30/05/2022

OPERAÇÃO DO MPT COMBATE EXPLORAÇÃO DE TRABALHO INFANTIL EM VARGEM GRANDE E ITAPECURU-MIRIM MOSTRA A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICA PRO ADOLESCENTES

Operação do MPT combate exploração infantil em Vargem Grande e Itapecuru-Mirim.

Na manhã desta segunda-feira (20), uma operação realizada nos municípios de Vargem Grande e Itapecuru-Mirim, no interior do Maranhão, encontraram sete adolescentes que estavam em situação de trabalho infantil. 

A operação foi realizada por equipes do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e Superintendência Regional do Trabalho (SRTb). Dos sete jovens, seis trabalhavam em um lava-jato em Vargem Grande e outro ficava em lixão do município de Itapecuru-Mirim. 

No lava-jato, que ficava às margens da BR-222, seis meninos com idades entre 13 e 17 anos realizavam a limpeza de motos e carros, expostos a agentes químicos, poluição sonora e risco de choques elétricos.

De acordo com o MPT-MA, a legislação brasileira proíbe o trabalho em lava-jato para jovens com menos de 18 anos. Na empresa, o proprietário chegou a admitir que pagava quatro reais por moto lavada aos adolescentes. 

Já em Itapecuru-Mirim, o adolescente encontrado tinha 14 anos e trabalhava em um lixão. Ele disputava com adultos e urubus os restos de materiais reciclados que caíam dos caminhões de coleta. 

Saliento-me a dizer que faltam políticas públicas por parte da administração do ex-promotor de justiça, voltado pros adolescentes de Itapecuru-Mirim,  do qual o gestor tem conhecimento do fato encontrado no lixão do município.

Riscos à saúde

De acordo com o MPT-MA, o trabalho em lixões é considerado uma das piores forma de trabalho infantil por oferecer riscos ocupacionais e à saúde das crianças e adolescentes, como esforços físicos intensos, exposição a agentes químicos, biológicos, poeiras tóxicas, calor, movimentos repetitivos e posições antiergonômicas.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 

Marcadores:

28/05/2022

PRESIDENTE VARGAS LAMENTA O FALECIMENTO DO SENHOR DOMINGOS PEREIRA AOS 71 ANOS


 

Faleceu na manhã deste sábado (28), no Hospital Carlos Marcieira, em São Luís, Domingos Pereira, aos 71 anos.

Domingos de Calu, como era mais conhecido por todos em Presidente Vargas, faleceu em decorrência de uma série de problemas de saúde que vinha enfrentando.

Seu corpo será velado na sua residência na rua Francisco Joaquim Rodrigues.

Desde já o blog da mucambo vem se solidariza com a família neste momento de dor pela perca irreparável desse pai de família um grande homem guerreiro.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA


Marcadores:

DENÚNCIA!FAZENDEIRO INVADE COMUNIDADE QUILOMBOLA NO MARANHÃO


Desde o dia 19/05/2022, o território quilombola Boa Hora 3 e Mamora no município de Alto Alegre do Maranhão, foi invadido pelo fazendeiro Márcio Sousa Oliveira, identificado como proprietário das lojas de confecções Exatas com lojas nas cidades de Bacabal, Alto Alegre do Maranhão e São Mateus. Disse aos moradores que teria comprado parte do território do quilombo e que iria expulsar todos dali.

De forma truculenta e escoltado por homens fortemente armados com pistolas e revolveres, invadiu a comunidade com tratores, desferindo ameaças contra os moradores e destruindo suas benfeitorias.

 Durante todos esses dias os camponeses vivem um verdadeiro estado de terror, existem na comunidade muitas crianças, idosos e mulheres grávidas. Parte das cercas dos camponeses já foram destruídas e o invasor está levantando novas cercas, impedindo o livre trânsito dos moradores.

A Polícia Militar ainda esteve no local, presenciou os pistoleiros portando armas, mas, não fez nada. Segundo denúncia dos moradores, a suspeita que um dos capangas do fazendeiro seja funcionário público do município de São Mateus.

O quilombo Boa Hora 3 e Mamora é certificado pela Fundação Cultural Palmares. Existe ainda, em favor dos camponeses, uma decisão liminar de manutenção de posse, expedida pela Vara Agrária de São Luís.

Os camponeses dizem que apesar de existir processo de reconhecimento do seu território junto ao INCRA, esse processo ainda não foi concluído, o que tem encorajado fazendeiros a invadirem o território quilombola.

O Maranhão, segundo a CPT- Comissão Pastoral da Terra, é dos estados com maior número de mortes no campo, dos 26 casos de assassinatos registrados em conflitos no campo no ano de 2021 no Brasil, três deles tem como vítimas lideranças quilombolas. Todos registrados no estado do Maranhão.

Necessário que o governo de Carlos Brandão (PSB), possa agir na maior brevidade possível para que outras mortes não ocorram no Maranhão.
Terra para quem nela vive e trabalha!

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE:REDES E FÓRUNS DA CIDADANIA 

Marcadores:

DE UMA FORMA REPETINA NOS DEIXOU CABRAL UM HOMEM DE BEM EM PRESIDENTE VARGAS

27/05/22 Presidente vargas-MA
É com muito pesar que nosso blog e página comunica o falecimento do sr Cabral Viana de 40 Anos que era Funcionário do Comercial Santa Helena, em Presidente Vargas-MA 
Cabral participava de uma partida de Futsal entre amigos  em um ginásio no Povoado Leite as margens da BR-222 cerca de 11 km de Presidente vargas, quando sofreu um infarto, Cabral ainda foi socorrido até o hospital Carlos Vidal de Presidente Vargas-Ma, mas infelizmente Cabral não resistiu e veio a óbito.
Esse era o Cabral atencioso respeitador acima de tudo alegre pai de família e querido por todos, um exemplo de funcionário na Rede comercial do nosso município.

Nossos sinceros sentimentos aos Familiares e Amigos 🖤

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

24/05/2022

GOVERNO DE SÃO BENEDITO DO RIO PRETO REALIZA MAIS UMA ENTREGA DE ALIMENTOS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR  

As entregas de alimentos adquiridas através do PAA, continuam a todo vapor. Com apoio dá, secretaria de agricultura familiar levou alimentos de qualidade, produzidos no município, para várias escolas cadastradas no programa e o restaurante popular do município adquirido através do governo do municipal. 

