08/01/2025
NA BAIXADA MARANHENSE, ROBERTO COSTA RECEBE MAIS ADESÕES NA CORRIDA PELA PRESIDÊNCIA DA FAMEM
FAMEM: EM ITAPECURU-MIRIM, ROBERTO COSTA RECEBE ADESÃO DE MAIS 15 PREFEITOS DA REGIÃO
Nesta terça-feira, 07 de janeiro, em Itapecuru-Mirim, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), cumpriu uma agenda de diálogos e reuniões com os prefeitos da região do Munim, apresentando suas propostas e ouvindo os gestores, com o objetivo de fortalecer sua campanha para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).
Quinze prefeitos declararam apoio e demonstraram confiança na vitória de Roberto Costa. “Ele vem com essa proposta de unidade do grupo, de um municipalismo forte. Isso nos convence e nos faz querer a presença dele na presidência”, declarou o prefeito anfitrião, Filipe Marreca.
“Fico muito feliz com a indicação do Roberto. Sei de sua habilidade, força de vontade e acredito que ele fará a diferença à frente da FAMEM”, revelou Roberta Barreto, prefeita de Axixá.
Por sua vez, Roberto Costa transmitiu aos prefeitos uma mensagem de união e fortalecimento do municipalismo, buscando, por meio do diálogo, encontrar soluções para os principais desafios enfrentados pelos gestores maranhenses e promover a integração dos 217 municípios do estado.
A eleição da FAMEM acontecerá no próximo dia 15 de janeiro. Paralelamente, o prefeito Roberto Costa tem trabalhado diuturnamente em Bacabal, organizando os primeiros passos de sua gestão.
Entre os prefeitos presentes, ainda estavam Zé Martinho (Kabão), de Cantanhede; Jones Braga, de Nina Rodrigues; wallas rocha de São Benedito do Rio Preto e Clemilton Barros, de Urbano Santos, além de outros gestores da região e convidados, como o deputado federal Marreca Filho.
QUATRO PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA MORREM ENVENENADOS POR ARROZ
![]() |
| Vítimas do envenenamento. |
07/01/2025
FAMEM UNIDA E FORTE: PREFEITOS DO MÉDIO SERTÃO TAMBÉM DEFENDEM O NOME DE ROBERTO COSTA NA PRESIDÊNCIA DA ENTIDADE.
JOVEM MARANHENSE DESAPARECE APÓS CORRIDA POR APLICATIVO EM BELÉM-PA.
A jovem maranhense Ketelem Aline Pinho de Souza, de 24 anos, está desaparecida desde a noite de sábado, 4, após utilizar uma corrida por aplicativo na Avenida Augusto Montenegro, em Belém.
Ketelem Souza, que reside em Belém há seis meses e trabalha em uma rede de supermercados, saiu do trabalho às 23h40, em direção à casa do namorado, utilizando o serviço de moto por aplicativo.
Durante a viagem, a jovem enviou uma mensagem ao namorado expressando preocupação: “Moh, não sei por onde tô andando”.
Após isso, o namorado tentou diversas vezes entrar em contato com ela, mas não obteve resposta.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado pelo namorado na Delegacia de Polícia Civil de Icoaraci, que agora investiga o caso. Até o momento, a Polícia Civil não divulgou mais informações.
Pelas informações, em outubro de 2024, Ketelem registrou um Boletim de Ocorrência contra o subgerente do local onde trabalha, por importunação sexual.
Qualquer informação sobre o paradeiro de Ketelem pode ser repassada aos números: (91) 99309-3799 / 98246-2781 / 99114-0138.
BRANDÃO ACOMPANHA ATENDIMENTO NA CÂMARA HIPERBÁRICA DA UNIDADE DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DO HOSPITAL DA ILHA.
06/01/2025
FERNANDA TORRES VENCE GLOBO DE OURO POR INTERPRETAR EUNICE PAIVA, VÍTIMA DA DITADURA MILITAR
![]() |
| Fernanda Torres. |
GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO RECEBE NOVOS DEPUTADOS ESTADUAIS NO PALÁCIO DOS LEÕES
Brandão desejou sucesso aos novos parlamentares e destacou a importância da parceria entre Executivo e Legislativo para o desenvolvimento do Maranhão

Governador Brandão com os deputados Keke Teixeira, João Batista Segundo, Edson Araújo, Catulé Júnior e Iracema Vale, durante a visita de cortesia
Também estiveram presentes no encontro a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, os deputados estaduais Davi Brandão, Antônio Pereira, Ana do Gás e Florêncio Neto, além do secretário de Articulação Política do Maranhão, Rubens Pereira, e do secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.
Os parlamentares assumem as vagas de deputados que se afastaram da Assembleia Legislativa do Maranhão para comandar prefeituras em municípios do estado.
Durante o encontro, o governador destacou a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo para o desenvolvimento do estado. “Desejo a todos muito sucesso em seus mandatos e reforço nosso compromisso de trabalhar em conjunto para fazer o Maranhão continuar avançando”, afirmou Brandão.
A chegada dos novos deputados marca uma renovação no Parlamento Estadual, fortalecendo o diálogo entre as esferas de poder e reafirmando o compromisso com políticas públicas voltadas ao progresso do estado e ao bem-estar da população.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO/0001662/MA
FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA
ASSEMBLEIA EMPOSSA DEPUTADOS CATULÉ JÚNIOR, EDSON ARAÚJO, KEKÊ TEIXEIRA E JOÃO BATISTA SEGUNDO.
Cerimônia foi conduzida pela presidente Iracema vale; parlamentares assumiram em vagas de deputados empossados prefeitos em municípios maranhenses

Iracema Vale com os empossados Catulé Júnior, Edson Araújo, Kekê Teixeira e João Batista Segundo, deputados e demais autoridades.
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema vale (PSB), deu posse aos deputados Catulé Júnior (PP), Kekê Teixeira (MDB), Edson Araújo (PSB) e João Batista Segundo (PL) em cerimônia realizada nesta segunda-feira (6), no auditório Fernando Falcão. Os parlamentares assumem no lugar, respectivamente, de Rildo Amaral (PP), eleito prefeito de Imperatriz; Roberto Costa (MDB), eleito prefeito de Bacabal; Rafael (PSB), eleito prefeito de Timon, e Juscelino Marreca (PRD), eleito prefeito de Santa Luzia.
A presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, deu as boas-vindas e desejou êxito em suas atuações parlamentares.

