31/03/2024

FLÁVIO DINO VOTA CONTRA PODER MODERADOR MILITAR E CHAMA DITADURA DE ABOMINÁVEL

O ministro afirmou que a ditadura militar (1964-1985) foi "um período abominável da nossa História Constitucional". O golpe de 64 completa 60 anos hoje.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino votou contra a tese de que as Forças Armadas possuem um poder moderador constitucional, considerando isso uma interpretação incorreta do artigo 142 da Constituição.

O placar está 3 a 0 nesse sentido. Dino acompanhou o relator, Luiz Fux, com algumas ressalvas. O outro voto acompanhando Fux foi do presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

"O poder é apenas civil, constituído por três ramos ungidos pela soberania popular, direta ou indiretamente", afirmou ministro do STF.

Ao iniciar seu voto, Dino destacou os 60 anos da interrupção da democracia

no Brasil. "Há 60 anos, à revelia das normas consagradas pela Constituição de 1946, o Estado de Direito foi destroçado pelo uso ilegítimo da força", afirmou o ministro. "Em consequência, durante décadas, regredimos a um modelo jurídico assentado em uma Constituição puramente semântica."

“No plano das instituições jurídicas, os danos se materializaram, por exemplo, nas brutais e imorais cassações das investiduras de três ilustres ministros do Supremo Tribunal Federal: Hermes Lima, Victor Nunes Leal e Evandro Lins e Silva. Eles estão vivos na memória jurídica do Brasil; igual honra não têm os seus algozes – incluindo os profissionais do Direito que emprestaram os seus conhecimentos para fornecer disfarce de legitimidade a horrendos atos de abuso de poder”, ressalta Dino.

A ação direta de inconstitucionalidade foi movida pelo PDT em 2020. O relator, Luiz Fux, deu uma liminar para impedir a interpretação de que as Forças Armadas seriam uma espécie de "poder moderador". A Constituição só prevê três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Em seu voto, Dino destacou que a função militar é subordinada aos poderes, e não superior a eles. "Com efeito, lembro que não existe, no nosso regime constitucional, um 'poder militar' ", destacou o ministro.

"O poder é apenas civil, constituído por três ramos ungidos pela soberania popular, direta ou indiretamente. A tais poderes constitucionais, a função militar é subalterna, como aliás consta do artigo 142 da Carta Magna."

Dino concordou com a conclusão do voto de Fux, que afirmou:

— A missão das Forças Armadas não acomoda o exercício de poder moderador entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

— A chefia das Forças Armadas é "poder limitado, excluindo-se qualquer interpretação que permita sua utilização para indevidas intromissões no independente funcionamento dos outros Poderes"

— A previsão de o Presidente da República usar as Forças Armadas - por iniciativa própria ou a pedido dos presidentes do Supremo, do Senado ou da Câmara dos Deputados - "não pode ser exercida contra os próprios Poderes entre si"

— O uso da "garantia da lei e da ordem" (GLO) deve ser feito "em caráter subsidiário, após o esgotamento dos mecanismos ordinários" para preservar ordem pública, pessoas e patrimônio. A GLO estará "sujeita ao controle permanente dos demais poderes"

No voto, Dino destacou que "devem ser eliminadas quaisquer teses que ultrapassem ou fraudem o real sentido do artigo 142 da Constituição Federal".

O julgamento deve terminar no próximo dia 8 de abril.

Conforme mostrou a colunista Carolina Brígido, do UOL, o julgamento vai preparar o terreno para que a Corte possa analisar futuramente se houve participação do comando das Forças Armadas na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE: UOL 

Marcadores:

30/03/2024

DR.RICARDO LAGES SE FILIA AO PP E CONSOLIDA SUA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE ITAPECURU-MIRIM

O jovem Médico Dr. Ricardo Lages, que traz na bagagem o peso político
do pai, e do  ex-prefeito Zé lauande, e também da última eleição municipal, Ricardo Lages, se filiou hoje ao Progressistas e garantiu o apoio do presidente do partido ó deputado federal André Fufuca e atual ministro do esporte pra concorrer a eleição este ano. 
Eles estiveram reunidos na sede do PP em São Luís onde André Fufuca fez questão de afirmar que “Ricardo Lages representa a solidez de um trabalho construído ao longo desses anos, e só reforça a confiança do povo de Itapecuru na nossa pré-candidatura”. 

Ainda para o novo membro do Partido, “Ricardo Lages é a demonstração clara da força que tem esse jovem Médico na política, o que se consolida ainda mais com a nossa chegada nesse time”. 

Ricardo Lages também tem o aval do do povo Itapecuruenses, André Fufuca, que demonstrou confiança nas ideias e na habilidade política do pré-candidato: “eu costumo dizer que seu pai fez o alicerce montando as paredes, eu bati a laje e você vai dar o acabamento pra deixar Itapecuru muito mais bonito!”

E me saliento a dizer aqui diante de toda essa população presente Ricardo Lages eleito Itapecuru terá um gestor, hoje esse povo vive abandonado por uma gestão catástrofe que e essa do ex-promotor de justiça aposentado Benedito Coroba que está aí.

E pra finalizar o pré-candidato a prefeito Ricardo Lages debaixo de muita emoção pelo carinho recebido da parte da população itapecuruenses Ricardo Lages diz que a mensagem e de reflexão para a população de Itapecuru observar a situação que se encontra o município sem condições de emprego e renda sem uma agricultura familiar de qualidade há essa população sofrida, o pré-candidato apesar de ter perdido as últimas eleições continuou sua caminhada levando a mensagem a essa população durante essa gestão que temos aí e agora chegou a oportunidade de mudar e se colocou o seu nome mais uma vez a disposição da população como a esperança de dias melhores pro município 

       






JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

29/03/2024

EVIMAR BARBOSA VEM CADA DIA QUE SE PASSA VEM SE DESTACANDO NO SENÁRIO POLÍTICO DE NINA RODRIGUES COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DA OPOSIÇÃO.

O pré-candidato a prefeito de nina Rodrigues EVIMAR BARBOSA não para tá sempre visitando e levando suas propostas a população da sede e zona rural do município de Nina Rodrigues que tanto precisa de esperança nos políticos.

Por onde passa EVIMAR BARBOSA tem sido bem recebido e sua pré-candidatura a prefeito cresce a cada dia que ver nele um candidato diferenciado e comprometido com a melhoria na vida dos mais humildes e mais desfavorecidos.

EVIMAR BARBOSA do PP-11 deve ser o próximo prefeito de Nina RODRIGUES-MA no período de 2025 A 2028
E hoje pela manhã foi de boa conversa com a professora e pesquisadora da UFMA, Ana Socorro Ramos Braga, sobre cultura, arte e educação. Conversamos sobre vários temas importantes: Tambor de Crioula e política cultural, saneamento, patrimônio material e imaterial, projeto educativo, desenvolvimento econômico, social e sustentável. 
Eu e  Fátima compartilhamos com ela nossos  sonhos e projetos que em breve, e pela força do povo, serão realidade.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

PM QUE ATIROU EM JOVEM QUE REALIZAVA 'GRAU' NO MARANHÃO É INDICIADA POR HOMICÍDIO QUALIFICADO

PM Sabrinna.

A Polícia Civil do Maranhão concluiu o inquérito que investiga a policial militar cabo Sabrinna Silva, que atirou nas costas do jovem Marcos Vinicius quando ele fugia de uma perseguição policial após ser flagrado realizando manobras conhecidas como 'grau'. O crime aconteceu no dia 25 de fevereiro, no município de Governador Edson Lobão. A PM foi indiciada por homicídio qualificado por impossibilidade de resistência da vítima (relembre).

O delegado regional responsável pelo caso, Alex Coelho, informou que o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público, que pediu a prorrogação da prisão temporária por mais 30 dias para aguardar o laudo de reprodução simulada, pra que o caso seja levado ao Poder Judiciário. Sabrinna Silva continua presa no quartel da PM, em São Luís.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE: IMIRANTE.

Marcadores:

27/03/2024

FESTA HISTÓRICA, COM SHOWS E INAUGURAÇÕES CELEBRAM OS 75 ANOS DE SÃO BENEDITO DO RIO PRETO-MA

A prefeitura de São Benedito do Rio Preto/MA realizou vasta programação, com inaugurações, e shows culturais, na última no último domingo, (25) de março de 2024, para celebrar os 75 anos de emancipação política do município.

A programação iniciou-se logo cedo, alvorada com queima de fogos, e em seguida harteamento das bandeiras, e desfiles de duas escolas realizado com a participação do prefeito Wallas Rocha acompanhado da primeira-dama e do deputado federal Aluísio Mendes, e seus secretários municipais e vereadores.

Após o momento solene ao lado da prefeitura, o prefeito Wallas Rocha e, sua comitiva se deslocaram até a inauguração da ponte do bairro Humaitá e das ruas Ana Sousa, Rua Maria Andrade, Rua do Campo, Rua do Açude e Rua Piçarreirá. Inauguração da creche no povoado São José dos Costa, na zona rural do município.

À noite, foi a vez da diversão. Centenas de pessoas de São Benedito e de cidades vizinhas lotaram a Rua de Eventos para o show de cantores da terra, com participação dos cantores Ávine vinny e Henry Freitas.

Antes do show de Ávine Vinny e Henry Freitas, o prefeito Wallas Rocha fez um breve pronunciamento e foi bastante aplaudido pela multidão. Ele agradeceu a todos pela presença e bom comportamento e parabenizou São Benedito pelos seus 75 anos de emancipação política, se comprometendo em se empenhar ainda mais pelo desenvolvimento do município. 

VEJA O RESUMO NO VT




JORNALISTA JOSINALDO SOARES

REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

MEGA OPERAÇÃO SEMANA SANTA ENTRE AS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR EM PRESIDENTE VARGAS.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

26/03/2024

LIDERANÇAS DO MST (MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA) DENUNCIAM A LEI DA GRILAGEM

No dia 20 de março, Vânia e Aldenir Gomes, lideranças do MST, durante entrevista na Agencia Tambor, denunciaram a Lei 12.169/2023 (Lei da Grilagem).

As lideranças disseram que, caso não seja cassados os seu feitos da Lei, a grilagem será legalizada e a violência no campo contra camponeses, quebradeiras de coco, indígenas, ribeirinhos, tendem a aumentar.

A liderança Vânia disse que a violência no campo atinge principalmente as mulheres que estão sempre à frente dessas lutas pelo direito à terra.

Ressaltaram que é necessário fazer a mobilização de base das comunidades para dizer os reais efeitos dessa lei.
Por fim, fizeram um chamamento para que seja organizada uma rede de várias organizações, para a construção de uma unidade e derrotar essa lei.

Assim, os Fóruns e Redes de Cidadania/MA, resolve disponibilizar na íntegra a entrevista.

Povo unido e organizado, luta e vence.
Veja a entrevista completa aqui link (entrevista inicia aos 50 minutos do vídeo)
https://www.youtube.com/watch?v=9niC3LAgNlk

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE: FÓRUNS E REDES DA CIDADANIA 

Marcadores:

ENDRICK MOSTRA À ESPANHA SEU POTENCIAL, MAS ARBITRAGEM ROUBA A CENA E BRASIL EMPATA AMISTOSO

Endrick entregou seu cartão de visitas à Espanha nesta terça-feira. O garoto de 17 anos novamente foi decisivo para mudar o perfil inibido do futebol da seleção brasileira no segunto tempo e buscar o empate por 3 a 3 em sua futura casa, o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, clube que comprou o atacante junto ao Palmeiras e ao qual ele se apresenta em julho. A arbitragem, por sua vez, teve atuação decisiva ao marcar pênaltis contestáveis para os espanhóis.

O amistoso foi alinhado entre as federações dos dois países tendo o combate ao racismo como foco. “Uma só pele, uma só identidade” foi a frase escolhida como lema. Vinícius Júnior, do Real Madrid, é alvo recorrente de insultos na Espanha. Uma equipe de seguranças foi posicionada no estádio para fiscalizar eventuais atos racistas.

Para o início de trabalho de Dorival Júnior, há mais aspectos positivos do que negativos. Falta à seleção brasileira ter mais domínio do jogo e conseguir controlar as intenções dos rivais. Endrick deixou claro que merece a titularidade. O time mostrou capacidade de reação com mudanças na formação. Também cabem elogios às atuações do goleiro Bento. Vini Jr. e Rodrygo não renderam e estiveram longe do protagonismo esperado. A Data Fifa se encerra com uma vitória e um empate e uma perspectiva melhor do que no encerramento de 2023, com a seleção ainda sob o comando de Fernando Diniz.

A seleção brasileira só volta a se reunir em junho em preparação para a Copa América. Serão feitos amistosos com México (dia 8) e EUA (dia 12) antes dos duelos pelo torneio continental. Na primeira fase, o Brasil pega Costa Rica, Paraguai e Colômbia.

Espanha sufoca Brasil no 1º tempo

Com Vini de capitão, Dorival optou por não fazer mudanças na escalação da seleção. Foi mantida a mesma formação da vitória sobre a Inglaterra. Endrick, que marcou o gol do triunfo em Londres, ficou no banco. Já o técnico da Espanha, Luis de la Fuente, colocou em campo desde o início o jovem Lamine Yamal, joia do Barcelona, de 16 anos.

Desde os primeiros movimentos, a seleção espanhola impôs seu estilo de muita posse de bola, pressionou desde o início e encurralou o Brasil. A sequência ofensiva dos donos da casa foi agradiaca com um pênalti. Yamal fez fila na grande área e foi derrubado por João Gomes. Sem auxílio do VAR – indisponível no amistoso -, o árbitro português não teve dúvida em marcar a penalidade, apesar da baixa intensidade do contato. Rodri bateu no meio do gol e pôde comemoram o placar inaugurado, aos 12 minutos.

Rodri, de pênalti, colocou a Espanha em vantagem sobre o Brasil em Madri. Foto: Thomas Coex/AFP© Fornecido por Estadão

O Brasil não conseguia sair do campo de defesa. As duas laterais se mostraram os pontos frágeis da seleção brasileira. Foi por lá que a Espanha criou suas melhores oportunidades, fosse pela flanco destro ou canhoto. Enquanto Yamal brilhou pela seleção espanhola, Vini Jr. teve dificuldades para aparecer no time brasileiro.

Quando a seleção brasileira parecia equilibrar as ações ofensivas, veio o choque de realidade. Dani Olmo recebeu passe pelo lado direito da grande área, colocou a bola entre as pernas de Beraldo, deixou Bruno Guimarães na saudade e anotou um golaço, aos 36 minutos. Não tardou muito, e o Brasil pôde comemorar. O goleiro Unai Simón entregou um presente nos pés de Rodrygo. O atacante do Real Madrid bateu de cobertura com categoria para diminuir a vantagem espanhola.

Rodrygo comemora gol do Brasil no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP© Fornecido por Estadão

Endrick muda panorama, mas arbitragem rouba a cena

Na volta do intervalo, Dorival promoveu quatro substituições. A principal delas foi a entrada de Endrick no lugar de Raphinha. Aos 5 minutos, a primeira página de uma história foi escrita. Após cobrança de escanteio, a bola ficou viva na grande área, e o atacante do Palmeiras emendou, de primeira, e empatou o jogo para a seleção brasileira. A jogada arrancou aplausos de torcedores espanhóis. O garoto correu para abraçar os pais nas cadeiras atrás do gol.

Endrick fez seu primeiro gol no Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, seu futuro clube a partir de julho. Foto: Thomas Coex/AFP© Fornecido por Estadão

Definitivamente, o Brasil mudou sua postura na etapa complementar. O time acuado deu lugar a uma equipe vertical. Nem mesmo uma guinada ofensiva espanhola alterou o panorama. As duas equipes se mostraram perigosas.

Vini foi substituído aos 25 minutos. Ele foi aplaudido de pé pelos torcedores no estádio merengue. A Espanha, então, cresceu no jogo. Bento, titular nas duas partidas, mostrou que tem amplas condições de brigar pela vaga com os experientes Alisson e Ederson.

No fim do jogo, aos 42 minutos, a Espanha se recolocou em vantagem com um novo pênalti. Em um lance normal de jogo, o árbitro português marcou uma penalidade cometida por Beraldo sobre Carvajal. Rodri bateu e fez mais um. No apagar das luzes, quando tudo parecia decidido, um pênalti para o Brasil. Galeno foi derrubado e Paquetá deixou sua marca, aos 51.

ESPANHA 3 x 3 BRASIL

  • ESPANHA: Unai Simón; Carvajal, Le Normand (Cubarsí), Laporte e Cucurella; Fabián Ruiz, Rodri e Dani Olmo; Yamal (Jesús Navas), Morata (Oyarzabal) e Nico Williams. Técnico: Luis de la Fuente.
  • BRASIL: Bento; Danilo (Yan Couto), Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães (André), João Gomes (Andreas Pereira) e Lucas Paquetá; Rodrygo (Galeno), Raphinha (Endrick) e Vinícius Júnior (Douglas Luiz). Técnico: Dorival Júnior.
  • GOLS: Rodri, aos 12, Dani Olmo aos 36, Rodrygo aos 39 minutos do 1º tempo; Endrick, aos 5, Rodrigo aos 32, Lucas Paquetá, aos 51 minutos do 2º tempo.
  • ÁRBITRO: António Nobre (POR).
  • CARTÕES AMARELOS: Laporte, Le Normand, Andreas Pereira, Beraldo, Endrick, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães.
  • LOCAL: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri.
JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE DURANTE OPERAÇÃO DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL INFANTIL EM TIMBIRAS

A Polícia Federal no Maranhão deflagra, na manhã desta terça-feira (26), a Operação “Conteúdo Proibido IV”, visando o combate ao abuso sexual infantil por meio da rede mundial de computadores.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na residência de investigados por crimes relacionados ao armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantil por meio da internet. 

Durante o cumprimento, um dos investigados foi flagrado com o material proibido e, em seguida, conduzido até a sede policial para a lavratura dos procedimentos cabíveis.

A operação “Conteúdo Proibido IV” foi deflagrada na cidade de Timbiras, a 282 km de São Luís. O nome da operação remete ao tráfego de conteúdo envolvendo cenas sexuais de crianças e adolescentes por meio da rede mundial de computadores, conduta proibida pelas leis brasileiras e tratados internacionais.

As investigações foram conduzidas e operacionalizadas pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA. Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder, dentre outros, pelos crimes de armazenamento e disponibilização de conteúdo pornográfico infantil (Arts. 241-A e 241-B do Estatuto da criança e do adolescente). Esses crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 10 anos de prisão.

Com a utilização de avançadas ferramentas tecnológicas, além de diferentes meios de obtenção de provas, foi possível rastrear a atuação dos investigados na rede mundial de computadores.

Os equipamentos e mídias apreendidos serão encaminhados para a realização dos exames periciais visando à coleta de provas digitais, as quais ficam armazenadas nos equipamentos eletrônicos.

A Polícia Federal tem como prioridade o combate aos crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual infantil, visando identificar vítimas vulneráveis e prender abusadores fazendo cessar o cometimento de tais ações, as quais afetam diretamente a sociedade e a família brasileira, principalmente crianças e adolescentes.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

JUSTIÇA DO MARANHÃO MANDA 811 PRESOS PARA CASA DURANTE SEMANA SANTA

Imagem ilustrativa.

O juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Rommel Cruz Viégas, encaminhou ofício à Secretaria de Administração Penitenciária, autorizando a saída temporária de 811 apenados do regime semiaberto para visita aos familiares na Semana da Páscoa de 2024. Os beneficiados foram autorizados a sair às 9h desta quarta-feira (27), devendo retornar aos estabelecimentos prisionais até as 18h do dia 02 de abril (terça-feira).

O magistrado também determinou que os diretores dos estabelecimentos prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís comuniquem à VEP, até as 12h, do dia 05 de abril, o retorno dos internos e/ou eventuais alterações.

Por preencherem os requisitos dos artigos 122 e 123 da Lei de Execução Penal, os apenados, se por outros motivos não estiverem presos, foram autorizados a sair das unidades prisionais, para visita aos seus familiares. Os beneficiados devem cumprir várias restrições como fornecer o endereço onde reside a família a ser visitada ou onde poderá ser encontrado durante o gozo do benefício; recolhimento à residência visitada, no período noturno; não frequentar festas, bares e similares; entre outras determinações.

De acordo com o artigo 123, “autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária e dependerá da satisfação dos seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena”.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

25/03/2024

VEJA PASSO A PASSO COMO FOI EXECUTADO O PLANO DE ASSASSINATO DE MARIELLE FRANCO

Marielle Franco.

A Polícia Federal prendeu neste domingo (24) Domingos Brazão, conselheiro do tribunal de contas do Rio, Chiquinho Brazão (União Brasil–RJ), deputado federal, e o ex-chefe de polícia do Rio Rivaldo Barbosa. Os dois primeiros foram apontados como mandantes do crime e o último como coautor (relembre). Confira os detalhes descobertos pela investigação sobre como se deu o planejamento e a execução do crime.

Planejamento

Segundo Ronnie Lessa, no segundo semestre de 2017 ele foi procurado por Edmilson Macalé, pessoa que lhe apresentou a proposta idealizada pelos Irmãos Brazão de matar a Vereadora do Município do Rio de Janeiro Marielle Franco, em pleno exercício de seu mandato pelo Partido Socialismo e Liberdade–PSOL. De antemão, Macalé revelou a Lessa qual seria a contrapartida para a realização da execução: ambos “ganhariam” um loteamento a ser levantado nas imediações da rua Comandante Luís Souto, Tanque, Rio de Janeiro. Os pormenores que cercam essa promessa de recompensa serão trazidos à baila em conjunto com a motivação.

Primeiro encontro com os irmãos Brazão em hotel

Ao vislumbrar uma boa oportunidade de negócio e se desgarrar da imagem de ser um mero sicário, Ronnie Lessa prontamente aceitou, de modo que Macalé o levou, mediante a intermediação de Robson Fonseca, vulgo “peixe” ou “peixão”, assessor pessoal e outrora assessor de Domingos Brazão na Alerj e no Tribunal de Contas do Estado, para a primeira reunião do enlace, que aconteceu nas imediações do então Hotel Transamérica, situado na Barra da Tijuca.

Infiltrado no Psol

Ali Domingos Brazão, segundo Lessa, o mais verborrágico da dupla, passou a limpo todo o contexto da demanda e indicou que havia alocado um infiltrado de nome Laerte Silva de Lima nas fileiras do PSOL para levantar informações internas do partido. Segundo Lessa, Domingos lhe relatou, de forma superficial, que Laerte o alertou que Marielle Franco, em algumas reuniões comunitárias, pediu para a população não aderir a novos loteamentos situados em áreas de milícia.

Exigência para a execução do crime

Por fim, o último tema da reunião foi a fixação da única exigência imposta pelos mandantes: a execução não poderia se originar da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Conforme narrado por Lessa e detalhado mais adiante, Domingos ressaltou que tal exigência partiu do então Diretor da Divisão de Homicídios da PCERJ, o Delegado Rivaldo Barbosa, fato que, inicialmente, o tranquilizou ante a notória pactuação da garantia de impunidade da ação que lhe foi encomendada.

Origem da arma do crime

Acerca da arma, a única exigência feita a Macalé é que não fosse um revólver. Segundo Lessa, para a consecução do crime bastava que lhe fosse destinada uma pistola. No entanto, para sua grata surpresa, Macalé, em meados de setembro de 2017, e apresentou uma HK MP5, submetralhadora alemã da predileção de Lessa, visto que ele operava com esse tipo de armamento no período em que fora lotado no Batalhão de Operações Especiais — BOPE da PMERJ.

Origem do carro

Para falar acerca da origem do veículo devemos relembrar o capítulo das inferências externadas pelo colaborador Élcio de Queiroz no bojo de suas declarações. De acordo com o que foi apurado, além da encomenda do homicídio de Marielle Franco, Macalé encaminhou a Ronnie Lessa a tarefa idealizada pelo contraventor Bernardo Bello para matar a então Presidente do Acadêmicos do Salgueiro, Regina Celi.

Início do monitoramento de Marielle

Acerca do levantamento de informações e monitoramento de Marielle Franco, Ronnie Lessa destaca que, a princípio, recebera o suposto endereço residencial dela situado à rua do Bispo, Rio Comprido, Rio de Janeiro/ RJ. Com base nessa informação, Ronnie e Macalé, quando este estava disponível, foram a campo estudar e observar todas as peculiaridades atinentes ao local. Inicialmente Ronnie destacou que se tratava de local de difícil monitoramento. Com o passar do tempo, Lessa foi ficando impaciente com a falta de avanço na empreitada e resolveu buscar uma alternativa mais fácil: monitorar Marielle na saída da Câmara dos Vereadores.

Segundo encontro com irmãos Brazão

Assim, Lessa provocou Macalé para que fosse agendada uma nova reunião com os Irmãos a fim de que eles fossem demovidos de tal exigência, sob pena, inclusive, dele desistir de participar do enlace. Deste modo, nas mesmas circunstâncias da reunião anterior, Lessa, Macalé, Domingos, e Chiquinho Brazão se encontraram nas imediações do Hotel Transamérica, na Barra da Tijuca, ocasião na qual foi estabelecido pelos Irmãos que eles não poderiam passar por cima das ordens de Rivaldo. Apesar de frustrado, Lessa não desistiu do negócio.

Quatro vigilâncias feitas sobre a vereadora assassinada

Neste ínterim, durante as investigações encetadas pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), o Núcleo de Inteligência Policial identificou quatro potenciais vigilâncias sobre a Vereadora Marielle Franco, dada a proximidade observada entre o veículo GM/Cobalt, placa KPA-5923, e a vítima, nos dias 1º, 02, 07 e 14 de fevereiro de 201.

Participação de Major Ronald

Todavia, ao atender o telefone, Macalé se surpreendeu ao constatar que o interlocutor, na verdade, era Ronald Pereira, vulgo Major Ronald. Em que pese isso, Macalé indicou a Lessa que Ronald lhe passara a informação de que na noite daquele dia haveria o evento na Casa das Pretas e que Marielle Franco estaria presente. Depois de receber tal informação sobre a presença de Marielle no evento a ser realizado na Casa das Pretas, Ronnie contata Écio por meio do aplicativo Confide e o convoca para a execução.

Assassinato

Foram diretamente para a Casa das Pretas. Uma vez no local, permaneceram em vigilância até o final do evento, ocasião na qual, visualizado o embarque de Marielle no GM/Ágile conduzido por Anderson Gomes, Élcio o seguiu até a esquina das ruas Joaquim Palhares e João Paulo I, local no qual Ronnie efetuou os disparos que vitimaram a Vereadora e o motorista. Em fuga, a dupla se dirigiu até a casa da mãe de Ronnie Lessa, onde abandonaram o GM/Cobalt e solicitaram, por intermédio de Denis Lessa, irmão do executor, um táxi que os levou até as imediações do Vivendas da Barra, local no qual a dupla embarcou no veículo de Lessa e seguiu rumo ao Resenha para acompanhar o restante do jogo do Flamengo x Emelec que estava sendo transmitido naquele dia.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA
FONTE:ICL NOTÍCIAS.

Marcadores:

URGENTE! EM SÃO BENEDITO, AUTOR DE FEMINICÍDIO SE ENTREGA PARA POLÍCIA MILITAR

O indivíduo conhecido como Valdiná que estava foragido desde a tarde de domingo, 24, após matar sua companheira, Ingride Taís Ferreira Rocha, 21 anos, que foi encontrada em uma aérea de mata sem vida por populares.

O feminicídio foi registrado no povoado Campo de Lírio, São Benedito do Rio Preto-MA, quando o autor do assassinato matou a jovem com um único tiro certeiro e fatal no peito da vítima.

O autor do homicídio conhecido como "Neguinho", se entregou para a polícia militar na noite desta segunda-feira, 25. Ele foi apresentado na delegacia regional de polícia civil de chapadinha e se encontra a disposição da justiça.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONT:EPM

Marcadores:

NINA RODRIGUES: INADIMPLÊNCIA DO MUNICÍPIO COMPROVA DECADÊNCIA DA GESTÃO RODRIGUES E SÂMARA

O descontrole financeiro, gerencial e administrativo da gestão do Prefeito Ridrigues e da ex-Secretária de Educação, Sâmara Corrêa, jogou o município de  Nina Ridrigues em um abismo profundo. 

Além do sucateamento dos serviços públicos essências de educação e saúde, e do abandono da cidade, o Município encontra-se inadimplente junto aos governos estadual e federal. A inadimplência é a punição que o Município recebe quando os gestores não cumprem com suas obrigações legais. 

Na prática, fica impedido de fazer convênios de qualquer natureza. 
Dos seis itens alcançados pela inadimplência, três são bem graves e podem ter consequências sérias para os responsáveis.

Segundo consta no site do governo federal, foi impugnada  uma prestação de contas de um convênio celebrado com a CODEVASF.

Consta também que Município não conseguiu comprovar a aplicação mininima dos 25% de suas receitas com educação durante o ano passado, quando Sâmara Corrêa ainda era Secretária de Educação. O prazo para a comprovação terminou dia 30 de janeiro deste ano.

Além disso, o Município está com o CNPJ inscrito no CADIN por falta de pagamento de dívidas com a União. Embora  as razões sejam desconhecidas, sabe-se no entanto, que o Município figurou no escândalo envolvendo recursos da COVID 19 em que o Ministério da Saúde e o Ministério Público Federal investigaram um suposto esquema de simulação de prestação de serviços em várias prefeituras do Maranhão, que resultou na prisão de um funcionário da Prefeitura de Nina Ridrigues. 

Em casos assim, quando a fraude é comprovada, nornamelmente o Município é obrigado a devolver os recursos, além das medidas  judiciais que podem implicar.

Embora, os gestores sejam os responsáveis, quem de fato será punido é o povo, que já sofre com tantos desmandos.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES
REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

FLÁVIO DINO FOI DECISIVO NA ELUCIDAÇÃO DO CASO MARIELLE/ANDERSON GOMES, DIZ RODRIGO LAGO

Na avaliação do deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB), o ex-governador do Maranhão, ex-senador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, teve papel fundamental na elucidação do assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes.

Segundo o parlamentar postou em sua rede social, Dino deu enorme contribuição para desvendar os verdadeiros mandantes do duplo assassinato que chocou o país e que levou seis anos para ser elucidado.

“Sem Flávio Dino no Ministério da Justiça, o caso Marielle não teria sido desvendado”, disse Rodrigo Lago em sua página na plataforma X, antigo Twitter”.

Além de contribuir para a prisão dos mandantes do crime bárbaro, Flávio Dino também se fez presente em outros momentos da história recente do pais, como no caso da resistência à tentativa de golpe contra a democracia.

“(Dino) Foi um quadro político fundamental na vitória de Lula em 2022, na resistência ao golpe de 8 de janeiro de 2023 e da elucidação da morte de Marielle e Anderson. Não é opinião. São fatos”, observou Lago.

Neste domingo (24) a PF prendeu Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ); Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio de Janeiro e irmão de Domingos; e Rivaldo Barbosa ex-chefe de Polícia Civil – os três são apontados como “autores intelectuais” do crime brutal que estava há 6 anos sem respostas.

Os nomes dos mandantes do crime foram obtidos a partir da delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, suspeito de participação no assassinato que está preso desde 2019.

A motivação, conforme  as investigações, apontam que haveria relação com a expansão territorial da milícia na capital fluminense.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

CRIME BRUTAL MAIS UM FEMINICÍDIO E REGISTRADO NO MARANHÃO, MARIDO MATA ESPOSA COM TIRO NO PEITO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO BENEDITO DO RIO PRETO.


A jovem Ingride Tais Rocha, de 21 anos, foi assinada pelo seu companheiro na tarde deste domingo (24), a motivação do crime foi uma discussão causada por ciúmes entre a vítima e o companheiro, teria sido a motivação para o assassinato da jovem mãe de 3filhos de menor, (Ingride Tais Rocha).

Segundo informações colhida o mesmo estava trabalhando numa roçageom de beira de estrada ao terminar tomou umas e outras e fumou um baseado de maconha.

Ao chegar em casa começou uma discussão e o suspeito a ameaçou de lhe dá um tiro a vítima correu para o matagal e em perseguição o acusado o baleou com um tiro de espingarda tiro esse por cima dos seios que ceifou a vida dessa pobre mãe de família 

A jovem Ingre foi encontrada morta por moradores do povoado Campo de Lirio, onde residia, o corpo estava em um matagal com sinais de um tiro no peito.
 
A polícia militar esteve no local e estão fazendo buscas para prender o,causado que está foragido, o crime foi registrado como feminicídio pela polícia militar.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

24/03/2024

TRAGÉDIA EM SÃO BENEDITO: JOVEM MÃE DE 21 ANOS É ENCONTRADA MORTA EM MATAGAL

 BLOGDAMUCAMBO 

Ingride Taís Ferreira Rocha, 21 anos, foi encontrada sem vida nesta tarde de domingo, 24, por populares no meio de um matagal no povoado Campo de Lírio,  São Benedito do Rio Preto-MA. 

A jovem tem 03 filhos, todos menores de idade. Populares relatam que o fato aconteceu durante uma discussão acalorada entre a vítima e o companheiro que encontra-se foragido. 

Enquanto a Polícia Militar estar no local preservando a cena do fato e aguardando a chegada da perícia, a Guarda Municipal segue fazendo rondas para localizar o paradeiro do suspeito. 

Novas informações a qualquer momento.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0002662/MA

FONTE:PCSBRP

Marcadores:

CONSELHEIRO DO TCE, DEPUTADO FEDERAL E DELEGADO SÃO PRESOS ACUSADOS DE MANDAR MATAR MARIELLE FRANCO

Chiquinho, Rivaldo e Domingos.

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson Gomes. Os três foram alvos de mandados de prisão preventiva na Operação Murder, Inc., deflagrada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e pela Polícia Federal (PF).

Domingos é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ); Chiquinho é deputado federal pelo União Brasil; Rivaldo era chefe da Polícia Civil à época do atentado e hoje é coordenador de Comunicações e Operações Policiais da instituição. 

