realizada pela Polícia Civil na mesma ocasião.

Os acusados foram conduzidos à unidade policial e, em seguida, transferidos para o sistema prisional do Estado, onde permanecerão à disposição da Justiça.

As investigações continuam para identificar e capturar outros envolvidos. A população pode colaborar com informações pelo DISQUE DENÚNCIA DA DELEGACIA DE VARGEM GRANDE, no número (98) 99216-9797.

Polícia Civil do Maranhão: em defesa do cidadão.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE: DPCVG 

VEREADORA DE CHAPADINHA PODE TER MANDATO CASSADO APÓS PARTIDO LANÇAR 'CASAL LARANJAS'

Casal laranja em Chapadinha.
POR BLOGDAMUCAMBO.COM

O blogueiro e comunicador de Chapadinha Foguinho, que foi o candidato a vereador mais votado da oposição nas eleições deste ano na cidade, concorrendo pelo PSD, protocolou uma ação judicial contra o Partido Renovação Democrática por fraude à cota de gênero, que pode resultar na anulação de todos os votos da sigla e consequente cassação do mandato da vereadora reeleita Vânia Cristina. As informações são do Blog do Alexandre Pinheiro.

Na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), os advogados de Foguinho alegam que o PRD lançou pelo menos duas candidaturas laranjas: o casal José Nunes Oliveira e Leonilda Sousa Pereira. O primeiro teve 23 votos e a segunda apenas 8. No entanto, conforme prints e vídeos anexados ao processo, durante a eleição Leonilda pedia votos abertamente para o marido, mesmo mantendo sua candidatura para que seu partido mantivesse, de maneira fraudulenta, a cota de mulheres. Os dois, inclusive, apresentaram o mesmo endereço residencial no registro de candidatura.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

O Tribunal Superior Eleitoral tem jurisprudência consolidada sobre os elementos que caracterizam a fraude à cota de gênero e determinou que esse entendimento fosse adotado para às eleições municipais de 2024. O objetivo do TSE é combater esse tipo de fraude e incentivar candidaturas femininas reais para que a igualdade de gênero cresça cada vez mais no meio político. 

É aguardar para ver!

JORNALISTA/JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA
 
Copyright © 2026 Blog da Mucambo