Em tempos de pandemia, levar alimentos de qualidade para os cidadãos São-beneditense de quem mais precisa  e oferecer a oportunidade de venda da pequena produção do agricultor local, faz com que não só a economia gire no município, mas também fomenta o lado empreendedor e a curiosidade sobre novas técnicas que aumentem a sua produção e até venda para fora do município. 

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, criado em 2003, pelo Governo Federal tem como objetivo colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, em simultâneo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações.

E o prefeito Wallas Rocha aproveita esse programa para oferecer alimentação de qualidade aos alunos do município e também as famílias São-beneditense através do restaurante popular para terem uma alimentação de qualidade.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 


 



Marcadores:

20/05/2022

RISCO DE FRAUDE EM CONCURSO PÚBLICO DE CANTANHEDE-MA

 No início de fevereiro, foi lançado o edital 001/2022, que trata do concurso para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias. O certame destinado aos cargos de Agente Comunitário de Saúde, traz consigo especificações muito objetivas, no que diz respeito ao local que cada candidato deve residir, no mínimo desde a data de lançamento do edital. O fato curioso, é que vários candidatos( a), se sentiram no direito de desrespeitar o edital e se inscreveram para o cargo de ACS, em localidades que não residem. Vários desses candidatos(a), tem parentesco ou proximidade com secretários, comissionados e demais pessoas próximas de Kabão. Na última sessão da Câmara, a mesma que Kabão, mandou seus vereadores retirar direitos dos servidores públicos e aumentar o tempo de trabalho dos mesmos, destruindo sonhos e ampliando seu leque de perseguição. Apenas 2 vereadores usaram a tribuna, Lúcio Mauro, fez uma fala voltada, para justificar seu voto contra os servidores e também se referiu ao concurso com as seguintes palavras: "o edital será cumprido." O Presidente Edmílson, ao proferir sua fala, voltada para a defesa dos direitos dos servidores públicos, mostrando sensibilidade e atenção para com a categoria, também se referiu ao certame, deixando bem claro que o edital deve ser respeitado e que Cantanhede, é uma cidade, onde as pessoas se conhecem e sabem as localidades onde cada um, mora. O concurso já está na fase final, ontem 18, saiu o resultado preliminar, no próximo dia 27 sairá o resultado definitivo. Nossa produção está acompanhando de perto o resultado. E deixa pergunta: será se a prefeitura vai rasgar e descumprir o edital de seu próprio concurso, só para manter privilégios políticos? Ou será se a mesma vai convocar para o serviço quem de fato está correto no certame?

JORNALISTA JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

19/05/2022

O IMPACTO DA CORRUPÇÃO EM CANTANHEDE-MA

Aumentar os anos de serviço para aposentadoria e diminuir o valor do salário dos aposentados do município de Cantanhede, Essa foi a determinação do prefeito zé Martinho. Foi a nova estratégia desumana que ele encontrou de alimentar sua fome doente de provar a todo momento que por ser prefeito ele pode tudo, mesmo que para isso ele desobedeça direitos adquiridos com muita luta da sociedade e dos sindicatos.
O golpe nos servidores municipais aconteceu por meio de uma reforma inconstitucional da lei de previdência do município de Cantanhede. De acordo com a mudança, que fere a constituição e massacra os servidores, a aposentadoria das mulheres passa de 50 para 57 anos de idade e dos homens passa de 55 para 60 anos de idade. E todos passam a aposentar-se com somente 60% dos vencimentos.
Mesmo que com razão a população esteja revoltada com os vereadores que ajudaram a aprovar esta lei desumana, os servidores e o povo de Cantanhede não pode esquecer em momento algum que o culpado é o prefeito zé Martinho. Foi ele que encaminhou a reforma para o legislativo. Infelizmente 5 dos vereadores (LÚCIO MAURO, JACÓ, MANOEL VERAS, DICÓ E BETÂNIA) não tiveram coragem para honrar seu compromisso com a população. Mas O verdadeiro inimigo do povo de Cantanhede e dos servidores é o prefeito kabão, que por sinal já estar envolvido em diversas denúncias de irregularidades e desvio de recurso público, inclusive no caso dos precatórios. Diante disso não resta dúvida que ele é inimigo do povo.
Infelizmente, com sua vontade insaciável de impor autoridade e o histórico de buscar a todo custo humilhar os servidores, o prefeito zé Martinho cometeu o maior ato negacionista de direitos da história de Cantanhede. Esqueceu que inúmeras lutas foram travadas para a garantia da seguridade dos servidores municipais.
Em contato com uma fonte próxima ao prefeito e que não quis se identificar por medo de retaliações, o blog da mucambo apurou que estaria sendo programado um churrasco no fim de semana com membros do legislativo, equipe jurídica administrativa e o prefeito, com objetivo de comemorar o golpe dado nos servidores.
PREFEITO ZÉ MARTINHO, O MAIOR INIMIGO DOS SERVIDORES E SERVIDORAS DO MUNICÍPIO DE CANTANHEDE.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 

Marcadores:

CRIANÇA TEM INFECÇÃO GRAVE E FICA COM BUMBUM DEFORMADO APÓS INJEÇÃO TOMADA DE FORMA ERRADA.

Uma bebê de oito meses irá passar por pequena cirurgia em Cururupu após receber medicamento injetado por técnica de enfermagem em local errado. O caso aconteceu em Cedral a 222 km da capital, há mais de um mês. Na cidade não havia pediatra e a criança foi atendida por um clínico geral.

Entenda o caso:

A mãe da bebê Sara, de oito meses conta que foi parar no hospital por diversas vezes após, sua filha receber medicamento injetável, dipirona em local errado, relata.

Segundo a mãe da criança, a bebê foi levada ao posto de saúde no dia 11 de abril, após apresentar gripe e uma temperatura de 36º, de febre, a criança foi medicada e o que era para ser a solução do problema, virou dor de cabeça.

Com o passar dos dias, dona Veridiana Souza mãe da criança, conta que começou a aparecer um hematoma, a criança chorava sem parar e passou a observar que o caso foi se agravando, preocupada lamentava com seu esposo o ocorrido, no local que foi injetada a medicação, ficou bastante inflamado, e a suspeita dela, é que o problema tenha sido causado por aplicação incorreta de medicamento, dipirona.

Nas semanas seguintes Veridiana conta que a criança chorava muito e passou ir ao posto com mais frequências e nada de concreto era medicado além de simples pomadas, e a criança continuava a piorar, e os atendentes falavam que era normal, disse a mãe.

Ainda segundo relatos da dona Veridiana, a chefe da equipe de técnicos do posto, identificada como (Joice), chegou a perceber sua presença por diversas vezes em atendimento e mesmo a par da situação, fingiu não saber e não deu atenção ao caso que é grave, relatou a  mãe, e  continuou, que não foi procurada nem mesmo pela secretaria de saúde local para averiguação do caso.

Sem saída, pai e mãe da criança choravam e desesperados resolveram procurar a promotoria local e denunciaram o caso, dona Veridiana disse ainda que está sendo muito criticada, mais está disposta a levar o caso a diante pois não é a primeira vez que casos semelhantes e mais graves envolvendo a saúde acontecem no município, que é carente de atendimento e com pouquíssimos recursos disponíveis para atender a população com rapidez.

Com apenas oito meses de vida, Sara foi atendida por um clínico geral, pois não havia atendimento pediátrico disponível, informações repassadas relatam que quando há consultas do especialista, são disponíveis apenas duas vagas por município, que hoje somam mais de trinta povoados e localidades.

Por diversas vezes entramos em contato com a secretária de saúde municipal (Tatiana),  para saber se o caso está sendo acompanhado e se houve negligência médica, mas não fomos atendidos, até a publicação desta reportagem.

Sara Souza está internada na Cidade de Cururupu, aguardando cirurgia, segundo médicos que atenderam a criança, a infecção está muito alta e precisa baixar o grau normal é de 10 mil e chegou a 23 mil segundo especialistas.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 
FONTE:BLOG DO JEREMIAS RIBEIRO



Marcadores:

18/05/2022

EX-PREFEITO DE SÃO BENEDITO DO RIO PRETO, MAURÍCIO FERNANDES É ACIONADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA


Durante esta semana, o ex-prefeito de São Benedito do Rio Preto, José Maurício Carneiro Fernandes, foi acionado em uma ação civil pública por improbidade administrativa.

O esquema foi desvendado através das notificações dos bancos, cobrando o valor para o município.
De acordo com o blog da mucambo, o ex-prefeito não estava pagando os consignados. Sendo assim, recolhendo dos servidores e não repassando para os bancos.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA



Marcadores:

17/05/2022

ASSASSINATOS NO CAMPO, IMPUNIDADE NO CAMPO, MOROSIDADE DA JUSTIÇA"DIGA NÃO À CRIMINALIZAÇÃO DAS LIDERANÇAS CAMPONESAS".

Aconteceu  hoje,  17  no Fórum da cidade de Arari, audiência judicial do lavrador José Laudivino, liderança camponesa do Quilombo Flexeira, que ha anos vem lutando contra o cercamento dos campos públicos da Baixada maranhense e contra a grilagem das terras da comunidade.

José Laudivino é acusado pelo Ministério Público pelo crime de porte ilegal de armas.

Vale lembrar que José Laudivino foi preso, junto com mais 3 lideranças comunitárias, em setembro de 2019 num claro processo de criminalização da luta camponesa por parte das autoridades públicas de Arari.

Lutar não é crime!

Eu Repórter josinaldo Soares investigo crimes – com algumas vítimas – ocorridos em 2022 em diferentes regiões do estado inclusive na Comarca de Arari, aonde o ministério público tenta processar um pobre lavrador camponeses pq lutam pelo seu pedaço de chão que nasceu e se criou naquela localidade, motivos, por portar uma pequena arma de fogo pra proteger a se próprio e sua família 
Sendo que esse mesmo Ministério público não tem feito juízo de um camponês que foi covardemente assassinado na sua comarca.

para entender se, com o passar dos meses, os inquéritos policiais e os processos judiciais não tendem a ter maiores índices de  conclusão ou seja os verdadeiros culpados estão a solta pra tirar a vida de mais Camponeses justica falha essa que só serve pros pobres indefesos já o grilheiros são protegidos e podem andar por aí com uma arma em punho ceifando vidas, e com a justiça nada se tem. 

O problema parece não estar ligado ao fator tempo.  A impunidade se repete tanto em crimes mais recentes quanto nos mais antigos e sinaliza que não se trata de uma questão territorial, apesar da maior parte dos casos de violência estarem concentrados nos Estados do Maranhão, Pará e da Amazônia Legal. Os padrões que culminam na falta de responsabilização dos culpados se repetem, em jurisdições diversas. 

Em três dos episódios, os processos ainda tramitam na Justiça. Os réus –quem sabe!, mais pode ser  filhos de fazendeiros, capatazes de fazendeiros, seguranças armados contratados por um fazendeiro e– continuam soltos. A demora é tanto para a conclusão dos inquéritos instaurados que se um dia for marcado o julgamento  desses réus ja podem até ter morrido. 

Ou seja, mais do que o fator tempo, o problema da morosidade e da impunidade parecem estar enraizados em outras questões – mais complexas e mais profundas.

Dois pesos, duas medidas
tem a justiça do nosso país e muito mais a do nosso estado, a região da Baixada maranhense continua derramando sangue inocente, com a morte de camponeses pai de família.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 
FONTE:REDES E FORUS DA CIDADANIA

Marcadores:

terça-feira, 17 de maio de 2022 URGENTE! ACUSADO DE ASSASSINAR JOVEM EM FRENTE AO HOSPITAL DE VARGEM GRANDE É PRESO EM GOIÁS

 O Titular do Blog acaba de receber a informação de que José Werbet Viana do Nascimento, autor do homicídio praticado em frente ao hospital municipal Benito Mussoline, em Vargem Grande, foi preso no último sábado (14) em Rio Verde, no estado de Goiás. O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela polícia civil daquele estado.


José Werbet estava foragido desde setembro do ano passado, quando assassinou o jovem Wendeo Erick Silva Araújo, de 17 anos, com pelo menos três disparos de arma de fogo na região da cabeça. O jovem estava na unidade hospitalar aguardando o nascimento da sua filha. A vítima já possuía passagem pela polícia.


RELEMBRE O CASO:


Jovem baleado em frente ao Hospital de Vargem Grande não resiste aos ferimentos e morre em Santa Rita


Autor de homicídio praticado em frente ao Hospital de Vargem Grande continua foragido


Polícia Civil divulga foto do acusado de assassinar jovem em frente ao Hospital de Vargem Grande


Vargem Grande: Pai do jovem baleado em frente ao hospital sofre acidente e é transferido para São Luís; Veja todos detalhes do caso


Jovem assassinado em Vargem Grande estava no hospital para acompanhar nascimento da filha

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 
DRPC.
Aguardem mais informações!


Marcadores:

16/05/2022

BANDIDOS ASSALTAM ARMAZÉM PARAÍBA, CAPOTARAM VEÍCULO E SÃO BALEADOS EM TROCA DE TIROS COM PMs NA BAIXADA MARANHENSE

Três assaltantes ficaram feridos em troca de tiros com policiais militares, na manhã desta segunda-feira (16), após um assalto ao Armazém Paraíba, na cidade de Arari, a 175 km de São Luís. Os assaltantes foram identificados como Reinaldo Carneiro Brasil, de 21 anos; Guilherme Pereira Barroso, de 19 anos; e um adolescente, de 17 anos.

Pelas informações da PM, por volta das 9h, três assaltantes, armados com duas pistolas e um revólver, renderam os funcionários do estabelecimento comercial e anunciaram o assalto. Na ação criminosa, eles levaram uma quantia em dinheiro, vários aparelhos telefônicos de diversas marcas e caixas de som. 

Após o crime, os criminosos empreenderam em direção à cidade de Vitória do Mearim, em um veículo VW Fox, de cor prata, sendo avistados pelas guarnições. Durante a perseguição, os criminosos capotaram o veículo e adentraram uma área de mato no acostamento. Eles ainda atiraram contra os policiais, que revidaram e alvejaram os três.

Os policiais prestaram socorro e os levaram para o Hospital Municipal Jorge Oliveira, em Arari. Após atendimento no hospital, os presos, juntamente com os produtos apreendidos, foram apresentados na Delegacia Regional de Viana para autuações em flagrante. Ainda segundo a PM, os três assaltantes têm passagem pela polícia por prática de outros crimes. Eles são residentes nas cidades de São Mateus e Santa Inês. 

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

15/05/2022

NESTE FINAL DE SEMANA LAGOA DA LUCIA E PALCO DE ESPORTE E LAZER INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE EM SÃO BENEDITO DO RIO PRETO

Para desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades de esporte recreativo e de lazer da população, a Prefeitura de São Benedito do Rio, através da Secretaria de Esportes e Lazer promove o fortalecimento destas atividades no município, visando o bem-estar da comunidade em geral e o desenvolvimento das potencialidades dos praticantes, além de realizar, desenvolver e sediar eventos esportivos em suas diferentes modalidades.

Para fortalecer essa troca de vivências e de socialização a Secretaria de Esportes e Lazer do Município de São Benedito do Rio Preto vem promovendo diversas ações para promoção, voltados as atividades de esporte.

Valorização do esporte local e confraternização marcaram a programação do I Campeonato da Lagoa da Lúcia, realizado, nesse sábado (14), no povoado que deu nome à competição esportiva.
Apoiado pela Prefeitura de São Benedito do Rio Preto-MA, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME), o torneio teve como campeã a equipe Lagoa da Lúcia, que venceu por 2 x 0 o time Picos.
O prefeito Wallas Rocha prestigiou o evento, ao lado de secretários e representantes do legislativo municipal, além de amigos e correligionários, demonstrando total apoio ao esporte sambeneditense.
Prefeitura de São Benedito do Rio Preto-MA, administrando para o povo!
📷 cremildo.valle

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 

Marcadores:

POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS ÀS MULHERES SÃO DESTAQUES NA GESTÃO DA EX-PREFEITA IRACEMA VALE


Ciente da necessidade e importância dessa mudança, a ex-prefeita teve trabalhado, de maneira incessante, para garantir a execução de políticas públicas voltadas para as mulheres. 

Essas ações, que fazem parte do Planejamento Estratégico da gestão municipal, são executadas nas diversas áreas, a exemplo da assistência social, educação, saúde e trabalho. 

A ex-prefeita Iracema Vale destaca que o desenvolvimento e implementação de políticas públicas para o fortalecimento das mulheres Urbano-santenses sempre foi uma prioridade de sua gestão. “Desde que assumimos a Prefeitura, em janeiro de 2014, tivemos buscando formas para tornar esses objetivos reais, transformando-os em ações concretas, especialmente por entendermos a importância do papel das mulheres em nossa sociedade”, afirma. 

VEJA AQUI

Entre as ações efetivas que são encabeçadas pela Prefeitura, Iracema destaca o estímulo à autonomia financeira das mulheres, em diversas frentes, a promoção da assistência social e a ampliação do acesso aos serviços de saúde.
 
“Nossos esforços têm como objetivo criar condições para que as Urbano-santense possam ocupar os espaços que elas quiserem, e vamos, ainda, ampliar as ações de enfrentamento à violência contra a mulher”, enfatiza a ex-prefeita. 

A ex-prefeita, reitera que as políticas públicas direcionadas às mulheres são um dos eixos de destaque na elaboração do Planejamento Estratégico, levando em conta duas linhas de atuação: a da prevenção e a da efetivação dos serviços oferecidos, em todas as áreas, da saúde à educação, da segurança pública à economia.
 
“É importantíssimo que essas ações sejam contempladas no Planejamento Estratégico, para que se tornem políticas públicas realmente efetivas. Nós desenvolvemos, de forma permanente, um conjunto de medidas, toda uma bandeira levantada pela gestão municipal, para que possamos trabalhar melhor essas políticas públicas voltadas para a mulher, seja no âmbito do empoderamento feminino, do empreendedorismo, da seguridade social ou da saúde”, detalha a ex-prefeita. 


JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

14/05/2022

PÉSSIMAS CONDIÇÕES DAS ESTRADAS RURAIS DE PRESIDENTE VARGAS COMPROMETEM TRÂNSITO E IRRITAM MORADORES DA REGIÕES


Moradores da zona rural de Presidente vargas têm reclamado das condições precárias das estradas que conectam as comunidades rurais a sede do município. 

A falta de pavimentação, o excesso de buracos e a formação de atoleiros são os principais problemas enfrentados pela população, que depende das vias para circular e escoar sua produção. 


Uma das estradas que mais tem gerado reclamações é a via que liga finca pé 1 e 2 e Sororoca a sede do município. 

Imagens gravadas por um morador da região mostram uma grande quantidade de lama devido o mal trabalho realizado pelo  secretário de infraestrutura do município, na tentativa de melhorar o trafego colocando barro que virou um verdadeiro atoleiro. Além disso, a vegetação invade a estrada em alguns pontos, tornando a circulação ainda mais difícil.
 
VEJA NAS IMAGENS 

O FUTURO COMEÇA AGORA

Segundo relatos de um morador, a via, que tem a extensão de 15 km, está nessas condições há mais de 8 meses. Ele contou que a Prefeitura de Presidente Vargas só fez a raspagem assim terminando de tirar a pouca Piçarra que ainda tinha nas estradas, os mais reparos tem sido feito com recursos dos próprios habitantes da região, depois de carros e até caminhão ficarem presos nos buracos de lama. Ainda segundo o morador, vários candidatos por aqui passaram na campanha passada inclusive a gestora atual prometendo reformar o trecho, mas o compromisso ainda não foi cumprido.

VEJAM QUE SITUACAO .

Esse O FUTURO  COMECA  AGORA que ela nos oferece depois que ela ta no poder nos tratando como porcos, pq e porcos que gosta de viver na lama, mais tá vindo mais uma eleição aí vamos esperar ela aqui pra ver com que cara ela vem pedir voto, se arrependimento matasse nos já estaríamos mortos oh administração das piores que o nosso município já teve disse o morador.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA


Marcadores:

13/05/2022

O SUMIÇO DA AMAROK DA SAÚDE DE PRESIDENTE VARGAS SEGUE UM GRANDE MISTÉRIO PRA ONDE ELA FOI OU AONDE ELA ESTA?

Enquanto a nossa prefeita estrutura se vanglória em ostentar carros adquiridos junto ao governo do estado ou frutos de imenda de deputados, não explica que rumos levou a Amarok de presidente vargas?

Imagine você, caro leitor: um veículo público, que custou em torno de 140 mil reais e foi comprado com recursos da saude, (ou seja, É DO POVO), simplesmente desaparece do município, vira fumaça, enquanto que para os detentores do poder -  principalmente a prefeita FABIANA RODRIGUES MENDES e a secretária de SAÚDE do município, a quem pesa a maior obrigação em dar satisfações sobre paradeiro do automóvel -  tudo isso parece normal, comum.

A última vez que este automóvel foi visto foi  no Bairro vila vitoria em São Luís, dia 27 de julho de 2021 com os pneus arriado.
O silêncio destes agentes públicos diante do claro interesse da população em saber em que buraco enfiaram a caminhonete é ensurdecedor - e preocupante. Afinal, teriam eles a capacidade de tripudiar e fazer o povo de palhaço, assim, de forma tão escancarada? Eu aposto que sim!

Há mais de um ano e 4 mês após o desaparecimento do carro, e sem qualquer pronunciamento oficial advindo da administração (exceto a rede hotelara da capital- habitat natural de vários de seus membros)-  ou da saude, e considerando que PRESIDENTE VARGAS  agora se tornando um sumidouro de veículos públicos, começam as suspeitas de que a Amarok branca da saúde possa estar a serviço de interesses particulares (pra não dizer outra coisa).

A OMISSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES.

Entre as dúvidas só há três certezas: a primeira é de que a caminhonete não está servindo à população;  a segunda é de que a prefeita e a  secretaria de saude, junaia luna, não têm o mínimo interesse em esclarecer o paradeiro do veículo; a terceira é de que os serviçais da casa de leis, vulgo vereadores de PRESIDENTE VARGAS, parecem estar sentados sobre a própria língua, uma vez que se eximem de suas funções fiscalizadoras não cobrando da prefeita respostas claras diante desse caso, e que venha sanar as especulações.

Em um lugar onde os políticos têm o hábito de confundir o público com o privado, , não seria nenhuma surpresa se o sumiço da Amarok for mais um caroço no meio desse angu de imoralidade que é o governo da prefeita FABIANA RODRIGUES MENDES 

Cadê o carro da saúde senhora prefeita?
Fica aqui o espaço aberto para o direito de resposta da senhora ilustríssimo prefeita Fabiana Rodrigues Mendes 

 
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

12/05/2022

A PREFEITURA DE URBANO SANTOS REALIZA A PRIMEIRA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO

A Feira da Agricultura Familiar de Urbano Santos realizada nesta quarta (11) no Centro do município e foi um verdadeiro sucesso reuniu produtores e artesãos da zona rural. Para produtores, artesãos e visitantes, a administração ‘A SERVIÇO DO POVO ’ acertou ao realizar o evento e, dessa forma, dá uma oportunidade a quem produz de vender a produção.

Uma jovem moradora da comunidade,  artesã , que aprendeu a arte quando ainda era ‘menina’, acredita que a realização da feira é bastante positiva e deve permanecer.
Segundo ela nos relata, espera que haja continuidade do trabalho, ou seja, que continue a acontecer. Para a artesã, isso vai incentivar agricultores e artesãos a produzirem ainda mais. “Tem gente que não produz porque não tem onde vender.”   

Quem também espera que a feira seja regular é um professor , que aproveitou a noite desta quarta para conhecer a Feira da Agricultura Familiar. Para o professor, a promoção de um evento dessa natureza está ligada à questão do empoderamento dos povoados e é uma representatividade importante para a geração de emprego e renda. “Gostaria que fosse um calendário regular, com datas certas, para que o público possa se preparar e participar, se programar e adquirir os produtos.”

A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, e trabalho, de Urbano santos, pontua que o evento desta quarta é ‘grandioso, não apenas por marcar a realização da feirinha, mas também por significar os esforços da administração ‘a serviço do povo’ para que a feira permaneça’. “A partir deste evento, vamos avaliar como será daqui para frente. Veremos qual o melhor formato para que ela atenda tantos aos produtores quanto à população. Conversaremos sobre as melhores datas e a periodicidade – se de quinze em quinze dias ou uma vez ao mês”, explica a secretaria de Agricultura e trabalho.

Boa parte da população de Urbano santos  mora na zona rural e praticamente vive do que produz. São centenas de agricultores e muitas famílias artesãs. No parecer do prefeito de Belágua Herlon Costa, a feira vai incentivar a agricultura local e fomentar a economia do município. “A feira será um marco nessa nova administração. É uma forma de resgate, de trazer os produtos e apresentar a toda a população, que precisa ver e crer que o município produz”, ressalta Herlon Costa ao garantir que “o povo Urbano-santense pode ter certeza de que a gestão ‘A serviço do povo’ vai cuidar com carinho dos agricultores do município com Iracema vale fez na sua gestão”.

O prefeito diz que a administração já se reuniu diversas vezes para conversar sobre o destino final da produção do município. O gestor Clemilton Barros revela que já houve conversas até com o objetivo de tratar sobre a compra da produção “Tem programas como o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que compram os produtos dos agricultores e depois distribuem para as escolas, onde serão consumidos por alunos. É assim que estamos incentivando o produtor a produzir mais e a ter um retorno imediato.”

VEJA O VÍDEO COMO FOI UM VERDADEIRO SUCESSO DA PRIMEIRA FEIRINHA DO AGRICULTOR EM URBANO SANTOS

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 

Marcadores:

11/05/2022

PRF APREENDE 300KG DE COCAÍNA QUE SAIU DO PARÁ E ABASTECERIA A BAIXADA MARANHENSE


Droga apreendida.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram na tarde de terça-feira (10), na BR-316, em Bela Vista na aproximadamente de Santa Inês, a maior apreensão de cocaína e pasta base de cocaína realizada pela instituição no Maranhão. Cálculos preliminares avaliam que, se confirmado se tratar de pasta base, o valor estimado da droga é de R$ 36 milhões, um duro golpe no tráfico.

PNEU TRATOR

Os policiais fizeram a abordagem a uma caminhonete branca, ocupada por um casal, que transportava um pneu de trator na carroceria do veículo. 
À vista do nervosismo apresentado pelo condutor, a equipe realizou interrogatório, sendo confessado ao final que se tratava de tráfico de drogas. 
Os policiais levaram o veículo a um borracheiro, que o esvaziou e a polícia localizou a droga, distribuída em 260 tabletes. 
O casal informou que a origem da droga é o município de Santarém, região central do estado do Pará, e se destinava ao município de Vitória do Mearim, na baixada maranhense. 
Os autores serão novamente interrogados e as informações prestadas por eles serão confrontadas com os levantamentos policiais. A droga, os autores e a caminhonete foram conduzidos à sede da Polícia Federal, localizada no bairro Cohama, na capital.

TRIPLO

A quantidade de droga apreendida é o triplo da última grande apreensão deste tipo de entorpecente, quando os PRF's flagraram na região dos cocais um pouco mais de 100 quilos de cocaína.

CONFIRA NAS IMAGENS.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE:PRF



Marcadores:

09/05/2022

A EX-PREFEITA IRACEMA VALE DE URBANO SANTOS, COM SEU INCENTIVO NA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO MUDOU A VIDA DO HOMEM DO CAMPO

Iracema Vale destacou a forma sensível com que tratou a agricultura em seu governo, com o projeto “Campos Agrícolas” no começo apenas 400 hectares, porém com a demanda, aumentou para 800 e ao término dos seus dois mandatos já estava em 1600 hectares de campo.

A ex-prefeita Iracema Vale por meio da Secretaria Municipal de agricultura, Desenvolveu, Cooperativismo na agricultura de Urbano Santos e incentivou a agricultura familiar no município com o projeto de Campos agrícolas 

Na sua gestão conseguiu maquinários modernos  para atender os produtores rurais de Urbano Santos.

E novos equipamento adquirido com muito esforço pra reforçar a forma com que a Secretaria de agricultura assiste-se os produtores rurais e isso ajudou a fomentar o desenvolvimento da agricultura no município, Iracema Vale e contribui-o para que Urbano santos se tornasse um município mais produtivo.

“Esteve sempre  buscando parcerias para melhorar a produção agrícola dos pequenos, médios produtores rurais.

Na ocasião,  um agricultor elogiou a ex- prefeita Iracema vale pelo incentivo que deu aos agricultores com esse projeto dos campos agriculas.

“A ex-prefeita teve trabalhado para trazer mais equipamentos e oferecer mais infraestrutura para os nossos produtores rurais. Com essas medidas teve ajudando a nossa cidade a crescer e a fomentar a economia local”, comentou.

A ex-prefeita de Urbano Santos, destacou a importância de incentivar a agricultura do município.

“Nós estamos buscando parcerias para promover o desenvolvimento da agricultura familiar em nosso município porque isso contribui para o crescimento da nossa cidade e ajuda a fortalecer a economia da nossa região”, disse.

Veja o relato da ex-prefeita.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARE
REGISTRO:0001662/MA


Marcadores:

PREFEITURA DE URBANO SANTOS, EM PARCERIA, COM AS SECRETARIAS DE AGRICULTURA E TRABALHO SE PREPARA PRA REALIZAR A FEIRA DO AGRICULTOR


A prefeitura de urbano santos, e as Secretarias de Agricultura, e trabalho se prepara pra realizar a feira do agricultor e Empreendedores Familiar Rural, com o parceiro sebrae para que os agricultores venham escoar as suas produções produzida no município como forma de empreendedorismo.

Na quarta-feira (11), um projeto que busca favorecer ao produtor do campo melhores condições para alavancar sua renda e garantir produto de qualidade. 

O prefeito Clemilton Barros agradeceu a parceria e destacou a importância de desenvolver a agricultura familiar do município.

"Trabalho como esse melhoram a vida do nosso povo da agricultura. Essa parceria com certeza vai trazer uma melhoria para nosso produtor que precisa de ajuda para se desenvolver" destacou o prefeito.

As secretarias, ressaltou que a ideia foi muito bem recebido pelos agricultores desde que foi anunciado a feirinha do povo no município. "O projeto se encaixa muito bem com as atividades que eles já estamos desenvolvendo, principalmente junto aos lavradores  que querem melhorar a sua produção, exatamente por isso, parcerias como essa que traz, o aumento da produção e da renda dos agricultores familiares, fazem a diferença e são muito bem-vindas", ressaltou.


JORNALISTA:JOSINALDO SOARES

REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

DENÚNCIA: SUMIÇO INEXPLICÁVEL DA HILLUX DA SEMED ESCANCARA A PATIFARIA QUE É O GOVERNO DO PREFEITO RODRIGUES DA IARA EM NINA RODRIGUES.


 Sumiço da Hillux da educação segue um grande mistério. 

Imagine você, caro leitor: um veículo público, que custou em torno de 160 mil reais e foi comprado com recursos da educação/FUNDEF, (ou seja, É DO POVO), simplesmente desaparece do município, vira fumaça, enquanto que para os detentores do poder -  principalmente o prefeito e a secretária de educação do município, a quem pesa a maior obrigação em dar satisfações sobre paradeiro do automóvel -  tudo isso parece normal, comum.

O silêncio destes agentes públicos diante do claro interesse da população em saber em que buraco enfiaram a caminhonete é ensurdecedor - e preocupante. Afinal, teriam eles a capacidade de tripudiar e fazer o povo de palhaço, assim, de forma tão escancarada? Eu aposto que sim!