“Esse é um momento de renovação e compromisso com o povo do Maranhão, que depositou em cada um dos senhores a confiança para representá-los nesta Casa. A população espera de nós ações concretas para melhorarem suas condições de vida. Tenho certeza que a presença dos senhores vai contribuir para aproximar ainda mais esta Casa Legislativa do povo, principalmente das regiões que representam. Nossa missão é defender os interesses do nosso estado, promover a justiça social e construir um Maranhão sempre melhor para os maranhenses”, afirmou.
Participaram da cerimônia de posse os deputados Antônio Pereira (PSB), Florêncio Neto (PSB), Davi Brandão (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Mical Damasceno (PSD), Dr. Yglésio (PRTB), Júnior Cascaria (Podemos), Wellington do Curso (Novo), Rodrigo Lago (PCdoB), Júlio Mendonça (PCdoB), Fernando Braide (PSD) e Carlos Lula (PSB).

Pronunciamentos
Em seus pronunciamentos, os novos parlamentares agradeceram a confiança depositada pelo povo e se comprometeram em defender os interesses do Maranhão e de suas regiões.
“Esperei 43 anos por esse momento, e como diz a música ‘Estou pronto, preparado e querendo’. Tenho orgulho de ser representante, nesta Casa, da minha amada Caxias. Encerro com os versos do poeta Fernando Pessoa, que diz: ‘segue o teu destino, rega tuas plantas e ama tuas rosas. O resto são sombras de árvores alheias’”, afirmou o deputado Catulé Júnior.

O deputado Edson Araújo ressaltou que representa, com muita honra, o setor da pesca no Maranhão.
“Esse setor movimenta a economia de nosso estado, anualmente, com o pagamento de mais de R$ 2 bilhões do Seguro Defeso. Isso gera emprego, renda, produção, crescimento e desenvolvimento social e econômico para o Maranhão”, destacou.

“Esse é um momento gratificante. Sou grato ao povo, principalmente do município de Cidelândia, na Região Tocantina, que é minha origem. Tudo é no tempo de Deus. O que mais quero é que o povo não se arrependa de ter votado em mim. Serei representante da região e vamos fazer valer esse mandato”, enfatizou o deputado Kekê Teixeira.

O deputado João Batista Segundo disse que vem para somar e poder ajudar o governador Carlos Brandão (PSB) a tornar o Maranhão um estado ainda melhor para se viver.
“Represento com muito orgulho a Região da Baixada, principalmente o município de Pinheiro. Agradeço a todos que acreditaram nesse projeto. Esse mandato vem para ajudar o Maranhão e para ajudar o povo maranhense que tanto precisa e merece”, salientou o deputado João Batista Segundo.

O ato solene contou com a presença, entre outras autoridades, do vice-governador Felipe Camarão (PT), representando o governador Carlos Brandão (PSB); do desembargador Jamil Gedeon, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), desembargador Froz Sobrinho; do secretário de Estado de Articulação, Rubens Pereira; do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos (PSB) e do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).
Renúncia
Rildo Amaral, Roberto Costa, Rafael e Juscelino Marreca renunciaram ao mandato de deputado, conforme ato publicado no Diário da Assembleia nº 237, de 31 de dezembro de 2024, para que, legalmente, pudessem tomar posse no cargo de prefeito, dia 1º de janeiro.
Os deputados empossados conquistaram a primeira suplência, nas eleições de 2022. Edson Araújo obteve 34.545 votos; Catulé Júnior somou 34.487 votos; João Batista Segundo contabilizou 35.057 votos; e Kekê Teixeira alcançou 18.436 votos.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA
05/01/2025
EFETIVO DA FORÇA NACIONAL É REFORÇADO NO PR APÓS ATAQUES A INDÍGENAS.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou o aumento de 50% no efetivo da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na Terra Indígena (TI) Tekoha Guasu Guavirá, localizada entre os municípios de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná. A região é próxima à fronteira do Brasil com o Paraguai.
Na noite de sexta-feira (3), quatro indígenas da comunidade Yvy Okaju (antigo Y’Hovy), do povo Avá-Guarani, foram feridos a tiros. As vítimas das armas de fogo são uma criança atingida na perna; um jovem alvejado nas costas; outro indígena ferido na perna e um quarto que teve o maxilar perfurado por um projétil.
O Ministério da Justiça afirma que as ações adotadas já restabeleceram a ordem na região. “As medidas preventivas estão em curso para evitar a escalada de tensões.”
A FNSP teria sido informada do novo ataque à comunidade indígena por volta de 21h da sexta-feira, o que motivou, no sábado, o reforço do efetivo anunciado pelo MJSP.
Em novembro passado, a Portaria nº 812, do Ministério da Justiça, já havia autorizado, por 90 dias, o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na terra indígena.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/AGÊNCIA BRASIL




