Destaques

08/01/2025

NA BAIXADA MARANHENSE, ROBERTO COSTA RECEBE MAIS ADESÕES NA CORRIDA PELA PRESIDÊNCIA DA FAMEM

O prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), seguindo com a agenda de reuniões e em busca de apoio para fortalecer sua candidatura à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), esteve nesta quarta-feira (8) no município de Pinheiro, onde recebeu a adesão de vários prefeitos da Baixada Maranhense.

Val Cunha, prefeita de Serrano do Maranhão, por exemplo, enalteceu a trajetória política do pré-candidato. “Roberto já tem uma larga experiência política. É um bom nome, reconhecido em todo o Maranhão, e nós ficamos satisfeitos em poder contribuir com essa eleição”.

Roberto Costa tem apresentado propostas e dialogado com prefeitos, buscando tornar a FAMEM uma instituição mais unida e presente, com o objetivo de apoiar os municípios por meio de articulação com o governo do estado e o governo federal.

“Ele ingressou na vida pública há muito tempo. Na Assembleia Legislativa, contribuiu muito para todo o nosso estado. Agora, temos certeza de que, na Federação dos Municípios, enquanto presidente, ele tem muito a contribuir e ajudar nas causas do municipalismo”, declarou o prefeito de Cedral, Danilo Moraes.

Também estiveram presentes ao encontro o prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet; Heliezer, prefeito de Peri-Mirim; Deyvison do Posto, prefeito de Mirinzal; Gilson Lima, prefeito de Presidente Sarney; Nivaldo Araújo, prefeito de Alcântara; Jadeco, prefeito de Apicum-Açu; Márcio Hominho, prefeito de Bacuri; Letícia de Sibá, prefeita de Bacurituba; Guerra, prefeito de Penalva; Dr. Rômulo, prefeito de Cajapió; Dico de Dedeco, vice-prefeito de Palmeirândia; Joãozinho Pavão, prefeito de Santa Helena; e Magno, prefeito de Guimarães.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FAMEM: EM ITAPECURU-MIRIM, ROBERTO COSTA RECEBE ADESÃO DE MAIS 15 PREFEITOS DA REGIÃO

Nesta terça-feira, 07 de janeiro, em Itapecuru-Mirim, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), cumpriu uma agenda de diálogos e reuniões com os prefeitos da região do Munim, apresentando suas propostas e ouvindo os gestores, com o objetivo de fortalecer sua campanha para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

Quinze prefeitos declararam apoio e demonstraram confiança na vitória de Roberto Costa. “Ele vem com essa proposta de unidade do grupo, de um municipalismo forte. Isso nos convence e nos faz querer a presença dele na presidência”, declarou o prefeito anfitrião, Filipe Marreca.

“Fico muito feliz com a indicação do Roberto. Sei de sua habilidade, força de vontade e acredito que ele fará a diferença à frente da FAMEM”, revelou Roberta Barreto, prefeita de Axixá.

Por sua vez, Roberto Costa transmitiu aos prefeitos uma mensagem de união e fortalecimento do municipalismo, buscando, por meio do diálogo, encontrar soluções para os principais desafios enfrentados pelos gestores maranhenses e promover a integração dos 217 municípios do estado.

A eleição da FAMEM acontecerá no próximo dia 15 de janeiro. Paralelamente, o prefeito Roberto Costa tem trabalhado diuturnamente em Bacabal, organizando os primeiros passos de sua gestão.

Entre os prefeitos presentes, ainda estavam Zé Martinho (Kabão), de Cantanhede; Jones Braga, de Nina Rodrigues; wallas rocha de São Benedito do Rio Preto e Clemilton Barros, de Urbano Santos, além de outros gestores da região e convidados, como o deputado federal Marreca Filho.


JORNALISTA JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA

QUATRO PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA MORREM ENVENENADOS POR ARROZ


Vítimas do envenenamento.
Francisca Maria da Silva, de 32 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (07) após seis dias internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. Ela é a quarta vítima de uma intoxicação por inseticida que causou a morte de seus dois filhos: Igno Davi Silva, de 1 ano e 8 meses, e Maria Lauane Fontenele, de 3 anos; e também do irmão, Manoel Leandro da Silva, de 18 anos.

A tragédia familiar foi originada com uma intoxicação a partir de uma substância inseticida que foi encontrada no arroz que foi consumido no almoço da família em 1º de janeiro deste ano. O laudo do Departamento de Polícia Científica do Piauí confirmou a presença de terbufós, uma substância tóxica usada em pesticidas, no arroz consumido pela família, que foi analisado, e também no estômago de Manoel, que ingeriu o alimento com a substância.

Uma vítima segue internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). É uma criança de 4 anos, também filha de Francisca, que foi transferida via SAMU Aéreo de Parnaíba para a capital. Outras quatro pessoas deram entrada no HEDA em Parnaíba, mas se recuperaram e tiveram alta: o padrasto de Manoel, uma amiga de Francisca e o filho dela, e uma adolescente de 17 anos.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA
FONTE/PORTAL CIDADE VERDE.

07/01/2025

FAMEM UNIDA E FORTE: PREFEITOS DO MÉDIO SERTÃO TAMBÉM DEFENDEM O NOME DE ROBERTO COSTA NA PRESIDÊNCIA DA ENTIDADE.

Concluindo a agenda do fim de semana, o prefeito de Bacabal e candidato à presidência da Famem, Roberto Costa, recebeu apoios importantes, desta vez de prefeitos da região do Médio Sertão. 

O encontro que reuniu as lideranças políticas aconteceu na cidade de Colinas e contou com a participação de 16 prefeitos da região. 

Presente à reunião, o prefeito de Matões, Nonatinho, reafirmou seu voto em Roberto Costa e elencou as qualidades do candidato. 

“O Roberto é uma pessoa com bastante experiência dentro da política, de boa índole, de bom trato e relacionamento, e o mais importante, sabe o caminho das pedras. Ao lado dele, nossos municípios e nosso povo só têm a ganhar”, destacou Nonatinho. 

Já a prefeita de Mirador, Domingas Cabral, falou sobre unidade e trabalho. 

“O nome do Roberto demonstra a unidade que nós, prefeitos, pretendemos ter para resolver as principais demandas do nosso povo. Diálogo, harmonia, união, respeito, compromisso e muito trabalho, é o que teremos daqui pra frente, com ele na presidência”, enfatizou a gestora municipal.

A eleição da Famem acontece no próximo dia 15 de janeiro, e a votação será presencial.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

JOVEM MARANHENSE DESAPARECE APÓS CORRIDA POR APLICATIVO EM BELÉM-PA.

 

A jovem maranhense Ketelem Aline Pinho de Souza, de 24 anos, está desaparecida desde a noite de sábado, 4, após utilizar uma corrida por aplicativo na Avenida Augusto Montenegro, em Belém.

Ketelem Souza, que reside em Belém há seis meses e trabalha em uma rede de supermercados, saiu do trabalho às 23h40, em direção à casa do namorado, utilizando o serviço de moto por aplicativo.

Durante a viagem, a jovem enviou uma mensagem ao namorado expressando preocupação: “Moh, não sei por onde tô andando”.

Após isso, o namorado tentou diversas vezes entrar em contato com ela, mas não obteve resposta.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado pelo namorado na Delegacia de Polícia Civil de Icoaraci, que agora investiga o caso. Até o momento, a Polícia Civil não divulgou mais informações.

Pelas informações, em outubro de 2024, Ketelem registrou um Boletim de Ocorrência contra o subgerente do local onde trabalha, por importunação sexual.

Qualquer informação sobre o paradeiro de Ketelem pode ser repassada aos números: (91) 99309-3799 / 98246-2781 / 99114-0138.

Postado por Thiago Martins Notícias
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

BRANDÃO ACOMPANHA ATENDIMENTO NA CÂMARA HIPERBÁRICA DA UNIDADE DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DO HOSPITAL DA ILHA.


UTQ do Maranhão é a única pública do país a dispor do equipamento de ponta no processo de cicatrização de lesões graves

O governador Carlos Brandão (PSB) visitou a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital da Ilha, que se destaca como a única do país a oferecer uma câmara hiperbárica exclusiva dentro da unidade – equipamento de ponta no processo de cicatrização de lesões graves. Durante a visita, o governador acompanhou uma sessão do tratamento e destacou o compromisso do governo com a qualidade na saúde pública. 

“Essa tecnologia facilita o tratamento, melhora o acompanhamento e garante resultados mais rápidos, devolvendo qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Isso é resultado do nosso investimento em tecnologia de ponta para melhorar cada vez mais nossa rede estadual de saúde”, afirmou o governador. 

“Antigamente, nós referenciávamos todos os nossos pacientes vítimas de queimaduras para outros estados. Agora, já podemos atender nossos pacientes aqui no Maranhão. Aqui, nós temos toda a estrutura necessária, equipe médica especializada, além das terapias mais avançadas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

O diretor-técnico do hospital, Dr. Samuel Gregório, explicou os benefícios do uso da câmara hiperbárica. “Esse é um tratamento adjuvante para pacientes queimados, que acelera o processo de cicatrização e possibilita o retorno mais rápido ao convívio familiar”, detalhou. 

“Este é um tratamento alternativo às vítimas de queimaduras aqui no Maranhão, que é a oxigenoterapia com a câmara hiperbárica. Por meio dele, o paciente tem uma alta mais rápida e o retorno à sociedade é mais rápido. Em toda rede pública do Brasil, o único hospital que tem esse equipamento dentro de uma unidade de queimados é o Hospital da Ilha”, acrescentou a diretora-geral do hospital, Carol Hortegal. 

Thays Araújo, mãe do pequeno Jullyan, compartilhou a experiência positiva do tratamento. “Está sendo maravilhoso. Depois que ele começou a usar a câmara hiperbárica, a cicatrização acelerou muito. Já, já estaremos em casa”, comemorou. 

*Hospital da Ilha*
Inaugurado em 2022, o Hospital da Ilha oferece tratamentos de excelência em saúde pública no Maranhão, ampliando a oferta de serviços da rede pública estadual. A Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) dispõe ainda de 19 leitos, seis pediátricos e 13 adultos, sendo dois leitos de estabilização para pacientes mais graves que necessitem de assistência ainda mais especializada.
VT....



JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

06/01/2025

FERNANDA TORRES VENCE GLOBO DE OURO POR INTERPRETAR EUNICE PAIVA, VÍTIMA DA DITADURA MILITAR

Fernanda Torres.
A brasileira Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, neste domingo (05), por sua atuação em "Ainda estou aqui", produção original Globoplay. No filme, a atriz revive a história real de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eunice passou 40 anos procurando a verdade sobre Rubens (interpretado por Selton Mello), seu marido desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.

Ao receber seu prêmio das mãos da atriz Viola Davis, a atriz se emocionou, celebrou Eunice Paiva e homenageou a mãe, Fernanda Montenegro. "Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia... Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu", disse.

Essa é a primeira vitória do país no Globo de Ouro desde 1999, quando "Central do Brasil" venceu como melhor filme em língua estrangeira. O longa de 1998 é protagonizado pela mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro. A vitória é inédita para o país na categoria. Fernanda concorria com Nicole Kidman ("Babygirl"), Angelina Jolie ("Maria Callas"), Kate Winslet ("Lee"), Tilda Swinton ("O quarto ao lado") e Pamela Anderson ("The last showgirl").

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
 FONTE/G1.

GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO RECEBE NOVOS DEPUTADOS ESTADUAIS NO PALÁCIO DOS LEÕES


Brandão desejou sucesso aos novos parlamentares e destacou a importância da parceria entre Executivo e Legislativo para o desenvolvimento do Maranhão

Governador Carlos Brandão recebe novos deputados estaduais no Palácio dos Leões

Governador Brandão com os deputados Keke Teixeira, João Batista Segundo, Edson Araújo, Catulé Júnior e Iracema Vale, durante a visita de cortesia

O governador Carlos Brandão recebeu, nesta segunda-feira (6), os novos deputados estaduais Keke Teixeira, João Batista Segundo, Edson Araújo e Catulé Júnior em uma visita de cortesia ao Palácio dos Leões.

Também estiveram presentes no encontro a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, os deputados estaduais Davi Brandão, Antônio Pereira, Ana do Gás e Florêncio Neto, além do secretário de Articulação Política do Maranhão, Rubens Pereira, e do secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

Os parlamentares assumem as vagas de deputados que se afastaram da Assembleia Legislativa do Maranhão para comandar prefeituras em municípios do estado.

Durante o encontro, o governador destacou a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo para o desenvolvimento do estado. “Desejo a todos muito sucesso em seus mandatos e reforço nosso compromisso de trabalhar em conjunto para fazer o Maranhão continuar avançando”, afirmou Brandão.

A chegada dos novos deputados marca uma renovação no Parlamento Estadual, fortalecendo o diálogo entre as esferas de poder e reafirmando o compromisso com políticas públicas voltadas ao progresso do estado e ao bem-estar da população.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO/0001662/MA

FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

ASSEMBLEIA EMPOSSA DEPUTADOS CATULÉ JÚNIOR, EDSON ARAÚJO, KEKÊ TEIXEIRA E JOÃO BATISTA SEGUNDO.


Cerimônia foi conduzida pela presidente Iracema vale; parlamentares assumiram em vagas de deputados empossados prefeitos em municípios maranhenses

Assembleia empossa deputados Catulé Júnior, Edson Araújo, Kekê Teixeira e João Batista Segundo

Iracema Vale com os empossados Catulé Júnior, Edson Araújo, Kekê Teixeira e João Batista Segundo, deputados e demais autoridades.

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema vale (PSB), deu posse aos deputados Catulé Júnior (PP), Kekê Teixeira (MDB), Edson Araújo (PSB) e João Batista Segundo (PL) em cerimônia realizada nesta segunda-feira (6), no auditório Fernando Falcão.  Os parlamentares assumem no lugar, respectivamente, de Rildo Amaral (PP), eleito prefeito de Imperatriz; Roberto Costa (MDB), eleito prefeito de Bacabal; Rafael (PSB), eleito prefeito de Timon, e Juscelino Marreca (PRD), eleito prefeito de Santa Luzia.

A presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, deu as boas-vindas e desejou êxito em suas atuações parlamentares.

João Batista Segundo, Kekê Teixeira, Catulé Júnior e Edson Araújo fazem o juramento na cerimônia

“Esse é um momento de renovação e compromisso com o povo do Maranhão, que depositou em cada um dos senhores a confiança para representá-los nesta Casa. A população espera de nós ações concretas para melhorarem suas condições de vida. Tenho certeza que a presença dos senhores vai contribuir para aproximar ainda mais esta Casa Legislativa do povo, principalmente das regiões que representam. Nossa missão é defender os interesses do nosso estado, promover a justiça social e construir um Maranhão sempre melhor para os maranhenses”, afirmou.

Participaram da cerimônia de posse os deputados Antônio Pereira (PSB), Florêncio Neto (PSB), Davi Brandão (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Mical Damasceno (PSD), Dr. Yglésio (PRTB), Júnior Cascaria (Podemos), Wellington do Curso (Novo), Rodrigo Lago (PCdoB), Júlio Mendonça (PCdoB), Fernando Braide (PSD) e Carlos Lula (PSB).

Presidente Iracema Vale deu as boas-vindas e desejou êxito aos deputados no exercício do mandato

Pronunciamentos

Em seus pronunciamentos, os novos parlamentares agradeceram a confiança depositada pelo povo e se comprometeram em defender os interesses do Maranhão e de suas regiões.

“Esperei 43 anos por esse momento, e como diz a música ‘Estou pronto, preparado e querendo’. Tenho orgulho de ser representante, nesta Casa, da minha amada Caxias. Encerro com os versos do poeta Fernando Pessoa, que diz: ‘segue o teu destino, rega tuas plantas e ama tuas rosas. O resto são sombras de árvores alheias’”, afirmou o deputado Catulé Júnior.

Catulé Júnior enalteceu a região de Caxias, citou música e afirmou: ‘Estou pronto, preparado e querendo’

O deputado Edson Araújo ressaltou que representa, com muita honra, o setor da pesca no Maranhão.

“Esse setor movimenta a economia de nosso estado, anualmente, com o pagamento de mais de R$ 2 bilhões do Seguro Defeso. Isso gera emprego, renda, produção, crescimento e desenvolvimento social e econômico para o Maranhão”, destacou.

Edson Araújo ressaltou que representa, com muita honra, o setor da pesca no estado do Maranhão

“Esse é um momento gratificante. Sou grato ao povo, principalmente do município de Cidelândia, na Região Tocantina, que é minha origem. Tudo é no tempo de Deus. O que mais quero é que o povo não se arrependa de ter votado em mim. Serei representante da região e vamos fazer valer esse mandato”, enfatizou o deputado Kekê Teixeira.

Kekê Teixeira ressaltou que será representante da Região Tocantina e agradeceu a confiança popular

O deputado João Batista Segundo disse que vem para somar e poder ajudar o governador Carlos Brandão (PSB) a tornar o Maranhão um estado ainda melhor para se viver.

“Represento com muito orgulho a Região da Baixada, principalmente o município de Pinheiro. Agradeço a todos que acreditaram nesse projeto. Esse mandato vem para ajudar o Maranhão e para ajudar o povo maranhense que tanto precisa e merece”, salientou o deputado João Batista Segundo.

João Batista Segundo disse que vem para somar com o governador Brandão a tornar o Maranhão ainda melhor

O ato solene contou com a presença, entre outras autoridades, do vice-governador Felipe Camarão (PT), representando o governador Carlos Brandão (PSB); do desembargador Jamil Gedeon, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), desembargador Froz Sobrinho; do secretário de Estado de Articulação, Rubens Pereira; do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos (PSB) e do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).

Renúncia

Rildo Amaral, Roberto Costa, Rafael e Juscelino Marreca renunciaram ao mandato de deputado, conforme ato publicado no Diário da Assembleia nº 237, de 31 de dezembro de 2024, para que, legalmente, pudessem tomar posse no cargo de prefeito, dia 1º de janeiro.

Os deputados empossados conquistaram a primeira suplência, nas eleições de 2022. Edson Araújo obteve 34.545 votos; Catulé Júnior somou 34.487 votos; João Batista Segundo contabilizou 35.057 votos; e Kekê Teixeira alcançou 18.436 votos.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

05/01/2025

EFETIVO DA FORÇA NACIONAL É REFORÇADO NO PR APÓS ATAQUES A INDÍGENAS.

Representantes de indígenas criticam atuação dos agentes
Cimi/Divulgação
Cimi/Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou o aumento de 50% no efetivo da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na Terra Indígena (TI) Tekoha Guasu Guavirá, localizada entre os municípios de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná. A região é próxima à fronteira do Brasil com o Paraguai.

Na noite de sexta-feira (3), quatro indígenas da comunidade Yvy Okaju (antigo Y’Hovy), do povo Avá-Guarani, foram feridos a tiros. As vítimas das armas de fogo são uma criança atingida na perna; um jovem alvejado nas costas; outro indígena ferido na perna e um quarto que teve o maxilar perfurado por um projétil.

O Ministério da Justiça afirma que as ações adotadas já restabeleceram a ordem na região. “As medidas preventivas estão em curso para evitar a escalada de tensões.”

A FNSP teria sido informada do novo ataque à comunidade indígena por volta de 21h da sexta-feira, o que motivou, no sábado, o reforço do efetivo anunciado pelo MJSP.

Em novembro passado, a Portaria nº 812, do Ministério da Justiça, já havia autorizado, por 90 dias, o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na terra indígena.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 

FONTE/AGÊNCIA BRASIL 

 
Copyright © 2026 Blog da Mucambo