Ultimas


31/05/2025

TRAGÉDIA! HOMEM MATA EX-COMPANHEIRA E DEPOIS TIRA PRÓPRIA VIDA EM ITAPECURU-MIRIM

Por Blogdamucambo.com

Na manhã desta sexta-feira (30), por volta das 10:30h, os moradores de Itapecuru-Mirim foram surpreendidos com a trágica notícia de um feminicídio seguido de suicídio, ocorrido dentro de uma loja de confecções localizada na Avenida Brasil, na região central da cidade.

Segundo informações apuradas pelo Blog da mucambo que estava nas aproximidades do ocorrido, um homem identificado como Diego adentrou no estabelecimento comercial e efetuou um disparo de arma de fogo no tórax da sua ex-companheira, identificada como Dheylla de Cássia Sousa Freire, que trabalhava no local. Em seguida, ele tirou a própria vida.

Equipes das polícias civil e militar e dos bombeiros estiveram no local realizando os procedimentos necessários e conseguiram apurar que a motivação para a tragédia, possivelmente, seria pelo fato do ex-companheiro não aceitar o fim do relacionamento sendo que o autor ja estava em outro relacionamento. A vítima deixa dois filhos.
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA

30/05/2025

“FOI FEITA JUSTIÇAS ”, DIZ IRACEMA VALE SOBRE MAIORIA DO STF CONFIRMAR SUA REEILECÃO NA ASSEMBLEIA.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pela tese da constitucionalidade do critério de maior idade, que garantiu a eleição da presidente Iracema Vale (PSB) na Assembleia Legislativa do Maranhão para o biênio 2025-2027. O sexto voto foi proferido pelo ministro André Mendonça, nesta sexta-feira (30), na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.756, movida pelo partido Solidariedade.

Iracema Vale, ao saber do sexto voto, afirmou que a justiça foi feita e que esse processo nem deveria ter começado.

“Meu sentimento é de que foi feita justiça, não só comigo, mas com a Assembleia, com o Regimento da Casa, com o processo eleitoral que foi realizado, com toda lisura, transparência. É um momento de gratidão a Deus, às pessoas que votaram em mim e me fizeram deputada estadual, gratidão aos 20 deputados que confiaram no meu trabalho, ao governador Carlos Brandão (PSB), e a todo mundo que esteve comigo nessa caminhada”, afirmou Iracema Vale.

Antes do ministro André Mendonça, votaram a favor de Iracema Vale a relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, que foi seguida por Nunes Marques, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, cujo voto também foi proferido nesta sexta-feira (30).

Pelos ritos processuais, o julgamento da ADI, que ocorre em plenário virtual, está previsto para ser encerrado no dia 6 de junho. 

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO 
REGISTRO:0001662/MA
FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

PM ÚLTIMO ENVOLVIDO NO envolvido no ASSASSINATO DE JOVEM VARGEM-GRANDENSE EM SÃO LUIS.

Alisson David.
A polícia militar prendeu o quarto suspeito de envolvimento na morte de Alisson David Barbosa da Cruz, um jovem de 20 anos natural de Vargem Grande e diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O crime ocorreu em setembro de 2023, no bairro Vila Cascavel, em São Luís (relembre). 

O suspeito foi identificado como Wenderson da Silva de Oliveira, de 22 anos. Ele foi preso no bairro do Cruzeiro de Santa Barbara, durante uma abordagem de rotina. Na revista pessoal, não foi encontrado nada de ilícito com o homem, mas contra ele havia um mandado de prisão em aberto, pelo envolvimento na morte Alisson David.

A vítima foi encontrada morta em setembro de 2023, com sinais de tortura. Segundo as investigações da polícia, possivelmente David foi confundido como membro de uma organização criminosa, no entanto, ele não tinha antecedentes criminais e, segundo a família, tinha diagnóstico de autismo, retardo mental e fobia social.

Mais informações na reportagem de Junior Pereira:

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA
FONTE:PORTA TV CIDADE.

MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES VOTA A FAVOR DE IRACEMA VALE EM ACAO NO STF E PLACAR ESTA EM 5 X 0.

Mais um voto a favor da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi contabilizado no Supremo Tribunal Federal (STF). Desta vez, foi o ministro Alexandre de Moraes que, em voto-vista, defendeu a constitucionalidade do critério de maior idade, usado na eleição para a Presidência da Casa e que foi questionado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.756 pelo partido Solidariedade.

“Os esclarecimentos trazidos pelo Min. Dias Toffoli, em acréscimo ao destacado pela Min. Relatora, dão conta de que o critério de desempate tratado na Resolução 1300/2024 já era há muito vigente, pelo que a sua aplicação no último processo eleitoral para eleição da Mesa Diretora não afronta o art. 16 da CF, sem prejuízo da análise de elementos que possam indicar a possibilidade de desvio de finalidade. Em vista do exposto, ACOMPANHO da Ministra Relatora, para julgar IMPROCEDENTE a Ação Direta”, justificou, em seu voto.

Moraes, que pediu vista do processo em 24 de abril deste ano, seguiu o voto da ministra relatora do caso, Cármen Lúcia, pela legalidade do critério. Também já votaram a favor de Iracema os ministros Nunes Marques, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Em caso de mais um voto favorável à tese da constitucionalidade do critério, será formada maioria no STF a favor da eleição de Iracema Vale para a presidência da Alema. 

Pelos ritos processuais, o julgamento da ADI, que ocorre em plenário virtual, está previsto para ser encerrado no dia 6 de junho.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA
FONTE/AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

29/05/2025

SUPLENTE DE VEREADOR É ASSASSINADO A TIROS EM SANTA INÊS.

O suplente de vereador e líder político Raimundo Sousa foi assassinado com vários tiros na manhã desta quinta-feira, 29, no Residencial Carajás, em Santa Inês, interior do Maranhão.

Raimundo foi morto a tiros em Santa Inês

De acordo com as primeiras informações levantadas pela polícia, os autores do crime, que estavam em uma bicicleta fugiram rapidamente e até o momento não foi identificados ou presos. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil realizam buscas intensas para tentar localizar os suspeitos.

Raimundo Sousa era uma das lideranças políticas mais respeitadas de Santa Inês. Foi vereador no ano de 2005 e, mesmo fora do mandato, manteve forte atuação comunitária e política e atualmente ocupava o cargo de suplente de vereador.

O homicídio está sob investigação da PCMA e motivação ainda é desconhecida.

Segundo testemunhas, que foram ouvidas, o ex-vereador teria reagido a um assalto. Ele atuava também na compra e venda de terrenos em Santa Inês.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

HOMEM QUE MATOU PM EM RIO VERDE É PRESO EM SÃO LUÍS; CRIMINOSO É NATURAL DE NINA RODRIGUES.

Após mais de uma década de intensas investigações e cooperação entre estados, um homem condenado por matar um cabo da Polícia Militar durante um assalto em Rio Verde foi finalmente capturado em São Luís, no Maranhão. A prisão aconteceu na quarta-feira (28), resultado de uma operação conjunta entre as polícias civis e militares de Goiás e Maranhão, com apoio do Batalhão de Choque da PM de Goiás (BOPE/PMGO).

O crime ocorreu no dia 16 de novembro de 2011, quando o militar foi acionado para atender a uma ocorrência de roubo em um estabelecimento comercial no município de Rio Verde. Durante a tentativa de fuga dos criminosos, houve troca de tiros, e o cabo foi atingido por disparos de arma de fogo. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local, antes mesmo da chegada do socorro.

Desde então, o principal suspeito do assassinato estava foragido da Justiça goiana. O caso gerou grande comoção na cidade e marcou profundamente a corporação da Polícia Militar, que ao longo dos anos manteve ativa a busca pelo autor do crime.

A prisão do foragido só foi possível graças à troca de informações entre os setores de inteligência das forças de segurança dos dois estados. Após identificarem o paradeiro do criminoso, as equipes localizaram o homem em uma residência na capital maranhense, onde ele vivia discretamente há algum tempo.

O homem é considerado de alta periculosidade pelas autoridades e possui passagens anteriores por crimes de furto e estelionato. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto, e após a prisão ele foi conduzido à delegacia da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), onde permanecerá à disposição da Justiça de Goiás.

A operação que resultou na prisão do foragido contou com a participação de equipes do BOPE/PMMA, BOPE/PMGO e da Polícia Civil do Maranhão, por meio dos grupos GRT e DCRIF da SEIC. A ação coordenada demonstra a eficácia da integração entre as forças de segurança estaduais no combate ao crime e no cumprimento da justiça, mesmo após tantos anos.

DEPUTADA SOLANGE ALMEIDA SE PRONÚNCIA SOBRE ESQUEMA DE FALE NEWS FINANCIADO COM DINHEIRO PÚBLICO EM SANTA INÊS.


A deputada estadual Solange Almeida se pronunciou de forma firme e emocionada após a denúncia revelada no Leriado Cast, que trouxe à tona um suposto esquema criminoso de fake news coordenado pelo prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, durante as eleições de 2024.

Em suas redes sociais, Solange desabafou sobre o que classificou como um dos momentos mais duros da sua trajetória política. “Imagina você entrar numa eleição com coragem, com fé em Deus, acreditando que pode fazer a diferença e melhorar a vida das pessoas… e descobrir que, enquanto você jogava limpo, estava sendo vítima de um sistema criminoso, altamente elaborado e caro”, declarou.

A parlamentar revelou que ela, sua família e até cidadãos com dados no CadÚnico foram vítimas desse esquema. “Felipe dos Pneus não fez campanha… fez jogo sujo. Com dinheiro público, montaram uma verdadeira fábrica de mentiras para me atacar, para me destruir e atacar minha família”, afirmou.

Segundo Solange, o esquema de fake news foi usado para espalhar calúnias, vídeos falsos e montagens, tudo com o objetivo de enfraquecer sua candidatura e manchar sua imagem. Ela destacou que os recursos que deveriam ser aplicados na saúde, na educação e na assistência social foram desviados para alimentar a violência política e a difamação.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES

REGISTRO:0001662/MA

FONTE/BLOG MUNICIPIOS EM DESTAQUE

TRAGÉDIA NO QUARTEL: OFICIAL DA PMMA É ASSASSINADO POR COLEGA EM SÃO LUÍS.

Na manhã desta quinta-feira, dia 29, um trágico incidente envolvendo policiais militares ocorreu em São Luís, capital do Maranhão. O Capitão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Breno, foi fatalmente baleado dentro do quartel onde trabalhava, e o responsável pelos tiros foi identificado como o Tenente Cássio.


Armado, ele disparou quatro vezes contra o Capitão Breno, atingindo-o no tórax. Infelizmente, o oficial não sobreviveu aos ferimentos e faleceu ainda no local, antes que a equipe de socorro pudesse chegar.

Informações extraoficiais apontam que os disparos do Tenente Cássio ocorreram após uma abertura de procedimento disciplinar do Capitão Breno (comandante do Corpo de Alunos da PMMA), em relação ao colega de farda.

O Tenente Cássio estava inconformado com um Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado contra ele, segundo o Informante.

Na manhã de hoje, o Tenente chegou de carro ao quartel, estacionou, entrou no prédio do CA e se dirigiu até onde estava o Capitão, sacou uma arma de fogo e efetuou dois disparos que atingiram o tórax de Breno. A vítima foi socorrida e levada ao Hospital do Servidor, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Após o ataque, o autor dos disparos foi preso e encaminhado ao Comando Geral da Polícia Militar, onde permanece custodiado.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA

DUPLA É PRESA PELA PRF COM CARGA MILIONÁRIA DE COCAÍNA E DINHEIRO VIVO NA ENTRADA DE SÃO LUÍS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (28), 240 tabletes de pasta base de cocaína e R$ 154.963 em dinheiro durante uma abordagem no km 23 da BR-135, em São Luís. A droga estava escondida na cabine de um caminhão Scania, que trafegava com o farol defeituoso e foi parado pelos agentes.
Droga encontrada na cabine do caminhão

Durante a fiscalização, os policiais perceberam um forte odor vindo do interior do veículo e, ao inspecionar o compartimento da cabine, localizaram os entorpecentes sob a cama do motorista. O condutor, de 41 anos, natural do Mato Grosso, tentou fugir ao receber voz de prisão, mas foi contido. Ele confessou que receberia R$ 20 mil pelo transporte da droga.

Droga apreendia no carro Chevrolet Ônix com o segundo suspeito

Pouco depois, outro homem foi preso em um Chevrolet Onix branco. Ele atuava como batedor da carga e admitiu que receberia R$ 5 mil pelo serviço. Ambos são do Mato Grosso e foram autuados por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

R$150 mil em espécie encontrado no caminhão.

Os presos e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Federal.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0091662/MA

FONTE/O INFORMANTE

28/05/2025

PM APREENDE ARMAS DE FOGO E EFETUA SETE PRISÕES EM COROATÁ

              Prisões efetuadas.
Na manhã desta terça-feira (27), uma grande operação da polícia militar, comandada pelo Esquadrão Águia, foi realizada no bairro Eco Marajá, em Coroatá, e resultou na prisão de sete pessoas. A ação contou com a participação de várias viaturas.

Segundo o sargento Nunes, a operação teve início após denúncias e rondas realizadas na região. Ao avistar a presença da polícia, alguns suspeitos tentaram fugir, mas foram alcançados. Um deles entrou em uma residência onde foi localizado um verdadeiro arsenal. Foram apreendidas três armas de fogo, sendo dois revólveres calibre 38 e uma pistola, um simulacro e dois coletes balísticos.

Confira mais detalhes na reportagem do Programa Canal Aberto:


JORNALISTA: JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA
FONTE/COROATÁ ONLINE.

EX-PREFEITO PRENDER PASTOR QUE MATOU EX-ESPOSA COM VÁRIAS FACADAS NO INTERIOR DO MARANHÃO.

           Momento da prisão.

Foi preso, na manhã desta quarta-feira (28), o pastor acusado de matar a ex-companheira a facadas, na última segunda-feira (26), em Riachão. Identificado como José Gilson Alves dos Santos, de 61 anos, o líder religioso assassinou Jussandra Gonçalves de Sousa, de 42 anos, com mais de 30 golpes de faca.

José Gilson foi preso em flagrante caminhando às margens da BR-230, na saída de Balsas, indo em direção a Fortaleza dos Nogueiras. Ele foi reconhecido pelo delegado Assis Ramos, que é ex-prefeito de Imperatriz e o prendeu. 

Após ser preso, o pastor confessou o crime e alegou que matou a ex-companheira porque ela o teria denunciado por crimes previstos na Lei Maria da Penha. “Ela me denunciou na Lei Maria da Penha sem necessidade e estava contando minhas coisas pros outros”, disse. Indagado pelo delegado sobre quais teriam sido as denúncias e quais seriam ‘as coisas’ que a mulher teria contado, o suspeito disse que falaria apenas na presença de advogado.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA

27/05/2025

IRACEMA VALE PODE SER O PLANO "B" DE BRANDÃO.

Em meio as divergências entre aliados do ex-governador Flávio Dino e o grupo de Carlos Brandão (PSB) no Maranhão, tem surgido rumores que atual governador deve ficar na cadeira do Palácio dos Leões até o final do mandato.

Caso isso aconteça, Brandão vai tentar eleger um sucessor, a qual seria o sobrinho, Orleans Brandão, filho de Marcus Brandão.

Porém, existe um plano "B", sendo cogitado por aliados do governador, o nome da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale.

Iracema é aliada de Brandão e de extrema confiança da família, sendo uma das peças fundamentais para a eleição vitoriosa do governador. Diante deste cenário, um segundo nome para sucessão de Brandão, é natural que seja ela.

Outra possibilidade, um pouco distante, mas não impossível, é que o governador possa sair candidato ao Senado. Neste caso o vice-governador, Felipe Camarão (PT), assumiria e disputaria a reeleição. Porém, segundo os bastidores, não há mais confiança entre os dois grupos, mas tudo pode acontecer.

JORNALISTA: JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

PREFEITURA REALIZA SHOW DE PRÊMIOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES!


                           
A noite desse domingo (25), foi mais que especial, na ocasião o largo do Balneário Orestes Lima em presidente Vargas esteve tomado pela vibração daquelas que mais entendem de amor

Teve torcida e muita alegria na realização do Show de Prêmios em comemoração ao Dia das Mães, no qual, mais de quarenta super prêmios foram sorteados, entre eles: geladeiras, tvs, fogões, celulares e demais eletrodomésticos por último uma moto Biz 0km.
                          
Esse evento já virou tradição em presidente vargas, e o bonito mesmo é ver a alegria de cada uma das mães participantes.

Celebramos com muita emoção e alegria o Dia das Mães em Presidente Vargas. A festa foi preparada com carinho e contou com a presença especial das mães do nosso município, que tornaram o evento ainda mais significativo. Agradeço a todas pela participação e reafirmo meu compromisso de seguir promovendo momentos que valorizem o nosso povo.

Com carinho,
Fabiana Mendes

Essa é a forma mais carinhosa da Prefeitura de presidente Vargas desejar um FELIZ DIA DAS MÃES a todas, e a cada uma das mamães Presvarguense!
VT....

                                   JORNALISTA JOSINALDO SOARES
                                             REGISTRO:0001662/MA

LAUDO CONFIRMA VERACIDADE DE PRINT E DIZ QUE FELIPE CAMARÃO E BLOGUEIRO TROCARAM QUASE 5 MIL MENSAGENS.

Print da conversa entre Camarão e Landim.

Foi revelado, nesta terça-feira (27), o laudo pericial que confirma a autenticidade da troca de mensagens entre o vice-governador do Maranhão Felipe Camarão e o blogueiro Victor Landim. A conversa, de teor sexista e ofensivo, envolve comentários de baixo calão contra a deputada estadual Mical Damasceno (relembre). 

A íntegra do documento foi divulgada pelo jornalista Domingos Costa. O documento técnico, com 11 páginas, foi assinado por Daniel de Matias da Silva Santos, Perito Oficial de Natureza Criminal do Instituto de Criminalística da Grande Ilha, vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão. O exame, feito no aparelho entregue por Landim para que fosse periciado, revela que houve troca de 4.859 mensagens entre os dois interlocutores no WhatsApp.

Segundo o laudo, as mensagens ofensivas partiram de Felipe Camarão no dia 7 de maio de 2025, às 11h31, em resposta a uma provocação do blogueiro Victor Landim. “MICAL descendo o cacete em você aqui chefe”, escreveu o blogueiro, em referência a um discurso que era feito pela deputada na Assembleia Legislativa do Maranhão naquele momento.

Em seguida, Camarão respondeu com quatro mensagens consecutivas: “Imagina eu comendo essa doida?”, “eu não fodo essa doida não”, “pq deve gemer e gritar feio”, “até a voz dela é horrível”. Segundo o documento, “o diálogo sobre esse episódio prossegue por diversas outras mensagens trocadas entre os dois interlocutores”. A perícia confirma a autoria e o contexto das mensagens.

"A análise dos arquivos internos, como msgstore.db e seus complementares, confirmou que as mensagens foram efetivamente enviadas e recebidas por meio do aplicativo, estando armazenadas com metadados íntegros e de forma compatível com a estrutura original da aplicação. Durante a análise, não foram encontrados sinais de adulteração, edição ou inserção artificial nas mensagens examinadas. Os registros estavam organizados de forma cronológica, com informações completas de data, hora e identificação dos interlocutores, em conformidade com o funcionamento normal do aplicativo", diz o laudo.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/
FONTE: BLOG DO LEANDRO MIRANDA/MARRAPÁ.

URGENTE! ASSALTANTE MORRE APÓS CONFRONTO COM POLICIAIS MILITARES EM VARGEM GRANDE.

Assaltante.
Por Blogdamucambo.com

Um assaltante, identificado como Eleonilson Sousa de Jesus, também conhecido como 'Kara', acaba de tombar em confronto com policiais militares de Vargem Grande. 

Segundo informações preliminares ao qual o Titular do Blog teve acesso, 'Kara' estava tentando praticar assaltos às margens da MA-020, sentido Coroatá, e, quando a polícia militar chegou para apurar as denúncias, ele atirou contra a guarnição, que reagiu à injusta agressão. Ele foi socorrido para o hospital municipal Benito Mussoline, porém não resistiu aos ferimentos e morreu.

Ainda conforme apurado, 'Kara' estava sendo monitorado desde a madrugada desta terça-feira (27), quando conseguiu fugir da PM com um comparsa nas imediações da Avenida Castelo Branco. Outros dois indivíduos, naturais de Timbiras, foram presos. Todos planejavam praticar assaltos na cidade.

Aguardem mais informações!

JORNALISTA: JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

DEPUTADA DENÚNCIA SUPOSTA FRAUDE ELEITORAL ENVOLVENDO USO DO CADÚNICO EM SANTA INÊS.

A deputada estadual Solange Almeida (PL) se pronunciou de forma contundente após vir à tona uma grave denúncia que envolve o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (PP). Segundo informações divulgadas pelo site Werbeth Saraiva, o gestor teria se utilizado de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com o objetivo de burlar o processo eleitoral durante sua campanha de reeleição.

A denúncia aponta que informações sensíveis de cidadãos inscritos no CadÚnico teriam sido acessadas e manipuladas de forma indevida para fins eleitoreiros, em clara afronta à legislação e ao princípio da lisura que deve nortear as disputas eleitorais. O uso de dados públicos de programas sociais para benefício político pode configurar crime eleitoral e também violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“É inadmissível que se use a vulnerabilidade das pessoas como moeda de troca política. O CadÚnico é um instrumento para garantir direitos sociais, não para ser explorado eleitoralmente”, afirmou a deputada Solange. Para ela, a denúncia precisa ser tratada com máxima seriedade pelos órgãos de controle e fiscalização, como o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral.

A parlamentar informou que já está tomando providências legais para solicitar investigação formal sobre o caso. “Não podemos permitir que esse tipo de prática continue impune. Vamos levar essa denúncia ao conhecimento das autoridades competentes para que os responsáveis sejam responsabilizados, se confirmadas as irregularidades”, completou.

Essa não é a primeira polêmica envolvendo o nome de Felipe dos Pneus. O prefeito já foi alvo de outras denúncias, incluindo o suposto uso de recursos públicos para financiar a disseminação de fake news durante o período eleitoral. Em uma dessas acusações, um empresário que teria atuado na campanha do prefeito relatou, em depoimento, que houve direcionamento de verbas para sustentar uma estrutura de desinformação nas redes sociais, com o objetivo de atacar adversários e manipular a opinião pública.

As novas acusações acendem um alerta não apenas para Santa Inês, mas para todo o estado do Maranhão, onde o uso político de programas sociais tem sido uma prática recorrente em algumas administrações municipais. A sociedade civil, segundo a deputada, também deve acompanhar de perto e cobrar transparência e justiça.

Enquanto isso, cresce a expectativa pela manifestação dos órgãos oficiais. Até o momento, Felipe dos Pneus ainda não se pronunciou publicamente sobre as novas denúncias. A população de Santa Inês aguarda explicações e providências que garantam a integridade do processo democrático no município.

JORNALISTA: JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/BLOG A FONTE

PASTOR É SUSPEITO DE MATAR EX-MULHER COM MAIS DE 30 FACADAS EM RIACHÃO.

Um crime bárbaro foi registrado na noite desta última segunda-feira, 26, na cidade de Riachão, no interior do Maranhão. Uma mulher identificada como Gilsandra foi assassinada com cerca de 31 golpes de arma branca em frente à sua residência, no centro da cidade. O principal suspeito é José Gilton Alves dos Santos, ex-marido da vítima, que é pastor de uma igreja local. Testemunhas afirmaram que a vítima faleceu no local antes da chegada do socorro.

Informações preliminares indicam que a motivação do crime está relacionada a questões pessoais entre o casal e que o pastor não aceitava o fim do relacionamento.

Após o ato brutal, o suspeito fugiu, e a Polícia Militar está em diligências para localizá-lo.

A Polícia Civil de Riachão investiga o caso como feminicídio.

JORNALISTA: JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/MI INFORMO.COM.BR

ENCONTRADOS OS CORPOS DAS QUATRO PESSOAS QUE SE DESAPARECERAM APÓS BARCO VIRAR NO RIO TOCANTINS EM GOVERNADOR EDISON LOBÃO.

Ao todo, nove integrantes da mesma família estavam em uma embarcação do tipo rabeta, que naufragou após bater em uma pedra no rio Tocantins. Cinco pessoas morreram e outras quatro sobreviveram.

O Corpo de Bombeiros confirmou, no fim da manhã desta segunda-feira (26), o resgate dos corpos das quatro pessoas que estavam desaparecidas, após se afogarem no Rio Tocantins, na cidade de Governador Edison Lobão, nesse domingo (25).

Além dessas quatro vítimas, uma criança também morreu no acidente. Carlos Eduardo Silva Leite, de 9 anos, chegou a ser retirado do rio com vida, logo após o naufrágio, mas não resistiu. Outras quatro pessoas conseguiram sobreviver.

Ao todo, nove integrantes da mesma família estavam em uma embarcação do tipo rabeta, que naufragou após bater em uma pedra no rio Tocantins, no fim da tarde desse domingo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a família, que é de Imperatriz, voltava de uma chácara localizada na região do Setor Agrícola quando aconteceu o acidente.

Os corpos das quatro pessoas que tinham desaparecido na água foram localizados por barqueiros da região, que faziam uma varredura no rio Tocantins, em buscas das vítimas.

As cinco vítimas mortas, que eram três homens adultos  e duas crianças, foram identificadas como Duval Silva Freiras, de 42 anos; José Ribamar Cavalcante Magalhães, de 65 anos; André Silva Leite, de 40 anos; Moisés Silva Freitas, de 11 anos; e Carlos Eduardo Silva Leite, de 9 anos.

Entre as quatro mulheres sobreviventes, uma delas é uma criança de 5 anos, que chegou a ficar desacordada após ingerir muita água. A menina passou por reanimação ainda na margem do rio Tocantins e foi levada em estado grave para o Hospital Municipal de Imperatriz.

O Corpo de Bombeiros alerta que, apesar da redução no nível das águas do rio Tocantins, o local ainda não é considerado seguro para navegação e lazer.

Outros casos de afogamento

Nesse fim de semana, outras duas pessoas morreram afogadas em duas cidades do Maranhão.

Na cidade de Coroatá, um jovem identificado como Rafael morreu afogado em um açude, conhecido como “Açude do Flávio”, no bairro Trizidela.

O outro afogamento com morte foi no domingo, na comunidade Barreira Vermelha, em Centro Novo do Maranhão. Segundo testemunhas, o motor da canoa se desprendeu da embarcação e atingiu o homem que conduzia a canoa. A vítima caiu no rio e morreu afogada. Uma segunda pessoa que estava na embarcação sobreviveu ao acidente.

Já na cidade de Pinheiro, uma canoa com cinco pessoas naufragou no Rio Pericumã, no fim da tarde desse domingo. No momento do acidente estava chovendo e ventava forte. Apesar do susto, todas foram resgatadas com vida.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, já foram registrados 35 afogamentos com 14 mortes, neste ano, no Maranhão.

JORNALISTA: JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/G1 MA


EXCLUSIVO! LAUDO CONFIRMA VERACIDADE DAS MENSAGENS OFENSIVAS DE FELIPE CAMARÃO CONTRA DEPUTADA MICAL.

Vice-governador Felipe Camarão.       Vice-governador Felipe Camarão

O laudo da perícia policial sobre as mensagens via Whatsapp entre João Victor Santos Paes Landim e o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), ficou pronto hoje, dia 26. O resultado confirmou a veracidade da conversa que Camarão manteve com Landim.

Nas mensagens, o vice-governador fala palavras de baixo calão sobre a deputada estadual Mical Damasceno, que foi vitima de declarações ofensivas e sexistas (ato de discriminação e objetificação sexual).

No depoimento à polícia, Victor Landim diz que Felipe Camarão fez uma ligação chorando e pedindo para que fosse retirado a publicação do site em que expõe a troca de mensagens entre eles (reveja aqui).

Agora a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão, comandada pela deputada Dra. Vivianne, deverá pedir à polícia o resultado da perícia para se pronunciar sobre o ato do vice-governador.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/BLOG LUIS PABLO 

CRISE ‘CAMARÃO x MICAL’: AlDENIR NEVES VIRA NOVO ALVO, MAS PERGUNTAS CONTINUAM

A crise entre o vice-governador Felipe Camarão e a deputada Mical Damasceno ganhou força nesta segunda-feira (26), quando surgiram tentativas de envolver o nome do ex-prefeito de Urbano Santos e ex-assessor da Assembleia Legislativa Aldenir Neves, por meio de boatos que o ligariam ao jornalista que divulgou ofensas contra a deputada.

Essa tentativa de colocar Aldenir no centro do caso parece apenas uma manobra para desviar o foco. Para a população, o que realmente importa é saber quem escreveu as mensagens ofensivas.

Ainda mais grave é a denúncia de que o jornalista estaria sendo seguido e intimidado. Se confirmado, revela o uso de métodos ilegais para constranger quem denuncia.

O Maranhão precisa de investigação séria e respostas reais – não de manobras para esconder responsabilidades.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/BLOG DO CLODOALDO CORRÊA 

26/05/2025

DOIS JOVENS MORREM ATROPELADOS NA BR-222 APÓS PARTIDA DE FUTEBOL

Vítimas do acidente.
Por Blogdamucambo.com

Na noite deste domingo (25), dois jovens morreram em um acidente registrado na BR-222, entre os municípios de Arari e de Vitória do Mearim, na região da Baixada Maranhense. As informações são do Blog do Jailson Mendes.

Segundo apurado, as vítimas foram identificadas como Tâmison Ericeira e Jonilton Lima, ambos naturais de Arari. Eles estavam em Vitória do Mearim participando de uma partida de futebol e, quando retornavam para Arari em uma moto, foram atropelados por uma caminhonete. A PRF investiga as causas do sinistro de trânsito.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

POLÍCIA PRENDE JOVEM COM ARMA ARTESANAL E DROGA EM PRESIDENTE VARGAS/MA

                           Imagem
Na noite deste domingo (25/05), por volta das 19h, um jovem foi detido por policiais militares no centro da cidade de Presidente Vargas. A prisão ocorreu durante patrulhamento de rotina, quando os agentes notaram um indivíduo em comportamento suspeito.

Segundo a PM, o jovem demonstrou nervosismo ao avistar a guarnição e ainda tentou fugir do local, o que motivou a abordagem imediata. Durante a revista, os policiais encontraram com ele uma arma de fogo de fabricação caseira e uma porção de maconha.

O suspeito, identificado como Raimundo Nonato da Silva, de 19 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.

JORNALISTA: JOSINALDO SOARES 

REGISTRO:0001662/MA

FONTE: BLOG SÉRGIO ROBERTO 

25/05/2025

CASAL É PRESO TRANSPORTANDO GRANDE QUANTIDADE DE MACONHA NA BR-135.

Material apreendido.
Na tarde de sexta-feira, 23, às 13h30, no km 14 da BR-135, em São Luís, capital do estado do Maranhão, uma equipe PRF realizou abordagem a um veículo FIAT/MOBI LIKE, vermelho, de placas do Pará, conduzido por um homem de 29 anos de idade, acompanhado de uma mulher, que também tem 29 anos de idade.

Ao ser realizada fiscalização para verificação dos equipamentos obrigatórios, a equipe sentiu um cheiro forte de substância análoga a maconha. Ao ser indagado inicialmente, o condutor do veículo afirmou que trabalha como empresário de placas solares e que frequentemente vem à São Luís para comercializá-las. Afirmou que estava viajando com sua esposa para lazer e descanso. 

Ato contínuo, a equipe realizou busca veicular e, ao analisar o painel do veículo, foram encontrados 19 tabletes de substância análoga a maconha, assim como uma arma de fogo da marca Taurus, modelo TS9, 01 carregador e 10 munições. Após a descoberta desses itens, o condutor afirmou não ter conhecimento dos itens e que veio de Imperatriz partindo 5h da manhã. Afirma que conduziu o veículo a mando de um amigo e que receberia o valor de R$ 3.000,00 para levar o veículo para São Luís. 

A envolvida afirmou que mora com o condutor e que ele a chamou para passar o final de semana em São Luís e que não sabia o que havia dentro do veículo. No dia anterior à viagem, ela perguntou o motivo de a viagem ser em um veículo diferente, tendo em vista que o casal possui dois veículos. Como resposta, ela disse que seu marido falou que o veículo era de um amigo e que era mais econômico para viajar.

O condutor e a passageira foram entregues à delegacia de polícia civil para as providências cabíveis. Foram apresentados ilesos e com a integridade física preservada. Por fim, foi feito a apreensão dos seguintes itens: 19 tabletes de substância análoga à maconha; uma arma de fogo da marca Taurus, modelo TS9; um carregador; 10 munições; uma bolsa com objetos pessoais e o veículo mencionado.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE: PRF.

EVIMAR BARBOSA E O VEREADOR THALYSON BERG DISTRIBUI CESTAS BÁSICAS PARA FAMÍLIAS DA ZONA RURAL NESTE MÊS DAS MÃES EM NINA RODRIGUES

                                   

A iniciativa, que faz parte do dia alusivo ao dia das mães , tem como objetivo garantir que essas famílias possam celebrar o mês direcionado a eles as mamães guerreiras com dignidade e alimentos à mesa

                                   

Evimar Barbosa, por meio da deputada estadual Daniella e a sua deputada federal Amanda Gentil, realizou entrega de dezenas de cestas básicas para famílias acompanhado de lideranças politicas e pelo vereador Thalisson Berg  em todo o zonal IV composyos pelos povoados  Forquilha do rio zorra boa vista e região e suas proximidades.

                                     

 A iniciativa, que faz parte da programação do mês de maio, tem como objetivo garantir que essas famílias possam celebrar o dia das mães com dignidade e alimentos à mesa.

                                      

”.Evimar Barbosa e Thalyson Berg com olhares sensíveis à região da Zona IV, 

A dona de casa disse que: “É uma ajuda muito boa para nós mães. É muito bom no Dia das Mães poder receber uma cesta básica

Evimar Barbosa e seus colaboradores ali presente disse “Nós vamos fazer todo trabalho de entrega de cestas básicas na zona rural. Então, essas famílias vão receber neste especial dia das uma cesta básica com vários itens para que elas possam realmente passar o Dia das Mães alimentadas com dignidade. É uma preocupação muito grande da Segurança Alimentar, a gente sabe que nas cidades as pessoas sempre recebem cestas e, por isso, o evimar Barbosa teve essa sensibilidade de visualizar a necessidade maior na zona rural. São dezenas de cestas que serão distribuídas em toda nossa área rural”.

VT.....


E como diz a deputada estadual Daniella são as parcerias certas que as coisas fazem acontecer meu povo.

VT.....VTB & EVB


O vereador Berg agradece muito a atitude de Evimar Barbosa e suas parcerias em proporcionar esse momento maravilhoso em homenagem as mães da zona rural de Nina Rodrigues 

GALERIA DE FOTOS;

                                                 JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 
                                                          REGISTRO:0001662/MA

24/05/2025

HOMICÍDIO CHOCA MORADORES DE PRESIDENTE VARGAS.

Vítima do homicídio.
Por Blogdamucambo.com

Um homem identificado como Hilton Oliveira Santos, de 45 anos e também conhecido como 'Brega', foi assassinado com golpes de arma branca em Presidente Vargas. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (23), no bairro Vila Jari, e chocou a população do município, tendo em vista que a vítima era bastante conhecida por sua atuação como cantor.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o autor do homicídio é um indivíduo que já acumula diversas passagens pela polícia, inclusive por outro assassinato em Presidente Vargas, ocorrido em 2023. Na época, ele desferiu pauladas em um idoso, que chegou a ser socorrido para São Luís, porém não resistiu.

O suspeito permanece foragido e as equipes policiais realizam diligências para efetuar a prisão em flagrante delito. A polícia também investiga a motivação para este crime bárbaro.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

23/05/2025

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA EX-PREFEITO DE SANTA INÊS.

Ribamar Alves.
A polícia civil cumpriu, na noite desta quarta-feira (22), um mandado de prisão contra o ex-deputado federal e ex-prefeito de Santa Inês, José Ribamar da Costa Alves, de 70 anos. O médico cardiologista foi preso em Nova Olinda, onde atendia pacientes em uma unidade de saúde local, onde após deixar a política, continuou atuando como médico em vários municípios da região.

Ribamar Alves teve sua sentença proferida em outubro de 2022, pelo juízo da Comarca de Santa Inês, a oito anos de prisão por estupro. O crime ocorreu quando ele ainda era prefeito, em seu último ano de mandato no ano de 2016.

O ex-prefeito recorreu em liberdade, mas teve o pedido negado recentemente, o que resultou na expedição do mandado de prisão. De acordo com reportagem do Erisvaldo Santos, da TV Mirante, ele foi detido por policiais da delegacia regional de Santa Inês e encaminhado ao sistema prisional do município para cumprir a pena.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE/DO IMIRANTE.

ADVOGADOS DO PODEMOS PULAM DO BARCO E ABANDONAM AÇÃO QUE DEVERÁ CASSAR 3 VEREADORES DE SÃO LUÍS, VEJA A DECISÃO.

Uma decisão da 1ª Zona Eleitoral de São Luís, proferida pela juíza Janaina Araújo de Carvalho, determinou a exclusão de advogados em uma ação de investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que ganha contornos mais amplos com a recente Operação Malversador da polícia Federal. A medida judicial coincide co investigações que revelam um sofisticado esquema de desvio de recursos do fundo Especial de financiamento de Campanha (FEFC) nas eleições municipais de 2024 em São Luis.

A AIJE em questão (nº 0600188-16.2024.6.10.001) envolve como autores Eduardo Bezerra Andrade, Matheus Mendes Lima de Moraes e o partido Republicano – São Luís MA – Municipal. No polo passivo, figuram nomes como Brenda Carvalho Pereira, Maria das Graças de Araújo Coutinho, Ana Amélia Mendes Lobo Jardim, Wendell Aragão Martins, Fábio Henrique Dias de Macedo Filho, Raimundo Nonato dos Santos Junior, além da investigada Lorena Veruska Sousa Melo Macedo e da comissão provisoria do partido podemos.

A decisão judicial da juíza, datada eletronicamente, determinou a juntada de documentos oriundos de um Inquérito Policial (Processo n.º 0600012-94.2025.6.10.003 – 2ª ZONA ELEITORAL DE SÃO LUÍS), considerando relevante para instrução de AIJE. Além disso, magistrada excluiu sete advogados que apresentavam renúncia aos seus mantos: Daniela Arruda de Sousa Mohanna, Igor da Fonseca Guimarães, Daniel Arruda Pires, Maria Fernanda Moura Bezerra Araújo Silva, Tarsis Coelho da Cunha Azevedo, Silvio Carlos Leite Mesquita e Lorena Costa Pereira.

Apesar das renúncias, a juíza verificou que as partes continuam assistidas por outros advogados, como Danilo Mohano Pinheiro Carvalho Lima e Thibério Henrique Lima Cordeiro. O acesso aos documentos recém-juntados, provenientes do inquérito policial, ficará restrito aos advogados habilitados nos autos, impedindo consulta por parte dos que renunciaram.

Veja a decisão

https://drive.google.com/file/d/124P0nUdUnzslti1e8D9m9AjsY0dmnoi9/view?usp=drive_link

Operação Malversador revela Fraudes Milionários no FEFC

A revelação da decisão judicial se acentua com a deflagração, pela polícia Federal, da Operação Malversador nesta quarta-feira (14/5). A ação tem como foco desmantelar uma organização criminosa que utilizou candidaturas fictícias e empresas de fachada para desviar recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) nas eleições de 2024 em São Luís. O prejuízo estimado já ultrapassa R$ 1 milhão.

A investigação, iniciada a partir de uma notícia-crime, apontou que o esquema se valia de documentos ideologicamente falsos para viabilizar os desvios. Um dos casos emblemáticos é um de uma candidata a vereadora, identificada como “laranja”, que recebeu R$ 300 mil do FEFC e obteve a penas votos. Essa desproporcionalidade, representando um custo médio de R$16.666,67 por voto, reforça a suspeita de que a candidatura foi simulada, com objetivo de atender a cota de gênero e desviar dinheiro publico.

Para concretizar a fraude, o grupo criminoso utilizou empresas de fachada, contratos fictícios, notas fiscais superfaturadas e documentos inidôneos. Entre os itens apreendidos, destaca-se a aquisição fraudulenta mai 1 milhão de santinhos, 50 mil bottons e 300 adesivos perfurados para veículos, todos vinculados à candidata fictícia.

A juíza determinou que a Secretaria Judicial proceda com urgência à exclusão dos patronos que apresentaram renúncia e que, com a juntada dos documentos, as partes sejam cientificadas. A medida reforça a transparência e a organização do processo judicial em meio a uma investigação que promete abalar o cenário político eleitoral de São Luís.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 

REGISTRO:0001662/MA

FONTE/BLOG DO JORDESON RODRIGUES 

22/05/2025

ERIC COSTA MANIFESTA APOIO AO GOVERNADOR BRANDÃO E ATESTA AVANÇOS DO MARANHÃO

A liderança do governador Carlos Brandão (PSB) continua sendo reforçada por manifestações de apoio em todo o Maranhão. Desta vez, foi o deputado Eric Costa (PSD) que declarou caminhar com o chefe do Executivo, durante pronunciamento na sessão desta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa.

“Digo ao governador Carlos Brandão que conte com o deputado Eric Costa, conte com a nossa parceria, conte com nosso trabalho aqui nessa Casa”, afirmou o deputado.

Eric Costa ressaltou, também, que não pode cometer injustiça e, por isso, reconhece o trabalho realizado pelo governo do Estado e os avanços obtidos.

“Eu estou aqui para dizer que o deputado Eric Costa não pode estar contra o governo que está trabalhando para diminuir a miséria no estado. Não pode estar contra o governo, que, pelo menos na minha região, eu sou testemunha das obras, dos avanços que nós temos alcançado. Não pode estar contra o governo que está dialogando, recebendo constantemente os prefeitos”, observou.

E Eric Costa observou que tem legitimidade para atestar os avanços alcançados pelo governo de Carlos Brandão porque não o apoiou durante a campanha. “Acredito que eu tenho legitimidade para fazer isso, porque lá atrás eu me posicionei contrário ao governador Brandão”.

O parlamentar relatou que, no dia da posse do chefe do Executivo, ouviu seu discurso afirmando que estava ‘zerando o relógio’ e que olharia para a frente. Eric atestou que comprovou que o governador assim procedeu quando fez pedidos de ações para Barra do Corda e foi prontamente atendido.

“Desta tribuna, eu apresentei Indicações para reformar escolas em Barra do Corda. E, duas semanas depois, o secretário mandou foto no meu celular com as escolas sendo reformadas”, disse, ao elencar outros serviços nas áreas de infraestrutura e saúde.
VT....

                                                  JORNALISTA: JOSINALDO SOARES
                                                             REGISTRO:0001662/MA
                                                    FONTE: AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

FILHO É CONDENADO A 16 ANOS DE PRISÃO PELA MORTE DO EX-PREFEITO DE BARRA DO CORDA.

Condenado.
Em sessão do 2º Tribunal do Júri de São Luís, iniciada nessa quarta-feira, 21, e encerrada na madrugada desta quinta-feira, 22, Manoel Mariano de Sousa Filho foi condenado a 16 anos de reclusão pela coautoria do assassinato do seu pai, Manoel Mariano de Sousa, ex-prefeito da cidade de Barra do Corda, conhecido como “Nenzin”. O réu foi levado para a Penitenciária de Pedrinhas para cumprir a pena.

A acusação foi conduzida pelos promotores de justiça Washington Cantanhede e Raimundo Benedito Barros, com a colaboração do advogado Misael Mendes Júnior, atuando como assistente do Ministério Público. O júri foi presidido pelo juiz Clésio Coelho Cunha. Manoel Mariano de Sousa Filho foi condenado por homicídio triplamente qualificado: motivo torpe, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e prática do crime para assegurar a ocultação de outro delito. O ex-prefeito foi morto com um tiro à queima-roupa, próximo à região do pescoço.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu em 6 de dezembro de 2017, por volta das 7h, no Loteamento Morada do Rio Corda, em Barra do Corda. De acordo com os autos, o réu teria matado o próprio pai com um disparo de arma de fogo. Também foi denunciado como coautor o vaqueiro Luzivan Rodrigues da Conceição Nunes, que está preso na Penitenciária de Pedrinhas por outro homicídio. A pedido do MPMA, o processo foi desmembrado, e o julgamento do segundo acusado está marcado para o dia 9 de julho.

Durante o júri popular, foram ouvidas sete testemunhas, incluindo o delegado responsável pela investigação, um funcionário da família, além de dois policiais militares. O réu, presente na sessão, foi interrogado por aproximadamente uma hora e negou a autoria do crime. Inicialmente, os réus seriam julgados na comarca de Barra do Corda. No entanto, a pedido do MPMA, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou o desaforamento do julgamento para São Luís, visando assegurar a imparcialidade do júri, em razão do homicídio ter vitimado uma figura pública, ex-prefeito municipal por vários mandatos.

Na sessão, o juiz Clésio Coelho Cunha negou a Manoel Mariano de Sousa Filho o direito de recorrer em liberdade e decretou sua prisão imediata, sendo conduzido à Penitenciária de Pedrinhas para o cumprimento da pena. O réu já havia permanecido preso cautelarmente de dezembro de 2017 até outubro de 2019. Na sentença, consta que o crime foi praticado em local deserto, para onde o acusado levou a vítima, aproveitando-se da relação de confiança entre pai e filho. No local, Manoel Mariano de Sousa foi atingido por um disparo de arma de fogo, sem qualquer chance de defesa.

FONTE: CCOM-MPMA COM INFORMAÇÕES ASCOM CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA.

21/05/2025

CCJ APROVA FIM DA REELEIÇÃO, MANDATOS DE CINCO ANOS E ELEIÇÕES UNIFICADAS.


Em coletiva após a reunião, relator Castro confirmou
texto final com novos acordos.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), a proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para presidente da República, governador e prefeito e estabelece um mandato de cinco anos para esses cargos, assim como para os parlamentares (PEC 12/2022). A proposta também define eleições unificadas para todos os cargos a partir de 2034. A matéria vai agora para análise em Plenário, com pedido de urgência.

Os senadores aprovaram substitutivo (texto alternativo) do senador Marcelo Castro (MDB-PI) à proposta de Jorge Kajuru (PSB-GO). Pela nova regra, deputados federais, estaduais e distritais e vereadores também passarão a ter mandatos de cinco anos, em vez dos atuais quatro.

Já os senadores, que na proposta inicial passariam de oito para dez anos de mandato, também terão cinco anos, a partir de emenda apresentada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ). Além disso, a PEC extingue a alternância de eleições para o Senado, determinando que todos os 81 senadores sejam eleitos no mesmo pleito a partir de 2039.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 
REGISTRO:0001662/MA
FONTE: AGÊNCIA SENADO.

EX-PREFEITO DE ARARI ASSUME CARGO NA ARTICULAÇÃO POLÍTICA NO GOVERNO BRANDÃO.

O ex-prefeito de Arari, Rui Fernandes Ribeiro Filho, foi nomeado na Secretaria de Articulação Política (Secap) do Maranhão. Na pasta comandada por Rubens Pereira, Rui Filho será Assessor de Articulação Regional II.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (20). Nos bastidores, cogita-se que Rui Filho dispute a Assembleia Legislativa do Maranhão em 2026 ou lance a esposa, a influenciadora digital Ingrid Andrade, para o cargo.

 

JORNALISTA: JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

FONTE/MARRAPÁ 


 
Copyright © 2024 Blog da Mucambo