Há mais de um mês após o desaparecimento do carro, e sem qualquer pronunciamento oficial advindo da administração (exceto os feitos em mesa de bar - habitat natural de vários de seus membros)-  ou da SEMED, e considerando que Nina Rodrigues tem se tornado um sumidouro de veículos públicos (máquinas, trator, caminhões), começam as suspeitas de que a Hillux preta da educação possa estar a serviço de interesses particulares (pra não dizer outra coisa).

A OMISSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES.

Entre as dúvidas só há três certezas: a primeira é de que a caminhonete não está servindo à população;  a segunda é de que o prefeito Rodrigues e a  secretaria de educação, Sâmara Corrêa, não têm o mínimo interesse em esclarecer o paradeiro do veículo; a terceira é de que os serviçais da casa de leis, vulgo vereadores de Nina Rodrigues, parecem estar sentados sobre a própria língua, uma vez que se eximem de suas funções fiscalizadoras não cobrando do prefeito respostas claras diante desse caso, e que venha sanar as especulações.

Em um lugar onde os políticos têm o hábito de confundir o público com o privado, onde os principais membros da administração pública ostentam um leque de processos na justiça Federal e estadual ( vários por suspeita de corrupção), não seria nenhuma surpresa se o sumiço da Hillux for mais um caroço no meio desse angu de imoralidade que é o governo do prefeito Rodrigues da Iara.
 
JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE:BLOG PANORAMA

EM PLENO DIA DAS MÃES E SEM A MÍNIMA ESTRUTURA NO HOSPITAL MADALENA BRAGA, GESTANTES DE NINA RODRIGUES RECORREM À VARGEM GRANDE EM BUSCA DE PARTO SEGURO.

Neste domingo (08/05), data simbólica em que é comemorado o Dia das Mães, três gestantes de Nina Rodrigues precisaram buscar atendimento no municipio vizinho de Vargem Grande para conseguirem dar à luz a seus filhos.

Umas das gestantes, já tendo conhecimento da calamidade que é o Hospital de Nina Rodrigues em questão de parto, buscou auxílio diretamente no município vizinho, onde foi operada. 

Já as demais, até chegaram a dar entrada no Hospital Madalena Braga, entretanto, como um parto normal poderia oferecer riscos para a mãe e ao bebê, podendo necessitar de uma intervenção cirúrgica (cesárea), ambas tiveram que recorrer às pressas, e por conta própria, ao Hospital Benito Mussoline de Sousa, em Vargem Grande, onde foram prontamente atendidas pela equipe médica do HMBMS.

Sem uma estrutura adequada - como um centro cirúrgico - que garanta às grávidas ninenses a  realização de um parto seguro, o Hospital Municipal Madalena Braga há tempos não cumpre seu dever de prestar um atendimento digno, à altura do que as gestantes de Nina Rodrigues têm direito.
Dessa maneira, as gestantes acabam tendo que recorrer a municípios vizinhos, a exemplo de Vargem Grande - onde desfrutam de todo atendimento necessário.

A notícia boa é que apesar dos transtornos enfrentados, as três mamães e os bebês encontram-se bem.

Em nome de todas as gestantes ninenses atendidas, agradecemos mais uma vez aos profissionais do Hospital Municipal Benito Mussoline de Sousa por sempre estenderem uma mão amiga ao povo de Nina Rodrigues.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA
FONTE:BLOG PANORAMA 

Marcadores:

08/05/2022

SHOW ALUSIVO AO DIA DAS MÃES SUPERA EXPECTATIVA, E LOTA PRAÇA NO CENTRO DE PIO Xll

Animação total no sorteio Show de Prêmios – Dia das Mães, evento promovido pela Prefeitura de pio Xll, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania , realizado no sábado (07,05), na Praça do Centro do município, antecipando o domingo (08.05) em que se comemorado o Dia das Mães.

Duzentos prêmios foram sorteados às mães de pio Xll, durante o encontro que reuniu cerca de centenas de pessoas, ali presente.

Entre os prêmios doados, estavam: aparelhos televisores, máquina de lavar – modelo Tanquinho, geladeira, fogões, guarda-roupas, microondas,  camas, liquidificadores, jogos de sofa, ventiladores e outros,mais pra finalizar uma moto pop 100 zero quilômetro.

“A comemoração do Dia das Mães é uma tradição aqui em pio Xll.  Esse evento especial em homenagem para elas (mães). Parabéns a todas as mamães da nossa cidade e agradeço aos parceiros, voluntários, que nos ajudaram no sorteio dos prêmios de forma organizada, além de toda equipe da Assistência Social envolvida na organização dessa festa maravilhosa", disse o prefeito Aurélio Sousa(PL).

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Costa, agradeceu a participação das mães, a colaboração dos parceiros que contribuíram para a realização do 2º Show de Prêmio e deu destaque a organização do evento.

"Estou muito feliz. São cerca de setecentas mães aqui. Agradecemos a presença de todas. Estávamos organizando este evento há quase 60 dias para que pudéssemos recebê-las. Hoje, esta grande comemoração para homenagear vocês, com muito amor e carinho", destacou a gestora.

Uma das convidadas que prestigiou o evento foi a primeira-dama de igarape do meio, Solange almeida e pré-candidata a deputada estadual pelo (PL). “Parabenizo a gestão do prefeito Aurélio e da secretária Luciana Costa por esse grande ato em prol das mães piodocense s.

E também pelo empenho dos serviços que estão sendo feitos na cidade”, comentou a esposa do prefeito de igarape domeio, Almeida Sousa(PL).

PREMIADA - Uma das mães premiada, foi a moradora do município, de 51 anos, que ganhou uma geladeira, e nos relatou que sempre participou dos eventos da prefeitura e Assistência Social.

“Participei outra vez do outro sorteio de prêmios sobre o Dia das Mães, promovidos pela secretaria de Assistência Social. São momentos especiais. Vim com a intenção de receber um presente e comemorar o nosso dia. Porque  nós merecemos, né? Quero parabenizar o nosso prefeito Aurélio Sousa por nos proporcionar esse tipo de evento a todas as mães de pio Xll, disse a sorteada.

Mais a sortuda de todas as mamães ali presente levou uma moto pop 100 zero km ficou sem palavras e muito emocionada por ter Cida agraciada com um presente desse e agradeço Deus e o nosso prefeito que muito tem feito pelo povo piodocense s que vivia abandonado pelo poder público agora nos sentimos amparados por esse prefeito que temos o homem faz e realizar e acontecer as coisas aqui no nosso município disse a moradora da zona rural.