Mandados de busca

Além das três prisões neste domingo, foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão na sede da Polícia Civil do Rio e no Tribunal de Contas do Estado. A TV Globo apurou que entre os alvos estão o delegado Giniton Lages, titular da Delegacia de Homicídios à época do atentado e o primeiro a investigá-lo, e Marcos Antônio de Barros Pinto, um de seus principais subordinados. Os agentes apreenderam documentos e levaram eletrônicos para perícia.

Motivação e contrainvestigação

Os investigadores ainda trabalham para definir por que Marielle foi morta. Do que já se sabe, o motivo tem a ver com a expansão territorial da milícia no Rio. Já Rivaldo é suspeito de ter combinado não investigar o caso. Os investigadores decidiram fazer a operação no início deste domingo para surpreender os suspeitos. Informações da inteligência da polícia indicava que eles já estavam em alerta nos últimos dias, após o Supremo Tribunal Federal (STF) homologar a delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa.

Ao aceitar o acordo de colaboração com a PF, Lessa apontou quem eram os mandantes e também indicou a motivação do crime. Lessa está preso desde 2019, sob acusação de ser um dos executores do crime. Os mandantes, segundo o ex-PM, integram um grupo político poderoso no Rio com vários interesses em diversos setores do Estado. O ex-PM deu detalhes de encontros com eles e indícios sobre as motivações.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE:G1.

Marcadores:

DEPUTADA IRACEMA VALE PRESTIGIA POSSE DE WASHINGTON OLIVEIRA NA SECRETARIA DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL NO DF

Iracema Vale prestigia posse de  Washington Oliveira na Secretaria de Representação Institucional no DF

Deputada Iracema Vale na posse de Washington Oliveira, com o governador Carlos Brandão e o presidente do TCE/MA, Marcelo Tavares

Cerimônia comandada pelo governador Carlos Brandão, foi realizada no Palácio Henrique de La Rocque e reuniu autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta sexta-feira (22), da cerimônia de posse do novo titular da Secretaria de Representação Institucional no Distrito Federal (SeriDF), que passa a ser ocupada por Washington Luís de Oliveira. O ato, comandado pelo governador Carlos Brandão (PSB), foi realizado no Palácio Henrique de La Rocque e reuniu autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, políticos e amigos do novo secretário.

"O Maranhão está muito bem representado em Brasília por Washington Oliveira, que é ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, ex-vice-governador, já foi deputado federal e conhece muito bem Brasília. O secretário tem trânsito ótimo no governo federal, gosta de trabalhar, de se fazer presente. Nos cargos que ocupou, sempre mostrou resultado. Tenho certeza que será um grande secretário", destacou Iracema Vale.

Wesley Ramos
Presidente da Assembleia, Iracema Vale, entre o secretário Washington Luís de Oliveira e o governador Carlos Brandão
Presidente da Assembleia, Iracema Vale, entre o secretário Washington Luís de Oliveira e o governador Carlos Brandão

Para o governador Carlos Brandão, o nome de Washington Oliveira para representar o Maranhão em Brasília vai fortalecer ainda mais a boa relação e os vínculos entre as esferas estadual e federal.

"Não tenho dúvidas de que a presença de Washington na Secretaria de Representação Institucional no Distrito Federal vai aumentar nossa interlocução com o governo federal. Ele é uma pessoa experiente e conhece bem Brasília. Com toda sua experiência, vai nos ajudar a trazer ainda mais recursos para o Maranhão", disse o governador Carlos Brandão.

Washington Oliveira assume a SeriDF após se aposentar como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, cargo para o qual foi eleito em 2013. Sua carreira foi marcada pelo compromisso com o bem-estar social e o fortalecimento das instituições democráticas.

"É um grande desafio este que o governador Carlos Brandão me apresentou. Me abriu os canais de diálogo junto ao governo federal, que já tem uma grande sensibilidade em relação ao Maranhão. Vou ampliar ainda mais esses canais, a partir de um diálogo forte com a bancada maranhense, tanto na Câmara como no Senado", adiantou o titular da SeriDF.

Wesley Ramos
Governador Carlos Brandão destacou que Washington Oliveira vai fortalecer ainda mais a boa relação entre as esferas estadual e federal
Governador Carlos Brandão destacou que Washington Oliveira vai fortalecer ainda mais a boa relação entre as esferas estadual e federal

Trajetória

Nascido em Várzea Alegre, no Ceará, Joaquim Washington Luiz de Oliveira dedicou sua vida ao serviço público e à defesa dos direitos humanos e trabalhistas.

Desde sua juventude, participou de movimentos estudantis contra a Ditadura Militar e lutou ativamente por uma sociedade mais justa e democrática. Washington Oliveira também é um dos autores do projeto Ficha Limpa.

Wesley Ramos
Presidente da Assembleia, Iracema Vale, e demais autoridades na cerimônia de posse de Washington Oliveira na SeriDF
Presidente da Assembleia, Iracema Vale, e demais autoridades na cerimônia de posse de Washington Oliveira na SeriDF

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores: