Destaques

25/06/2026

ORLÉANS BRANDÃO REÚNE PREFEITOS DE TODO O MARANHÃO EM DOIS DIAS DE DIÁLOGO E FORTALECE A MAIOR ALIANÇA MUNICIPALISTA DO MARANHÃO

 Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão.

Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Wéverton Rocha.

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha.

Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades.

Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação.

“Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão.

“Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.

Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios.

“Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.

REUNIÃO COM EMPRESÁRIOS, ORLEANS BRANDÃO AMPLIA DIAÁLO COM SETOR PRODUTIVO

 A construção de propostas para o desenvolvimento econômico do Maranhão foi o tema central do encontro que o pré-candidato a governador Orleans Brandão teve nesta terça-feira (23) com empresários, representantes da indústria e do comércio maranhense, na Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA). O pré-candidato destacou a importância do diálogo com o setor produtivo, apresentou indicadores econômicos do estado e ressaltou que o cenário atual permite maior capacidade de investimentos no estado.

“Como secretário de Assuntos Municipalista, cumpri a missão de percorrer todo o Maranhão para entender as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Foi assim que ajudei o governador Carlos Brandão a levar obras e serviços aos 217 municípios. Agora, como pré-candidato que quer dar continuidade a esse grande trabalho, estamos ouvindo todos os segmentos para construir um bom plano de governo”, declarou Orleans Brandão aos empresários.

O pré-candidato falou do atual cenário econômico do estado destacando que o Maranhão está em segundo lugar em solidez fiscal no país e subiu da letra C para a letra A em capacidade de pagamento, apto a buscar investimentos, estabelecer parcerias e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda. “O Maranhão subiu 10 posições no ranking de gestão pública, temos um porto do Itaqui que bate recorde histórico de movimentação de cargas, oferecemos 2,3 bilhões em isenção fiscal para incentivar a nossa indústria e a geração de empregos. Sabemos que não está tudo resolvido, mas hoje vivemos um novo momento, em condições de dialogar com o setor produtivo e construir propostas de desenvolvimento econômico do nosso estado”, enfatizou.

Reconhecendo a contribuição dada pelo setor produtivo à economia do estado que alcançou um PIB histórico de 4,2 quando a média nacional foi de 1,8, ele reforçou a determinação de continuar incentivando a industrialização do estado, o comércio, o agronegócio e todo o setor produtivo em um futuro governo. “Queremos gerar emprego e renda, dar oportunidade para as pessoas trabalharem. É nisso que eu acredito e esse é o nosso compromisso. E por isso vamos precisar da parceria dos empresários, dos comerciantes, dos produtores. Por isso nos colocamos à disposição para esse diálogo, ouvir as contribuições de vocês para construir o plano de governo que atenda às necessidades dos maranhenses”, concluiu ele.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA

24/06/2026

JUSTIÇA CONDENA AUTORA DO “OVO DE PÁSCOA ENVENENADO ” A MAIS DE 66 ANOS DE PRISÃO POR MORTES DE DUAS CRIANÇAS EM IMPERATRIZ

Jordélio envenenou as vítimas.

A Justiça do Maranhão deu uma resposta contundente a um dos crimes mais chocantes e cruéis registrados nos últimos anos no estado. Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Imperatriz, nesta segunda-feira (22), Jordélia Pereira Barbosa foi condenada a 66 anos, 8 meses e 7 dias de reclusão pelo envenenamento que resultou na morte de duas crianças e na tentativa de assassinato da mãe delas.

A sentença foi proferida pela 3ª Vara Criminal de Imperatriz após o Conselho de Sentença reconhecer a responsabilidade da acusada pelos crimes de duplo homicídio qualificado consumado e tentativa de homicídio qualificado. A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado.

O caso ganhou repercussão estadual e nacional após a acusada enviar um ovo de Páscoa envenenado à residência de Mirian Lira Rocha, utilizando um mototaxista para fazer a entrega. O alimento foi consumido pela família e provocou a morte de Luiz Fernando Rocha Silva, de apenas 7 anos, e de Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos. Mirian também ingeriu o produto, mas conseguiu sobreviver graças ao rápido atendimento médico recebido.

Durante o julgamento, os jurados reconheceram que a tentativa de homicídio contra Mirian foi praticada mediante motivo torpe, uso de veneno e dissimulação. O Conselho de Sentença concluiu que a vítima somente não morreu devido à intervenção médica emergencial.

Em relação às duas crianças, a ré foi condenada por duplo homicídio quadruplamente qualificado. Os jurados entenderam que Jordélia assumiu conscientemente o risco de provocar a morte dos menores ao encaminhar o alimento contaminado para a residência da família. Foram reconhecidas as qualificadoras de motivo torpe, emprego de veneno, dissimulação e o fato de as vítimas serem menores de 14 anos.

Na sentença, o magistrado destacou o elevado grau de premeditação da ação criminosa. Conforme ficou comprovado nos autos, a acusada viajou de Santa Inês para Imperatriz, utilizou disfarces, hospedou-se em hotel sob identidade falsa e monitorou previamente a rotina da vítima, demonstrando planejamento detalhado para a execução do crime.

A individualização da pena resultou em 14 anos, 9 meses e 25 dias pela tentativa de homicídio contra Mirian; 25 anos, 11 meses e 6 dias pela morte de Luiz Fernando; e outros 25 anos, 11 meses e 6 dias pela morte de Evillyn. Como os crimes foram praticados contra vítimas distintas e com objetivos autônomos, as penas foram somadas, alcançando a condenação final de 66 anos, 8 meses e 7 dias de prisão.

O juiz também determinou a manutenção da prisão preventiva da condenada e negou o direito de recorrer em liberdade. A decisão estabelece ainda o início imediato do cumprimento da pena, seguindo entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal para condenações oriundas do Tribunal do Júri.

Além da condenação criminal, a Justiça fixou indenização mínima por danos morais no valor correspondente a 100 salários mínimos para Mirian Lira Rocha e 400 salários mínimos aos pais das duas vítimas fatais, em razão dos danos físicos, emocionais e da perda irreparável sofrida pela família.

A acusação foi conduzida pelos promotores de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira e Gabriele Gadelha Barboza de Almeida, que sustentaram a tese acolhida integralmente pelos jurados.

Com a condenação, o Judiciário maranhense encerra uma das páginas mais tristes e dolorosas da história recente de Imperatriz, reafirmando o rigor da lei diante de crimes praticados com extrema crueldade e premeditação.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA

PRESTÍGIO E RECONHECIMENTO: FABIANA MENDES RECEBEU VISITA DE CARLOS BRANDÃO E GRANDES LIDERANÇAS POLÍTICAS DO MARANHÃO

Fabiana com Brandão e Roberto Costa.

A prefeita de Presidente Vargas, Fabiana Mendes, recebeu nesta terça-feira (23) uma importante demonstração de carinho, respeito e reconhecimento político. Internada no Hospital São Domingos, em São Luís, após sofrer um acidente doméstico, a gestora foi visitada pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, pelo prefeito de Bacabal e presidente da FAMEM, Roberto Costa, e pelo prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos.

A visita reforçou não apenas os laços de amizade entre as lideranças, mas também o prestígio político conquistado por Fabiana Mendes ao longo de sua trajetória pública.

Durante o encontro, as autoridades desejaram uma rápida recuperação à prefeita e manifestaram solidariedade neste momento delicado.
Visita das autoridades.

Ao lado da gestora estavam seu esposo, Simão Félix, seu filho Vitor, sua mãe Doquinha e sua tia, a ex-prefeita Aninha, que acompanham de perto sua recuperação.

Fabiana Mendes sofreu um corte profundo nos tendões do pé em decorrência de um acidente doméstico e deverá ser submetida a um procedimento cirúrgico para a reconexão dos tendões lesionados. Apesar do susto, a prefeita segue recebendo acompanhamento médico especializado e apresenta boa evolução clínica.

A presença do governador Carlos Brandão e de importantes representantes do municipalismo maranhense evidencia a força política da prefeita no cenário estadual.

Reconhecida pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente da administração de Presidente Vargas, Fabiana tem se consolidado como uma das principais lideranças da região, mantendo diálogo constante com o Governo do Estado e com gestores de diversos municípios.

A visita também simboliza a união entre lideranças comprometidas com o desenvolvimento dos municípios maranhenses, reforçando os laços de parceria institucional e o respeito conquistado pela prefeita junto às principais autoridades do estado.

Enquanto segue em recuperação, Fabiana Mendes continua recebendo manifestações de apoio da população, de amigos e de lideranças políticas, demonstrando o carinho e a confiança que construiu ao longo de sua vida pública.

"A visita do governador Carlos Brandão e de importantes líderes municipais demonstra o reconhecimento ao trabalho sério e comprometido que Fabiana Mendes vem realizando em Presidente Vargas, fortalecendo cada vez mais sua atuação política e administrativa no Maranhão."

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA

23/06/2026

ORLEANS BRANDÃO REBE APOIO DE LIDERANÇAS DO PRD

 


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão.

Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.

O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans.
“Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.

A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.
“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.

DEBATE ENTRE TIAGO E JOEL EVIDENCIA SUPERIORIDADE TÉCNICA DA EQUIPE DE BRANDÃO SOBRE GESTÃO BRAIDE

 


O debate realizado entre os ex-secretários de Saúde Tiago Fernandes, que atuou na gestão estadual, e Joel Nunes, ex-titular da pasta em São Luís, no UQ Podcast, evidenciou diferenças importantes na abordagem dos problemas da saúde pública maranhense. Ao longo da discussão, Tiago apresentou dados, contextualizou pactuações do Sistema Único de Saúde (SUS) e detalhou o funcionamento da rede de atendimento, demonstrando domínio dos temas debatidos.

Um dos principais pontos levantados por Tiago foi a baixa cobertura da atenção primária em São Luís. Segundo ele, a falta de acompanhamento preventivo faz com que milhares de pacientes procurem diretamente as unidades de urgência e emergência, contribuindo para a sobrecarga dos hospitais. O ex-secretário também ressaltou que a capital possui responsabilidades pactuadas no atendimento regionalizado e recebe recursos federais para atender pacientes de diversos municípios do Maranhão, razão pela qual o fluxo de usuários do interior para São Luís é uma consequência natural da organização da rede pública de saúde.

Outro tema abordado foi o impacto de decisões administrativas da gestão municipal sobre a rede estadual. Tiago citou mudanças no atendimento do Hospital da Criança e alterações em parcerias entre Município e Estado, como no caso da Policlínica do Cohatrac. Na avaliação dele, medidas desse tipo acabaram transferindo demandas para estruturas estaduais e aumentaram a pressão sobre serviços já bastante procurados pela população.

Ao final, o debate acabou servindo como uma demonstração da qualificação técnica dos quadros que passaram pela gestão do governador Carlos Brandão. Enquanto Tiago apresentou números, diagnósticos e soluções para os desafios da saúde pública, suas argumentações encontraram pouca contestação ao longo da discussão. Para observadores da cena política, o desempenho reforçou a imagem de um grupo que reúne profissionais com experiência prática e conhecimento aprofundado da realidade da saúde maranhense.

EM ENTREVISTA AO PODCAST PAPO CIDADE, PREFEITO WALLAS ROCHA DESTACA OBRAS, ANUNCIA SÃO JÃO E REBATE CRÍTICAS DA OPOSIÇÃO EM SÃO BENEDITO DO RIO PRETO

 


O prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, participou neste sábado de uma entrevista ao Podcast Papo Cidade, apresentado pelo jornalista Lidelvânio Reis. Durante a conversa, o gestor municipal fez um balanço de sua administração, destacou investimentos realizados no município, falou sobre os preparativos para o São João 2026 e comentou questões relacionadas ao cenário político local.

Ao abordar os festejos juninos, Wallas confirmou a realização de três dias de programação cultural, que acontecerão na Praça do Mercado. Segundo ele, a estrutura está sendo preparada para garantir conforto, segurança e entretenimento à população. O prefeito também adiantou que a programação contará com uma atração surpresa no encerramento do evento.

“Estamos organizando um dos melhores São João da história de São Benedito do Rio Preto. Será uma festa para as famílias, valorizando nossa cultura e movimentando a economia local”, afirmou.

Obras e investimentos

Durante a entrevista, o prefeito ressaltou os avanços alcançados ao longo de seus mais de cinco anos à frente da administração municipal. Entre as ações destacadas estão investimentos em infraestrutura, educação, abastecimento de água e recuperação de obras que estavam paralisadas.

Segundo Wallas, ao assumir a gestão em 2021, encontrou diversas obras com pendências documentais e problemas administrativos que impediam sua continuidade. De acordo com ele, foi necessário um longo trabalho de regularização junto aos órgãos competentes para garantir a retomada dos projetos.

Entre as obras citadas estão escolas e quadras esportivas localizadas nos povoados Maçau, Santo Antônio, Santa Maria, São José dos Costas e Roça Seca. O gestor informou que grande parte desses empreendimentos já está concluída ou em fase final de execução.

O prefeito destacou ainda a construção e recuperação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais, citando como exemplo o povoado Maçau, onde, segundo ele, famílias passaram a contar com água encanada em suas residências após anos de espera.

Geração de emprego e fortalecimento da economia

Outro ponto abordado durante a entrevista foi a geração de oportunidades para os moradores do município. Wallas afirmou que as empresas responsáveis pelas obras em andamento têm priorizado a contratação de mão de obra local, contribuindo para a circulação de renda e o fortalecimento do comércio da cidade.

“Nosso compromisso sempre foi dar oportunidade aos filhos de São Benedito do Rio Preto. Quando o emprego fica no município, o dinheiro circula aqui e beneficia toda a população”, destacou.

Resposta às críticas

Durante o podcast, Wallas também respondeu às críticas feitas por adversários políticos. O prefeito defendeu sua trajetória pública, relembrou sua origem humilde e afirmou que sua reeleição em 2024 foi resultado do reconhecimento popular pelo trabalho desenvolvido ao longo de sua gestão.

Segundo ele, a população tem acompanhado as transformações promovidas no município e reconhecido os avanços alcançados em diferentes áreas da administração pública.

Ao encerrar a entrevista, o gestor reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de São Benedito do Rio Preto e destacou que sua prioridade permanece sendo a melhoria da qualidade de vida da população.

“Continuaremos focados em levar obras, oportunidades e mais qualidade de vida para o nosso povo. Esse sempre foi e continuará sendo o nosso compromisso”, concluiu.

 
Copyright © 2026 Blog da Mucambo