Destaques

22/11/2024

EM ENTREVISTA, IRACEMA VALE AFIRMA QUE BASE GOVERNISTA SEGUE SENDO MAIORIA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


Presidente do Parlamento Estadual foi entrevistada no quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, nesta sexta-feira

Em entrevista, Iracema Vale afirma que base governista segue sendo maioria na Assembleia Legislativa

Presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, conversou com a jornalista Carla Lima, no Bom Dia Mirante

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), afirmou que a base governista segue sendo maioria no Parlamento Estadual. A afirmação foi feita durante entrevista ao programa Bom Dia Mirante, na manhã desta sexta-feira (22), na TV Mirante.

“Daqui para a frente vamos manter, dependendo da pauta apresentada”, destacou a parlamentar na conversa com a jornalista Carla Lima, no quadro Bastidores.

A presidente da Alema avaliou que a base governista pode ser ampliada, diante dos resultados positivos alcançados pela atual gestão estadual. “O governador Carlos Brandão (PSB) é conciliador demais. É tranquilo. É um governador forte, que tem apresentado um grande trabalho para o Maranhão e eu tenho certeza que vamos ter outras adesões à base governista”, pontuou.

Iracema Vale falou sobre a votação e aprovação, com ampla maioria, dos Projetos de Lei nº 476, 477, 478/2024, de autoria do Poder Executivo, ocorrida em sessão extraordinária nesta quinta-feira (21). Ela considerou que o ato pode ser tido como um termômetro para o que deve ocorrer na Casa nos próximos dois anos de seu novo mandato.

A chefe do Legislativo Estadual ressaltou que venceu, no dia 13 de novembro, a segunda reeleição para a Presidência da Casa, após a primeira ter sido judicializada e, por conta de decisões em outros estados, a Assembleia ter se antecipado, se adequando para a realização de novo pleito.

“Graças a Deus, logramos êxito pela terceira vez”, afirmou, contabilizando as três eleições das quais participou na Alema.

Ao ser questionada, Iracema Vale também disse não se considerar vítima de violência política, termo citado pela deputada Ana do Gás (PCdoB) na sessão plenária da quinta-feira (21). “Ela já foi secretária da Mulher, é uma deputada que tem experiência de mandatos, ela sabe como a Casa se comportava com deputados homens (na presidência) e sabe como a Casa se comporta agora. Eu mesma não me sinto vítima desse tipo de violência. Eu tento é combater, tento passar tranquilidade, porque o meu papel é de mediação”, observou.

Forças externas

A presidente da Assembleia afirmou, ainda, que “forças externas” influenciaram o resultado das eleições para a presidência da Mesa Diretora da Casa, realizada no último dia 13 de novembro. Ao final do escrutínio, Iracema Vale e o deputado Othelino Neto (SDD) terminaram com 21 votos cada, após dois turnos de votação, e a parlamentar se reelegeu pelo critério de idade, conforme determina o Regimento Interno da Assembleia.

“Havia sim em mim a convicção, passada pelos próprios deputados, que teríamos apenas dois votos contrários. Vimos também que existia um forte trabalho, uma forte influência de forças externas à Assembleia para que esse placar chegasse a 21 a 21”, disse Iracema Vale, durante a entrevista.

Ela destacou também que não se considera traída pelos seus pares, pois cada deputado tem a liberdade de votar de acordo com a sua convicção. “Eu não quero falar em traição, pois cada deputado é convicto do que quer e da bandeira que representa”, frisou a parlamentar.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

IRACEMA E BASE ALIADA DE BRANDÃO MOSTRAM FORÇA NA ALEMA

Deputados oposicionistas que aprovaram quatro aumentos de ICMS na gestão dinistas tentaram, sem sucesso, constranger a deputada Iracema 

Terminou agora a pouco, na Assembleia Legislativa do Maranhão, após um longo debate que durou quase 6 horas entre os deputados estaduais. A maioria dos parlamentares aprovou projetos de lei de autoria do Executivo Estadual, que foi encaminhado pelo governador Carlos Brandão (PSB), dentre eles o que reajusta em 1% o ICMS, saindo de 22% para 23%, para a implantação do Programa Social “Maranhão sem Fome”, que visa acabar com a extrema pobreza no estado.

A Assembleia Legislativa também aprovou a redução da alíquota do ICMS incidente sobre a cesta básica, de 10% para 8%, em todo o Maranhão.

Parlamentares da base do Governo Brandão garantiram que o reajuste servirá para a implantação do programa social “Maranhão sem Fome” e cobraram coerência de alguns deputados, que, durante o Governo Flávio Dino, se posicionaram a favor de 4 (quatro) aumentos na alíquota do ICMS, durante a gestão dinista. 

Nove deputados estaduais foram contra o aumento da alíquota, Othelino Neto, Carlos Lula, Rodrigo Lago, Francisco Nagib, Wellignton do Curso, Fernando Braide, Leandro Bello, Ricardo Rios e Júlio Mendonça. Esta votação serviu para que o Governo Brandão saber quem está na base governista e quem está na base oposicionista.

Embora alguns deputados oposicionistas tentavam embaraçar o jogo e até ser deselegante com a presidente Iracema Vale, ela mostrou firmeza e garantiu posição na aprovação dos projetos.

EM TEMPO: com esta votação, o governo Brandão  já tem declaradamente, nove deputados oposicionistas na ALEMA;

E MAIS: a base do governo Brandão faz contas com 30 deputados;

PRA FECHAR: ainda tem pelo menos uns dois deputados camuflados…

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

21/11/2024

PREFEITURA DE SÃO LUÍS GONZAGA E INSTITUTO SINGULARES SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO DO GAECO

Operação do Gaeco.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Maranhão deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 21, a Operação Illusio, em cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados. Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de São Luís Gonzaga (sede da Prefeitura, da Secretaria de Finanças, da Secretaria de Assistência Social e da Comissão Licitação), São Luís (5 locais) e Penalva.

Conforme procedimento investigatório instaurado no Gaeco, há indícios de ilegalidades na contratação da empresa Instituto Singulare para prestação dos serviços de terceirização de mão de obra no município de São Luís Gonzaga. Foi autorizado o bloqueio do valor de R$ 1.491.252,45 nas contas bancárias de todos os investigados. O valor corresponde ao levantamento parcial do dano causado ao erário. Em abril deste ano, outras empresas contratadas pelo município de São Luís Gonzaga foram alvo da Operação Spectrum, deflagrada pelo Gaeco, após autorização judicial.

A operação contou com o apoio dos promotores de justiça integrantes do Gaeco dos núcleos de São Luís e Timon, as Polícias Civil e Militar do Maranhão, e ainda os promotores de justiça das comarcas de Açailândia, Anajatuba, Chapadinha, Santa Inês e Viana. A Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei-MPMA) também auxiliou nos trabalhos. Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), para compor o conjunto probatório necessário para embasar o oferecimento de Denúncias contra os investigados.

ORIGEM DO NOME

Operação Illusio: Nome que significa “ilusão”, simbolizando a aparência enganosa do contrato firmado pelo Instituto Singulare, cujo objeto é fornecimento de mão de obra terceirizada, quando na verdade, os próprios servidores municipais é que executam o serviço.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE: CCOM-MPMA.

ANA DO GÁS REVELA QUE RECEBEU PROPOSTA PARA VOTAR CONTRA IRACEMA.


Proposta partiu de Hernando Macedo, filho de um rico empresário

Ana do Gás revela que recebeu proposta para votar contra Iracema

Deputada Ana do Gás durante discurso na tribuna da Alema, na manhã desta quinta-feira (21)

A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) fez uma revelação na sessão plenária desta quinta-feira (21). Ela contou que recusou proposta para apoiar o deputado Othelino Neto (Solidariedade) na eleição para presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o que teria motivado a divulgação, na imprensa, na quarta-feira (20), de notícias a seu respeito relacionadas a dívidas.

Conforme a deputada, a proposta para que ela desse voto ao deputado Othelino Neto no pleito do dia 13 deste mês, quando foi escolhida a nova mesa diretora da Alema para o biênio 2025-2027 (20ª Legislatura), partiu de Hernando Macedo, filho de um rico empresário, que a procurou em seu próprio apartamento, mas que não obteve êxito na tentativa de evitar que ela apoiasse a atual presidente da Casa, deputada Iracema Vale, reeleita para continuar seu trabalho à frente da Casa do Povo.

“Quero contar com parceria da imprensa, que divulgou tanto meu nome ontem (20), para me ajudar a cobrar Ernane Macedo, filho de um empresário riquíssimo, que foi ao meu apartamento me fazer proposta para apoiar o deputado Othelino Neto e eu neguei. Eu o recebi achando que ele estava indo pagar o que me deve”, contou a parlamentar.

Ana do Gás, que está em seu terceiro mandato, disse fazer “uma política diferente, com dignidade”. “Não me vendendo e respeitando o povo maranhense. Meu único padrinho político é Jesus”, disse.

Ela frisou, ainda, que não se envergonha de ir à tribuna tratar do assunto por respeito ao povo do Maranhão, mas que lamenta a situação.

“Estou aqui me defendendo e a partir de agora assim será o meu comportamento, de me defender. Por isso que tem poucas mulheres em espaço de poder, porque a gente não suporta essa crueldade política”.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/ASSECOM/DEP. ANA DO GÁS A

20/11/2024

FILHO LEVA MÃE DE 97 ANOS MORTA HÁ MAIS DE 24H PARA RECEBER ATENDIMENTO NO MPF EM SÃO LUÍS; VEJA VÍDEO

Reportagem da TV Difusora.
Um homem de 53 anos levou a mãe, uma idosa de 97 anos, à sede do Ministério Público Federal (MPF), em São Luís. O caso aconteceu no último domingo (17) e o detalhe é que a mulher já estava morta há mais de 24 horas. Ela teria sido levada pelo filho em uma cadeira de rodas.

O óbito da idosa foi constatado por uma equipe da polícia militar, que esteve no local após ser acionada por funcionários do MPF, os quais estranharam o estado da mulher. Segundo os policiais, após verificarem que a idosa estava morta, eles acionaram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que confirmou o óbito ocorrido há mais de 24 horas. 

Após a constatação, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e realizou a remoção do corpo. O IML encaminhou o cadáver para a realização do exame de autópsia. Em nota,a PM informou que o filho da idosa apresentou-se na delegacia para registrar o ocorrido e prestar esclarecimentos. Ainda segundo a nota, o caso está sendo investigado pela polícia civil.

‘Tio Paulo’

O caso ocorrido em São Luís remete a outro ocorrido no Rio de Janeiro, em abril deste ano, que teve grande repercussão em todo o país. Uma mulher foi presa após levar um cadáver em uma cadeira de rodas para tentar sacar um empréstimo de R$ 17 mil em uma agência bancária de Bangu, na Zona Oeste da capital fluminense.

As atitudes da mulher, identificada como Érika de Souza Vieira Nunes, geraram suspeitas nos funcionários do banco, que chamaram a polícia. Além disso, o Samu foi acionado e constatou que o homem, identificado como Paulo Roberto Braga, de 68 anos — o ‘Tio Paulo’, como o caso ficou conhecido —, estava morto, aparentemente havia algumas horas.

Confira mais detalhes na reportagem da TV Difusora:


JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/PORTAL CIDADE VERDE.

TRAGÉDIA! FAMÍLIA QUE VOLTAVA DE VELÓRIO MORRE CARBONIZADA APÓS SOFRER ACIDENTE

Tragédia na BR-343.
Quatro pessoas, entre elas duas crianças, morreram carbonizadas após uma colisão entre um carro de passeio e uma carreta bitrem na manhã desta quarta-feira (20), que deixou o carro totalmente destruído e incendiado no km 466 da BR-343, no município de Angical, a 129 km de Teresina, capital do Piauí. Os ocupantes que morreram no acidente são uma família: pai, identificado como John Wesley, a esposa e os dois filhos (uma de 8 e outro de 11 anos), que são naturais de Altos.

Segundo a nota de pesar divulgada pela prefeitura de Altos, a família retornava do velório do avô de John e seguia para Guadalupe, onde ele trabalhava. De acordo com as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta carregada de arroz e o carro bateram frontalmente, após um dos veículos invadir a contramão.

Com o impacto, a carreta perdeu o controle, saiu da pista e virou uma de suas carrocerias, derramando parcialmente a carga. Já o carro ficou em cima da pista e incendiou em seguida não dando tempo das pessoas deixarem o veículo. O motorista do caminhão não teve ferimentos.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/PORTAL CIDADE VERDE.

19/11/2024

SOBRINHO DE PREFEITO ELEITO VIRIATO QUE TEM ATUADO COMO FALSO MÉDICO ESTÁ SENDO ACUSADO DE COMPRAR VOTOS COM DOAÇÃO DE ÓCULOS DURANTE AS ELEIÇÕES EM TUTÓIA.

O sobrinho do prefeito eleito Viriato, que está sendo acusado de atuar como falso médico, foi implicado em um esquema de compra de votos durante as eleições em Tutóia. 

Segundo as denúncias, ele teria realizado a doação de óculos como uma forma de atrair eleitores, o que caracteriza uma prática ilegal de compra de votos. 

As autoridades estão investigando o caso, que levanta preocupações sobre a integridade do processo eleitoral na região. 

A situação destaca a importância de um rigoroso acompanhamento das práticas eleitorais para garantir que as eleições sejam justas e transparentes.

Recentemente, a região dos Lençóis tem sido alvo de preocupações em relação à atuação de um indivíduo que se intitula "Dr. Johane". 

De acordo com relatos de moradores e pacientes, o suposto médico vem exercendo a profissão de forma ilegal, oferecendo consultas e tratamentos sem a devida formação e registro no Conselho Regional de Medicina.

A situação ganhou repercussão e já chegou ao conhecimento do Ministério Público Estadual devido a suposta compra de votos pelo mesmo, que vinha atendendo e doando oculos em troca de votos para seu tio, Viriato, que foi eleito prefeito em Tutóia.

As denúncias incluem a realização de procedimentos médicos sem supervisão adequada, o que pode representar um grave risco à saúde da população local.

É fundamental que qualquer pessoa que tenha informações adicionais sobre o caso ou que tenha sido atendida por Dr. Johane se manifeste, contribuindo assim para a investigação e a responsabilização desse indivíduo. A segurança e saúde da população devem sempre estar em primeiro lugar.

Após as denúncias o MP disse que vai montar uma investigação tanto sobre a atuação do falso médico, assim como sobrr a comora de votos.

Estamos averiguando videos e fotos que chegaram até o nosso Blog para postarmos as midias do indivíduo em pleno atendimento, mas isso é assunto para a próxima matéria, AGUARDEM!

So pra constar, o próprio tio do falso médico aparece em um video gravado durante as eleições afirmando que o Deputado Federal, Josimar de Maranhãozinho, estaria bancando sua campanha, mas que teria certo controle da prefeitura, implicando que os atos ilegais do seu sobrinho tem seu total apoio.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

HOMEM QUE MATOU ESPOSA ENVENENADA PARA QUE ELA NÃO DENUNCIASSE ESTUPRO DAS FILHAS É CONDENADO NO MARANHÃO

Momento da sentença.
Foi realizado nesta segunda-feira, 18, no Fórum de Imperatriz, o julgamento de Moisés Pereira da Cruz. Ele estava sendo acusado de ter matado a própria companheira, Valquires Silva da Conceição. Para isso, o denunciado teria utilizado o veneno do tipo “chumbinho”. Ao final da sessão, presidida pela juíza Edilza Barros Lopes, o réu foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença, recebendo a pena definitiva de 30 anos de reclusão. O Tribunal do Júri foi realizado pela 1ª Vara Criminal.

Conforme o Ministério público informou na denúncia, o crime ocorreu no Povoado Bananal, localidade da Zona Rural de Governador Edison Lobão. Denunciado e vítima conviviam há oito anos. Ele teria matado a companheira no intuito de encobrir outros crimes, possivelmente praticados contra as filhas menores de Valquires. A polícia apurou que vítima e denunciado conviviam em união estável que, segundo testemunhas, foi marcada por episódios de violência doméstica, embora a vítima nunca tenha comunicado às autoridades essas ocorrências.

Sobre o crime, foi investigado que, na noite anterior ao fato, Valquires saiu para a Igreja na companhia de suas filhas menores, tendo o denunciado permanecido em casa. Ao retornarem, Moisés havia comprado açaí e ofereceu à sua companheira, que, logo após consumir, começou a passar mal. Já durante a madrugada, uma das filhas de Valquires pediu ajuda ao avô, dizendo que a mãe estava passando mal. Ao chegar à residência, o pai da vítima estranhou o fato de Moisés não ter prestado socorro à mulher e, quando perguntado, permaneceu calado.

Em seguida, o pai de Valquires foi atrás de um carro para levá-la ao hospital. Entretanto, ela já chegou morta. O corpo dela foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito e, após constatarem que a morte não havia sido por causas naturais, o encaminharam ao Instituto Médico Legal de Imperatriz, onde foi coletado material para realização de perícia. O Instituto de Criminalística, analisando o material referido, verificou a presença de substâncias que compõem o veneno popularmente chamado de “chumbinho”.

“A ação ocorreu mediante dissimulação, pois o denunciado, em situação aparente de normalidade, ofereceu açaí envenenado à sua companheira (…) O denunciado também agiu com o intuito de assegurar a ocultação e a impunidade do crime de estupro de vulnerável contra suas enteadas, filhas da vítima (…) Ademais, o crime se deu em contexto de violência doméstica, haja vista que, por razões da condição do sexo feminino, o inculpado assumiu o intento homicida contra sua companheira”, colocou o Ministério Público na denúncia.

JULGAMENTO

A Justiça entendeu que a personalidade do réu revelou traços reprováveis, marcados por agressividade, manipulação e desprezo pelos valores morais e sociais, conforme demonstrado pelo seu histórico de violência doméstica, ameaças constantes e acusações de abuso sexual contra enteadas. “Sua conduta social reforça esse juízo negativo, uma vez que, no convívio familiar e comunitário, o réu apresentou comportamento desajustado e perigoso, caracterizado por ações que violam gravemente os direitos fundamentais das pessoas sob sua convivência, especialmente em um contexto de relações de poder e submissão”, pontuou a juíza na sentença.

“Ademais, cumpre destacar que o Supremo Tribunal Federal (STF) firmou entendimento de que a soberania das decisões do Tribunal do Júri, garantida pela Constituição Federal, justifica a execução imediata da pena imposta (…) Nesse sentido, condenados pelo júri popular podem ser presos imediatamente após o veredicto (…) Esse posicionamento foi consolidado pela maioria dos votos no julgamento de Recurso Extraordinário com repercussão geral (Tema 1068), aplicável a casos semelhantes em todas as instâncias do Judiciário”, finalizou.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

18/11/2024

MANIFESTANTES REALIZAM PROTESTOS E BLOQUEIAM BRs 135 E 222

Manifestação na BR-222.
A rodovia BR-135 foi interditada nos dois sentidos por manifestantes na altura do km 10, em São Luís. O protesto teve início por volta das 05h20 desta segunda-feira (18). O motivo do bloqueio foi a cobrança por melhorias na infraestrutura do bairro Vila Bagdá. A pista já foi liberada.

Outra manifestação acontece na BR-222, entre os municípios de Igarapé do Meio e Santa Inês. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o manifestantes cobram reintegração de posse.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/PRF.

17/11/2024

IRACEMA, VINÍCIUS VALE E SUPERINTENDENTES DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL DEBATEM NOVAS PARCERIAS PARA BARREIRINHAS

Em uma reunião que reforça o compromisso com o desenvolvimento de Barreirinhas, o prefeito eleito Vinícios Vale se reuniu com o Superintendente Executivo da Caixa Econômica Federal (CEF), Nairton Silva, e outros representantes da instituição. O encontro, que contou também com a presença da deputada estadual e Presidente da ALEMA, Iracema Vale, teve como foco discutir convênios e parcerias estratégicas que trarão benefícios significativos para a cidade.

Durante a reunião, realizada em um clima produtivo e de cooperação, foram tratados detalhes de projetos e acordos que visam impulsionar melhorias em infraestrutura, serviços públicos e ações sociais em Barreirinhas. “Esses convênios representam um passo importante para garantir mais investimentos e qualidade de vida à nossa população”, afirmou Vinícios Vale.

A deputada estadual, Iracema Vale , presente no encontro, destacou a importância do alinhamento entre os níveis de governo e a Caixa para a efetiva implementação dos projetos. A união entre esforços municipais e estaduais, em colaboração com a CEF, reforça a perspectiva de avanços concretos em benefício da comunidade local.

A reunião sela uma etapa importante nas tratativas para transformar Barreirinhas em um exemplo de gestão integrada e inovação, com novos horizontes de desenvolvimento econômico e social.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
 
Copyright © 2026 Blog da Mucambo