 E pra finalizar o prefeito entregou ao destacamento da polícia militar uma viatura adquirida junto ao governo do estado


AQUI EM BAIXO VC VERA O REZUMO VEJA



JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA

Marcadores:

EX-PREFEITA DE URBANO SANTOS IRACEMA VALE PARABENIZA TODAS AS MÃES URBANO-SANTENSE E AS MÃES DE TODO O ESTADO PELO SEU DIA

Mãe - Missão de maior responsabilidade… Continuar a obra da criação de Deus. Aquela que, além de gerar, alimenta, orienta, acolhe, assiste, protege, e se preciso for, dá a vida pelo seu filho.

 A você Mãe, que com amor e dedicação trabalha na formação e construção da família, renovando a esperança de uma sociedade melhor, mais humana e mais justa.

Por isso, nesse dia dedicado às Mães, que Deus as ilumine e estenda sua gloriosa mão sobre todas elas, trazendo proteção às que ainda convivem com seus filhos, e a graça eterna àquelas que já se encontram na plenitude divina.

Um Feliz Dias das Mães a todas as mães de Urbano santos, e um domingo repleto de paz e energias positivas.

 Ex-prefeita de Urbano Santos, IRACEMA CRISTINA VALE.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 

Marcadores:

07/05/2022

ABANDONO DAS ESTRADAS MARANHENSES É DESTAQUE NO JORNAL NACIONAL


Transporte de grãos está prejudicado.
Maio é um mês em que o estado do Maranhão tem um aumento enorme de movimento de caminhões, que transportam soja para o porto do Itaqui, mas chegar lá não é fácil. No sul do Maranhão, região onde mais se planta soja no estado, o movimento de caminhões carregados é grande. Metade da safra passa pela rodovia Transpenitente, de responsabilidade do governo do estado. Mas quando chove, as carretas atolam. Sem chuva, o problema é a poeira e os buracos. 

Os próprios fazendeiros da região recuperaram um trecho. “Este ano, a gente está investindo R$ 4 milhões na estrada, para que a gente possa escoar nossa produção e receber os insumos agrícolas", conta o produtor rural Paulo Roberto Kreling.

Mais da metade da safra do sul do estado do Maranhão também passa pela MA-006, uma das dez piores rodovias do país, segundo a Confederação Nacional dos Transportes. No trecho mais deteriorado, motoristas demoram até oito horas para percorrer 98 quilômetros. "Questão de mola, balança. Essas coisas. Se acaba tudo com essa estrada ruim do jeito que está", lamenta o caminhoneiro Fábio Brunno.

Do ano passado para cá, o governo do estado recuperou um trecho de 140 quilômetros da rodovia, mas sem acostamento e com curvas fechadas, os acidentes se tornaram comuns. A equipe do Jornal Nacional encontrou três carretas carregadas com soja tombadas no trecho reformado. O caminhoneiro Carlos André dos Santos havia acabado de perder o controle da carreta numa curva. "É muito perigosa essa curva aqui. Ficou muito fechada", diz.

Já a BR-135 é rota obrigatória para o porto do Itaqui, que recebe 12% de toda a safra nacional. No pico da safra de grãos, cerca de 4 mil caminhões com soja passam por dia na BR-135 indo ou voltando do porto. São veículos que carregam até 75 toneladas a cada viagem. Um movimento grande e pesado numa rodovia que, aparentemente, não está preparada para atender a essa demanda.

O governo do estado do Maranhão afirma que determinou a realização imediata da licitação para pavimentar os trechos que abrangem o escoamento da produção agrícola e que vai fazer um estudo para diminuir as curvas fechadas e alargar o acostamento. Já o Dnit declarou que tem contratos ativos pra manutenção dos trechos.

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES REGISTRO:0001662/MA 
FONTE:G1.

Marcadores:

FELIPE DOS PNEUS PEDIU R$ 100 MIL A EMPRESÁRIO PARA PAGAR O PAI, APONTA RELATÓRIO DA PF

O prefeito da cidade de Santa Inês, Felipe dos Pneus, pediu R$ 100 mil a empresário para pagamento de uma dívida acumulada com o próprio pai, Antonio Barbosa de Carvalho.

É o que aponta relatório de investigação da Polícia Federal (PF) no bojo da Operação Free Rider, que resultou no afastamento do prefeito.

De acordo com o documento sigiloso, obtido pela redação do Ipolítica, em conversa de whatsapp interceptada pela PF, Felipe dos Pneus sugere a Antonio Neto uma articulação junto a Antonio Rocha, proprietário da Droga Rocha [empresa com contrato junto ao município investigado pela polícia], o repasse da quantia para o pagamento de um dívida que ele acumulava com o próprio pai.

“Manda seu Rocha transferir R$ 100.000,00. Preciso pagar o pai”, destaca trecho do diálogo.

“Observe-se que o referido diálogo data de julho de 2021, enquanto o contrato investigado encontrava-se vigente e, consequentemente, havia o repasse de valores pela Prefeitura de Santa Inês, conforme os extratos bancários da conta pública presentes nos autos”, aponta o relatório policial.

Transferências

O prefeito afastado de Santa Inês também recebeu transferências, de acordo com a PF, de mais de R$ 700 mil em apenas três meses.

“No bojo do Relatório de análise do afastamento do sigilo bancário da conta da empresa AZMOM (ID 873859079 – cautelar), concluiu-se que o Prefeito Luis Felipe teria recebido 13 (treze) transferências distintas, no período de 03 (três) meses, por meio da AZMOM, totalizando o montante de R$ 761.200,00”.

“Em síntese, tem-se como resultado despontado na presente análise, que no período entre 01/08/2021 até 04/11/2021, somente através da conta bancária da AZMOM, o Prefeito Luis Felipe recebeu um total de 13 transferências bancárias distintas, totalizando o montante de R$ 761.200,00 que foram repassados, via emissão de cheques, para 4 pessoas distintas, destacando-se como beneficiários imediatos, a empresa do seu pai, A. B DE CARVALHO, a sua chefe de gabinete, Liliane Gatinho, o articular do esquema criminoso, Antonio Neto, e para o suposto laranja, Itamar Costa Marques, totalizando-se o montante de R$ 761.054,00, conforme demonstrado neste relatório”.

O prefeito segue fora do comando do município por força de decisão judicial e pode perder o mandato.

Relatório da PF contra Felipe dos Pneus

JORNALISTA:JOSINALDO SOARES 

REGISTRO:0001662/MA

FONTE:IPOLÍTICA 

Marcadores: