Ultimas


06/02/2023

GRANDE EXPECTATIVA:TRE-MA A MANHÃ JULGARA OS EMBARGOS DOS VEREADORES DE MIRANDA DO NORTE CASSADOS A MAIS DE 2 ANOS


A manhã e dia do julgamento dos vereadores de Miranda do norte e deverá ter o fim dessa novela que já dura mais dois anos aonde usaram de candidatura laranja e a própria candidata a vereadora não votou em si.

O ministério público federal no que lhe concerne pede que seja aplicada multa em dois dos, envolvido do caso. 

E agora o fim desse caso está na mão de uma mulher, a desembargadora Ana Graziella Neiva, uma mulher que vai defender a classe feminina na política.

Com os votos anulados o coeficiente baixo pode eleger novos vereadores para o município de Miranda do norte. 

Não só o blog da mucambo está acompanhando o desfecho desse caso, como todo o estado do Maranhão.

RELEMBRE O CASO


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão cassou na tarde desta segunda-feira, 5 de setembro de 2022, os mandatos de seis vereadores da cidade de Miranda do Norte. Eles concorreram em 2020 pelo partido PL. O Partido foi acusado de fraudar a cota feminina incluindo candidaturas laranjas.

A relatora no TRE/MA, Desembargadora Anna Graziella Neiva votou pela cassação e foi acompanhada pelos outros seis Desembargadores. Por 7 votos a zero, os vereadores estão cassados e irão recorrer ao TSE em Brasília fora dos cargos.

Em seu voto, a Desembargadora Anna Graziella disse o seguinte; “À luz de todo esse cenário fático-jurídico, vejo então, com folga, como configurada a prática de fraude no lançamento da candidatura de SOLANGE DUTRA FERREIRA, cujo registro se deu, tão somente, para a regra estabelecida. Ela não teve nenhum voto”, disse Graziella.

Estão cassados os seguintes vereadores do PL; Safira Mavão, Francenilson Garcês, Alexandre Reis, Jose Santos, Otávio Colins e Paulino Dourado. (Do blog Minuto Barra)

Outros casos semelhante a esse aconteceu entre outros dois municipios do estado.

Cassações - Este é o terceiro caso de uso de candidaturas femininas fictícias nas eleições de 2020 julgado nesta semana pelo TRE maranhense.

Na terça-feira (30), já haviam sido cassadas as chapas de vereadores do PP de Caxias, e do MDB de Lago do Junco.

Em ambos os casos, dois vereadores em cada municípios acabaram perdendo o mandato.


JORNALISTA: JOSINALDO SOARES

REGISTRO:0001662/MA

Postar um comentário


 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo