Ultimas


15/03/2023

SAÚDE – CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE É ABERTA COM O TEMA: “GARANTIR DIREITOS, DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA.

Foi realizada nesta quarta-feira (15), a abertura da XIV Conferência Municipal de Saúde de são Benedito do Rio preto (MA), que tem como tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia”.

A abertura do evento aconteceu no auditório do SINE e contou com a presença de representantes de trabalhadores da saúde, sociedade civil, prestadores de serviço, Secretarias Municipais, Prefeitura de São Benedito do Rio preto, população em geral e demais profissionais e entidades.


Na ocasião, foi realizada palestra magna com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS”, proferida pela CAROLINA FEITOSA , além da leitura do Regimento Interno da XIV Conferência Municipal de Saúde.


PAULO SAMPAIO Secretario Municipal de Saúde, destacou que o momento é espaço para discussão sobre a saúde do município. “A Conferência Municipal de Saúde é o espaço aberto para a população, para a sociedade civil, os prestadores de serviços e trabalhadores discutirem a saúde local. Para a Secretaria de Saúde é muito importante essa participação porque nós vamos construir o planejamento de saúde da nossa região, para o usuário é bom porque ele vai estar sendo contemplado com suas ideias, no cenário mais propício para a discussão de saúde em todos os âmbitos e em todos os ciclos da vida. Daqui saem as propostas para a Conferência Estadual e Nacional” explicou.

A gestora regional  de Saúde, SEBASTIANA COSTA CARDOSO, falou do objetivo das conferências municipais e elogiou o município. “Falar de saúde é sempre importante, principalmente agora que temos uma evidência maior da participação popular. A própria Ministra da Saúde disse que o Ministério da Saúde vai ouvir a sociedade civil, o primeiro passo para isso são as Conferências Municipais, onde se discute a saúde desde o começo. Nós queremos ouvir a sociedade civil, os trabalhadores e o governo, são Benedito do Rio preto está dando um bom exemplo de ter convidado todos os seguimentos para que a gente discuta saúde na atual”, disse.


O representante da sociedade do povoado lagoa da Lúcia, RAIMUNDO COLOCOBA, falou sobre a participação da XIV Conferência Municipal de Saúde. “Eu represento uma comunidade da sociedade civil organizada que está com o povo e sabe as suas necessidades, quando se trata de saúde. É importante estar aqui porque o governo só funciona em parceria com a sociedade civil” frisou.,


Já o gestor O PREFEITO WALLAS ROCHA em defesa da Saúde, ressaltou a participação da população no evento.


É de suma importância momentos como esse, para fazer com que haja a participação da comunidade na construção de políticas públicas que irão lhes afetar diretamente. É muito importante para o fortalecimento do SUS, que precisa ser tratado como prioridade” finalizou.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES

REGISTRO:0001662/MA

Postar um comentário

 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo